quarta-feira, 31 de julho de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31 DE JULHO DE 2019

4ª. FEIRA DA DÉCIMA SÉTIMA SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ex 34, 29-35

 

Leitura do Livro do Êxodo 34,29-35

29Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele do seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar. 31Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai. 33Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado. 35E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava para falar com o Senhor. Palavra da Senhor.

Reflexão – “bronzeados pela graça de Deus” 

Todas às vezes em que se recolhia para falar a sós com o Senhor, Moisés voltava com o rosto resplandecente. Na intimidade com Deus, Moises recebia as ordens para que fossem transmitidas ao povo que conduzia. Quando o povo via a pele do rosto de Moisés resplandecer sentia medo, mas acreditava que Ele estivera com Deus. O mesmo acontece conosco quando nos recolhemos para ouvir o Senhor, para adorá-Lo e receber Dele instruções para a nossa caminhada e da nossa família. Quando realmente nos prostramos diante de Deus e recebemos Dele a Sua Luz, a nossa face se ilumina e mesmo sem saber nós damos testemunho disso por meio das nossas palavras, ações e reações.  Por meio da luz do Espírito Santo nós ficamos bronzeados, isto é, cheios da graça de Deus e conseguimos transmitir alegria, paz, confiança, bondade, e muito mais. Erroneamente, às vezes, nós procuramos palavras para convencer as pessoas de alguma coisa, fazemos cálculos sobre os conselhos que precisamos dar a alguém e nos esquecemos de ir diante do Senhor para saber qual é a Sua vontade para ela. Perdemos tempo e não conseguimos alcançar os nossos objetivos. Aprendamos, pois, com Moisés a nos apresentar diante do Senhor para falar-Lhe, retirando o véu que encobre a nossa verdadeira face e nos desnudando diante Dele para que também sejamos bronzeados com a sua graça e, assim, possamos conduzir o povo que nos foi confiado. Teremos então convicção plena de que daremos a orientação certa e seremos ouvidos por todos os que vêm a nossa face esplandecer. - Você tem ido conversar com o Senhor, receber dele as instruções para a sua vida e daqueles a quem ama?   - Qual tem sido a ação do Espírito Santo em você?  Você é uma pessoa que transmite o poder de Deus? - Você  dá testemunho através dos gestos, do seu semblante, das suas ações, reações  e das suas palavras que tem encontrado o próprio Deus? Você transmite alegria, confiança?

Salmo 98, 5. 6. 7. 9 (R. Cf. 9c)

R. Santo é o Senhor nosso Deus!

5Exaltai o Senhor nosso Deus,
e prostrai-vos perante seus pés, *
pois é santo o Senhor nosso Deus! R. 

6Eis Moisés e Aaróo entre os seus sacerdotes. + E também Samuel invocava seu nome, * e ele mesmo, o Senhor, os ouvia. R. 

7Da coluna de nuvem falava com eles. + E guardavam a lei e os preceitos divinos, * que o Senhor nosso Deus tinha dado. R. 

9Exaltai o Senhor nosso Deus, + e prostrai-vos perante seu monte, * pois é santo o Senhor nosso Deus!R.

Reflexão - Porque o Senhor é Santo é que todos nós devemos nos prostrar perante Seus pés e exaltar o Seu Santo Nome. Todos os homens da Bíblia souberam reconhecer a Majestade do Senhor, guardando a Sua Lei e os Seus preceitos, por isso, tiveram êxito na sua missão. Nós também, hoje, precisamos exaltar o Senhor nosso Deus e prostrar-nos perante o Seu Monte Santo, que está dentro do nosso coração, lá onde o Espírito Santo ouve a sua voz e nos concede poder para guardar os ensinamentos que nos são revelados.

Evangelho – Mt 13, 44-46

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:  44'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. Palavra da Salvação.

Reflexão – “processo de conversão de mudança e transformação

Jesus nos revela neste Evangelho duas características da vivência do reino dos céus aqui na terra. Na primeira parábola, o reino dos céus é comparado a um tesouro escondido no campo e que é encontrado por um homem.  Na segunda parábola, o reino dos céus é comparado a um comprador que procura pérolas preciosas e encontra uma de grande valor. Podemos perceber, então, que o reino dos céus também pode ser encontrado sem que o procuremos e achado quando o buscamos. Nas duas realidades, porém, os seus personagens só se apossam da descoberta, depois que vendem todos os seus bens. O tesouro e a pérola constituem a vivência do reino dos céus desde já, aqui na terra, tendo Jesus como Aquele que nos proporciona a verdadeira felicidade. O reino dos céus está escondido no campo do nosso coração e, de acordo com o projeto de Deus para a nossa vida, podemos reconhecê-lo enquanto caminhamos ou encontrá-lo porque o buscamos. No entanto, há um momento de discernimento e desapego para que possamos verdadeiramente vivenciar o reino dos céus. Dependendo de cada um, muitas vezes precisamos vender o que possuímos da mentalidade do mundo, optar por algumas realidades que não condizem com os ensinamentos de Jesus, enfim, nos desapegarmos de tudo o que é empecilho para a sua vivência. Por isso, a conquista do reino de Deus é como o processo de conversão de mudança e transformação firme e gradual que vai se manifestando por meio do nosso modo de ser e de agir.  Quando descobrimos que dentro de nós há a riqueza do reino de Deus, do amor do céu, aos pouquinhos nós vamos substituindo o que há em nós, as coisas que nos prendem na vida e são nossas inimigas, e vamos nos apossando da riqueza que gera, amor, paz, alegria, consolo, fortaleza, mansidão, compreensão, esperança, vitória, felicidade, mesmo no meio das dificuldades.  

Você já sente em   as primícias do reino de Deus?   
– Você ainda continua procurando “pérolas preciosas” para comprar ou   já encontrou este tesouro? 
- O que você tem feito com esse tesouro? 
- O que existe em você que se compara à pérola preciosa? 
- Qual é a percepção do reino dos céus em você? 
– Você demonstra ao mundo que o reino de Deus está no seu coração?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: