sexta-feira, 23 de agosto de 2019

COMISSÃO EPISCOPAL PARA O LAICATO SE ENCONTRA PELA PRIMEIRA VEZ COM NOVA FORMAÇÃO

Comissão Episcopal para o Laicato se encontra pela primeira vez com nova formação
A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontrou ontem, 21 de agosto, pela primeira vez com a composição completa (novos bispos e assessores). Nesta reunião foram tratados dois pontos de pauta bem específicos: a organização do novo plano de trabalho quadrienal da Comissão a partir das orientações das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023 e a organização do 12º Seminário com os Bispos Referenciais das Ceb´s e para o Laicato dos Regionais, a ser realizado de 24 a 26/09, no CCM, em Brasília.
“A ideia inicial é a gente se conhecer um pouco, como estamos atuando, de onde viemos. Qual experiência que temos junto aos cristãos leigos e leigas e também como a gente vê a realidade política, social e eclesial do momento”, disse o bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira de Melo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, em referência aos objetivos da reunião.
O bispo reforçou que as diretrizes sempre foram pauta de estudos e reflexões nos encontros dos grupos e expressões laicais que têm relação com a Comissão, prática que será reforçada neste novo período. “Temos os dirigentes dos movimentos, associações laicais oriundas dos carismas das congregações religiosas, as comunidades novas. Todos estes grupos, seja com a nossa visita, em encontros organizados pela Comissão, ou em encontros promovidos por eles, estudaremos e refletiremos sobre as diretrizes a partir do carisma e metodologia de cada expressão laical”, disse.
Vocação – Sobre o mês Vocacional, que tem o último domingo do mês dedicado aos diversos serviços na comunidade, dom Giovane ressaltou que os cristãos leigos e leigas realizam a maior parte dos serviços nas comunidades eclesiais missionárias, compreendendo-as como parte de sua vocação na Igreja.
Mas para o bispo, celebrar no âmbito do mês vocacional os diferentes serviços na comunidade vai muito mais do que realizar uma celebração. Segundo ele, é de suma importância valorizar, acolher e investir na formação dos cristãos leigos e leigas. “A gente sabe que a maioria das celebrações da Palavra são animadas pelos cristãos leigos, então é preciso investir na sua formação, preparando-os para esta missão”, disse.
Um outro aspecto a ser aprofundado pela Comissão é a atuação dos leigos e leigas cristãos fora da Igreja para que exerçam sua vocação e missão no mundo. “É preciso que os leigos e leigas, a partir da fé no Evangelho, sejam presença transformadora, com força e dinamismo, espiritualidade e fé em diferentes realidades”, reforçou.
Para a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira a expectativa de trabalho com a nova composição da comissão é muito boa. Eles avaliam o próximo encontro com os bispos referencias, do qual participarão também representantes do CNLB de vários regionais, como um momento de esperança porque dará uma perspectiva nova de uma caminhada conjunta, que aponta para sinodalidade buscada pelo papa e pela Igreja no Brasil.
Participantes na reunião:
Dom Giovane Pereira de Melo
Presidente da Comissão
Dom Roberto Ferreria Paz
Dom Gabriel Marchesi
Dom José Mário Scalon Angonese
Assessores
Professor Laudelino Augusto dos Santos Azevedo – Itajubá (MG)
Celso Carias – CEB’s – Duque de Caxias ( RJ)
Padre Paulo Adolfo Simões – CEFEP – Pouso Alegre (MG)
Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)
Sônia Gomes de Oliveira
Membros do grupo de reflexão da Comissão:
Marilza Schuina
Padre Ernane Pinheiro
Professora Ivenise Santinon
Fone: CNBB

Nenhum comentário: