quinta-feira, 29 de agosto de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



29 DE AGOSTO DE 2019

5ª. FEIRA – MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

Cor Vermelho

1ª Leitura - Jr 1,17-19


Leitura do Livro do Profeta Jeremias 1,17-19

Naqueles dias a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17"Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles. 18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze
contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes,
aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te",
diz o Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “podemos prosseguir adiante, sem medo

Hoje, dia do Martírio de São João Batista, considerado o último dos profetas, nós temos a oportunidade de meditar em como Deus, por meio da Sua Palavra, nos fortalece quando estamos debilitados (as) e sem coragem para assumir os nossos compromissos. Assim, a Palavra do Senhor nos exorta, nos consola, nos anima e nos prepara para enfrentar as lutas da nossa vida vencendo os obstáculos na nossa caminhada.  Neste texto do profeta Jeremias, o Senhor nos dá instruções que são, para nós, como uma fonte de  alegria e de vigor: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te... não tenhas medo...” De tal modo, Ele sempre nos estimula a estar firmes para enfrentar os desafios na nossa vida, confiando Nele que tem o poder de transformar-nos em “cidade fortificada, coluna de ferro, muro de bronze”, figuras que representam o homem preparado para a luta. “Eu estou contigo para defender-te”, isto é o que diz o Senhor a cada um de nós. Ancorados (as) nesta verdade, todos nós podemos prosseguir, sem medo, sem temor, pois Deus fará, Deus proverá, Deus cuidará de nós! –  Como você está se sentindo ultimamente, desanimado (a), sem esperança, ou confiante? – Você confia que esta palavra é dirigida para si, hoje, neste momento? – Você conhece alguém mais que está precisando ser incentivado (a) também com uma palavra como esta? – Faça o que o Senhor mandou que Jeremias fizesse: comunique a essa pessoa tudo o que Deus prometer.

 

 

Salmo - Sl 70(71),1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15a)


R. Minha boca anunciará vossa justiça.

1Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: *
que eu não seja envergonhado para sempre!
2Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! *
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!R.

3Sede uma rocha protetora para mim, *
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo, +
o meu refúgio, proteção e segurança! *
4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R.

5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *
em vós confio desde a minha juventude!
6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse, *
6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R.

15aMinha boca anunciará todos os dias *
15bvossa justiça e vossas graças incontáveis.
17Vós me ensinastes desde a minha juventude, *
e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

Reflexão - Nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus. Portanto, que a nossa boca confesse e anuncie as Suas obras maravilhosas! O Salmo nos ensina a assim fazermos desde a nossa juventude e até o fim da nossa vida. Cantar as maravilhas de Deus é cantar a nossa vida, a nossa história e experiências.

Evangelho - Mc 6,17-29


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,17-29
Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João,
e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: "Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão". 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia.
Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que quiseres e eu to darei". 23E lhe jurou dizendo: "Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". 24Ela saiu e perguntou à mãe: "O que vou pedir?" A mãe respondeu:
"A cabeça de João Batista". 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: "Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista". 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
Palavra da Salvação.

Reflexão - “a vingança contra o profeta”

O espírito de vingança da amante de Herodes, Herodíades, prevaleceu e a cabeça de João Batista foi entregue a sua enteada. Apesar de ser censurado por João Batista pelo seu pecado de adultério, Herodes gostava de escutá-lo falar e o admirava, porém, na sua fraqueza e para satisfazer os apetites da amante ele foi até as últimas consequências mandando degolar João Batista, homem justo, que dizia apenas a verdade.  Assim, sendo, o inocente entregou a sua vida pelo pecador. Ainda hoje a história é a mesma. Quando somos escravos do pecado, os homens santos tornam-se para nós um empecilho à realização dos nossos planos e projetos. Não gostamos de escutar deles as palavras que distinguem as nossas transgressões e abrem os nossos olhos para enxergar o erro, mesmo quando, lá no íntimo, reconhecemos que não estamos no caminho certo. A voz da nossa carne, do orgulho, da vaidade e da soberba é poderosa quando nos afastamos dos caminhos de Deus.    Nós também só gostamos de escutar o que nos agrada. A Palavra de Deus que alguém nos ensina enche o nosso coração até o momento em que ela coincide com os nossos interesses. Quando a Palavra vem de encontro à nossa mentalidade, nós a matamos e a deixamos de lado ou simplesmente a ignoramos. Vale tudo também quando queremos ganhar um jogo de conquista de poder e de prazer, até entregar a cabeça de gente inocente.  Sofremos, pois, a consequência e, por isso, não temos paz. 

-  João Batista foi fiel até a morte: o que terá feito com que ele assim permanecesse? 
– Do que você precisa para ser fiel a Lei de Deus?  
– O que você teria feito no lugar de Herodes, que queria agradar à filha da sua amante?
- Qual é a sua reação quando alguém lhe adverte e mostra o seu pecado?
 - Você acolhe de coração toda a mensagem da Palavra de Deus, mesmo quando vem de encontro ao seu modo de enxergar as coisas?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: