segunda-feira, 5 de agosto de 2019

ASSOCIADOS E PRÉ-ASSOCIADOS EUDISTAS FAZEM RETIRO EM AQUIRAZ (CE)






Associados e Pré-Associados da Congregação de Jesus e Maria participaram, no último fim de semana – de sexta-feira (2)  a domingo (4) –  na Casa de Retiro Medalha Milagrosa, em Aquiraz (CE), de um retiro “Para formar  o Cristo em nós”, pregado pelo padre Luís Gabriel Mendoza, ex-pároco da Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante.

Estiveram presentes algumas dezenas de Associados e Pré-Associados, o padre Johnja Lopez, assessor dos Associados e superior dos  padres eudistas e seminaristas, que além de participarem do evento, serviram na parte litúrgica, especialmente missas, com a administração a cargo do núcleo da Comunidade local Paulo Milcent de Fortaleza.

Esse retiro, que é anual, permitiu que o padre Luís Gabriel, hoje morando em Paris, na França, onde faz mestrado em Teologia Dogmática, abrisse a sua pregação agradecendo a todos pelo convite “e por permitir partilhar com vocês esta graça”. A sua apresentação foi feita pelo superior Johnja Lopez, que esteve aniversariando ontem, dia 4, com a data sendo comemorada logo depois da Missa de encerramento do evento.

A dinâmica do retiro permitiu um bom entrosamento entre o pregador e os participantes, o que agradou a todos. Com o padre Luís Gabriel aproveitando a ocasião para dizer que “Somos uma família, a família de Jesus e Maria”.

O tema do retiro foi calcado nos escritos de São João Eudes, fundador da Congregação de Jesus e Maria   



As pregações foram divididas em três partes:  a formação de Jesus em nós,  nos configurando a Ele para continuar a sua vida  e suas obras na terra; na comunhão dos estados e mistérios de Jesus ele é formado em nós onde Ele nos comunica a sua vida, numa unidade que se realiza em nosso batismo e a terceira parte, como Cristo deve ser formado em nós nas ações de cada dia, pela presença do Espírito Santo agindo em nós e nos santificando.

Na noite do sábado, foi feita a renovação das  promessas batismais dos presentes,  que colocaram em pequenos pedaços de papel, para ser queimado, tudo o que   impedia que o Espírito Santo agisse em suas vidas, seus templos,  para torná-los criaturas novas, à imagem de Jesus Salvador, nossa Cabeça da qual somos parte do Seu Corpo.

Fotos de José Maria Melo e Lúcia de Fátima, Associada Eudista

Nenhum comentário: