segunda-feira, 19 de agosto de 2019

A SATISFAÇÃO DO SANTO PADRE COM A MISSÃO DO BARCO

A satisfação do Santo Padre com a missão do Barco
Com uma mensagem do Papa Francisco, o Barco Hospital que leva seu nome foi acolhido no sábado (17) em sua chegada à cidade de Belém. Uma cerimônia de boas-vindas foi organizada pela Arquidiocese. Dom Alberto Taveira fez a entronização da imagem de Nossa Senhor de Nazaré. Neste domingo (18), após a missa em ação de graças, o atendimento de saúde à população carente foi inciado.
O Monsenhor Massimo Catterin, secretário da Nunciatura Apostólica no Brasil, levou pessoalmente a mensagem que foi lida durante a cerimônia.
Em suas palavras o Santo Padre lembra da importância deste momento, com alegria e ação de graças a Deus por este sonho que se realiza em terras amazônicas. Um gesto concreto em vista do Sínodo dos Bispos para Amazônia, que acontecerá em outubro deste ano.
Hospital sobre as águas
No texto da mensagem, o Papa afirma que se une a este momento de “alegria e ação de graças a Deus” com “grande satisfação”.
Para Francisco, além de ser um belo gesto concreto em vista do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, o hospital fluvial é acima de tudo “uma resposta ao mandato do Senhor, que continua a enviar aos seus discípulos a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes”.
De fato, Jesus oferece aos homens uma vida em abundância. E promover esta vida será a missão primordial do Barco Hospital Papa Francisco, “em conformidade com aquilo que os povos indígenas amazônicos definem o ‘bem viver’, ou seja, «viver em harmonia consigo mesmo, com a natureza, com os seres humanos e com o Ser supremo»”.
Neste sentido, prossegue o Pontífice, “se a Igreja está chamada a ser um ‘hospital de campo’, acolhendo a todos, com esta inciativa, Ela se apresenta agora também como um ‘hospital sobre as águas’”.
“ E do mesmo modo como Jesus, ao aparecer caminhando sobre as águas, acalmou a tempestade e fortaleceu a fé dos discípulos, este barco levará tanto o conforto espiritual como a calmaria para as agitações dos homens e mulheres carentes, abandonados à própria sorte. ”
O Papa finaliza a carta agradecendo a Dom Bernardo Bahlmann, Bispo de Óbidos, e aos Franciscanos da Providência, que foram os idealizadores e executores da iniciativa, pedindo orações pelos bons frutos do próximo Sínodo para a Amazônia.
Projeto impulsionado pelo Papa
Consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, exames e diagnósticos serão destinados às pessoas com pouco ou nenhum acesso ao atendimento de saúde, sobretudo os povos indígenas e ribeirinhos que vivem ao longo de uma extensão de 1.000 quilômetros do Rio Amazonas. Os casos mais graves serão encaminhados aos hospitais de base de Óbidos, Juruti e Alenquer. Barco-Hospital Papa Francisco: “estamos diante de um milagre”, afirma Dom Bernardo
O projeto foi solicitado pelo próprio Pontífice quando visitou o Hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Foi então que o Papa perguntou aos frades se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando um projeto naquela região. No dia 07 de julho deste ano, o Barco foi finalmente inaugurado.
No dia 5 de novembro de 2018, o Bispo do Óbidos e dois frades apresentaram a maquete ao Papa Francisco, em audiência no Vaticano.
"Este apito tem um nome: Esperança! Embarque conosco nesta aventura de amar, a serviço da vida!" – Franciscanos e Diocese de Óbidos compartilham a alegria da inauguração do Barco Hospital Papa Francisco: https://is.gd/PpsyN4
Posted by Vatican News on Saturday, July 13, 2019
(Com informações da Arquidiocese de Belém e Vatican News)
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: