domingo, 25 de agosto de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


25 DE AGOSTO DE 2019

DOMINGO DA VIGÉSIMA PRIMEIRA SEMANA

DO TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª Leitura - Is 66,18-21


Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,18-21

Assim diz o Senhor: 18Eu que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória. 19Porei no meio deles um sinal, e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros para os povos de Tarsis,
Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, para as terras distantes,
e, para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram minha glória. Esses enviados anunciarão às nações minha glória,
20e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém, como oferenda ao Senhor, irmãos vossos, a cavalo, em carros e liteiras, montados em mulas e dromedários, - diz o Senhor - e como os filhos de Israel, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. 21Escolherei dentre eles alguns
para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Deus quer salvar a todos”

A obra de Deus é universal, por isso, Ele não quer deixar que ninguém fique de fora. Desde sempre o Senhor tem chamado povos de todas as línguas e nações para participar do Seu Reino e testemunhar a Sua glória. Isaías fala de regiões longínquas, terras distantes, as quais, hoje, são para nós todos aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus e da salvação que Ele oferece a toda a humanidade. Podemos, perfeitamente, nos colocar nesse contexto, para perceber que nós, hoje, somos os enviados do Senhor para atrair nações. Cada pessoa é uma nação que precisa ser conquistada por Deus, não importando a sua situação de vida, sua origem, raça, estado civil, profissão, se é pobre ou se é rico. Deus quer salvar a todos, por isso, a palavra nos fala de que muitos “seriam reconduzidas até o monte em Jerusalém, em cavalos, carros, liteiras, montadas em mulas e dromedários”. Esses são os diversos chamados que Deus faz a Seu povo para que sejam participantes do Seu Reino. Todos nós somos vasos ofertados ao Senhor para ser purificados e, assim, ornar a casa de Deus. Somos instrumentos da Sua salvação uns para os outros, cada um na sua missão, no seu estado de vida. Todos os que fomos batizados trazemos em nós o sinal da Cruz que nos distingue das pessoas que ainda não foram assinaladas.  Por conseguinte, a Palavra nos incita a sair de nós mesmos (as) e assumir a nossa vocação dentro do reino de Deus seguindo em frente no propósito de formar um povo santo que experimenta a glória de Deus, aqui na terra, que supera barreiras e não teme as dificuldades, pois, tem como guarda o Santo de Israel. – Você que foi batizado já assumiu a missão de enviado do Senhor a todas as nações? – Você conhece pessoas que não aderiram ainda ao projeto de Jesus? – O que você tem feito para atraí-las? – O seu testemunho é condizente com a sua vocação de cristão?

 

Salmo - Sl 116,1.2 (R.Mc 16,15)


R.Proclamai o Evangelho a toda criatura! 

Ou:Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,*
povos todos, festejai-o! R.

2Pois comprovado é seu amor para conosco,*
para sempre ele é fiel! R.

Reflexão - O salmista nos conclama a cantar louvores ao Senhor e assim atrair todas as gentes de toda a terra a sentir o amor e a fidelidade de Deus. A maneira como demonstramos ao mundo que pertencemos ao Senhor é de suma importância para que os outros também queiram participar do Seu projeto de Salvação. O Evangelho é proclamado a toda criatura mediante o nosso testemunho de vida.

 

 

 

2ª Leitura - Hb 12,5-7.11-13


Leitura da Carta aos Hebreus 12,5-7.11-13

Irmãos: 5Já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: 'Meu filho, não desprezes a  educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho'. 7É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige?
11No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça
para aqueles que nela foram exercitados. 12Portanto, 'firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13acertai os passos dos vossos pés', para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. Palavra do Senhor.

Reflexão – “O Senhor corrige a quem ama”

Só conseguimos aceitar a “correção do Senhor”, quando, primeiro que tudo, O aceitamos e O reconhecemos como Pai que nos ama e que nos conhece por inteiro, porque nos criou. Partindo dessa premissa, nunca poderemos entristecer nem desanimar diante dos obstáculos que encontrarmos no nosso caminho. Como a Palavra mesmo nos revela, na nossa vida não são poucas as vezes em que nos abatemos por causa da dor, do sofrimento, das dificuldades que precisamos enfrentar. No entanto, depois que superamos os obstáculos, também percebemos em nós o crescimento e amadurecimento em vista de tudo que passamos. Assim sendo, precisamos confiar no Pai que nos criou e quer nos educar e, por isso, até nos repreende e corrige quando não estamos indo pela trilha certa. Se, somos filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, batizados em Seu nome, guiados pelo Espírito Santo, então necessitamos “firmar as nossas mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos, acertar os passos dos nossos pés, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado”! Aí está a essência do desejo de Deus, curar as nossas imperfeições para nos fazer andar firmes e não mais como pessoas capengas, isto é, cheias de vontade própria, como criancinhas tontas que seguem a mentalidade do mundo sem perceber que ele nos desvirtua e nos quer tirar do caminho de Deus. “O Senhor corrige a quem ele ama e castiga aquém aceita como filho”. Consolidados nisso, portanto, confiemos no Pai que nos ama, a fim de que em todos os acontecimentos da nossa vida, possamos ter a convicção de que algo de muito bom ainda virá depois. – Você já percebe quando o Senhor lhe corrige? – Você costuma se desesperar quando sofre? – Você já parou pra pensar que, os contratempos muitas vezes  são necessários? – Qual foi a experiência mais dolorosa da sua vida? – Você cresceu com ela? – Você se sente “manco (a)”, precisando de correção?

Evangelho - Lc 13,22-30

.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 13,22-30

Naquele tempo: 22Jesus atravessava cidades e povoados,
ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 24'Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: `Não sei de onde sois.' 26Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' 27Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim
todos vós que praticais a injustiça!'  28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul,
e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.'Palavra da Salvação.

Reflexão – “precisamos ser polidos a fim de caber dentro da veste da santidade”

Se não vivermos conforme os padrões evangélicos, mesmo que estejamos a serviço do Evangelho, nunca iremos caber na entrada que nos dá acesso a Casa do Pai. É o que nos diz Jesus no Seu Evangelho. Ele fala, especialmente, para todos nós que caminhamos com Ele, meditamos na Sua Palavra e nos consideramos Seus servidores, mas não suportamos passar por provações, dificuldades e perseguições. O seguimento a Jesus Cristo implica necessariamente em que passemos pela “porta estreita”, isto é, a via que para ser adentrada precisa que nos despojemos de toda a bagagem acumulada pela mentalidade do mundo, e, também, sejamos purificados e alisados nas nossas arestas. A bagagem pode ser intelectual, psicológica, material, racional, ideias, pensamentos, julgamentos, pecados... etc.  Portanto, é justo que passemos pelas dificuldades inerentes à nossa missão, em cada situação da nossa vida, as quais nos lapidam, para que estejamos aptos (as) passar pela porta “estreita”. Passar pela porta estreita requer de nós a vivência da humildade, da renúncia, da solidariedade, do perdão, da compreensão, da justiça que é o amor.   Não necessariamente, porém, precisamos passar por sofrimentos para ser salvos (as), todavia, por causa da nossa humanidade prepotente e vulnerável, somos seres que precisam ser polidos a fim de caber dentro da veste da santidade que o Senhor nos reservou.  E isto implica em dor e sofrimento! Às vezes, achamos que pelo simples fato de estar falando de Deus e anunciando o Seu amor, já temos garantida a nossa passagem pela “porta”. No entanto, o próprio Jesus fala que “virão homens do oriente e do ocidente... e tomarão lugar à mesa do reino de Deus!” Isso significa que os que ainda não tiveram acesso a Palavra de Deus, mas já a praticam, mesmo sem conhecê-La estão mais aptos a assumir o posto no reino de Deus e a participar do Banquete preparado para todos os povos. Entretanto, também podemos avaliar que nós, os que temos consciência dessa realidade, somos chamados a ser primeiros, quando, vivemos e assumimos as consequências da nossa adesão ao Evangelho, encarnando os ensinamentos da justiça de Deus na nossa vida.  

– Para você o que significa a porta estreita? 
– O que para você é mais difícil viver no seguimento de Jesus? 
– Você carrega muita bagagem: intelectual, material, ideias próprias, vontade própria? 
– O que você já tem desprezado para entrar pela porta estreita?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: