quarta-feira, 3 de julho de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



3 DE JULHO DE 2019

4ª. FEIRA - SÃO TOMÉ APÓSTOLO

Cor Verde

1ª. Leitura – Ef 2, 19-22


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22

Irmãos: 19Já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.Palavra do Senhor.

Reflexão - “ser santo há de ser o objetivo da nossa vida.

Uma prerrogativa dos que têm Jesus Cristo como Senhor e Salvador é fazer parte da família de Deus. A Igreja é um edifício espiritual que tem Jesus Cristo como pedra principal e os apóstolos como fundamento, isto é, alicerce. Ser da família de Deus, portanto, é estar inserido no mistério de Cristo e assim formar um templo santo no Senhor. Por isso, somos morada de Deus pelo Espírito. O Espírito Santo de Deus que está em nós faz esta obra de inserção, nos edificando para ser morada espiritual de Deus.  Todo o nosso ser está envolvido nesta obra sobrenatural. Unidos aos santos, em Cristo, formando uma família, nós podemos viver uma unidade espiritual: o que Deus pensa, os santos pensam e nós também podemos refletir. Mesmo ainda vivendo aqui na terra, nós já podemos nos sentir participantes do reino dos céus e concidadãos dos santos. Santidade é a nossa vocação espiritual e ser santo há de ser o objetivo da nossa vida. Formamos um templo santo no Senhor, uma morada de Deus pelo Espírito Santo, somos filhos e filhas do Pai, adotados (as) por Jesus Cristo e quando se vive como filho nascido de Deus, desenvolve-se o amor recebido do Pai, pois a vida divina é amor. Permanecer nesse amor que é a origem de todos os amores, nele permanecer cada vez mais solidamente e mais profundamente é o ideal da vida cristã.

- Você já se acha cidadão do céu? 
- Você tem consciência de que já participa da pátria dos santos? 
- Como é o seu relacionamento com os santos aqui da terra?
 – Qual é o objetivo da sua vida?

Salmo 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)

R. Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *
povos todos, festejai-o!R.
2Pois comprovado é seu amor para conosco, *
para sempre ele é fiel!R.

Reflexão - O mandato do Senhor para todos nós que somos convocados à santidade é ir por todo o mundo dando testemunho do Evangelho.  Por onde nós andarmos e enquanto vivermos essa será a nossa missão. Quando anunciamos o Evangelho nós estamos publicando a Boa Nova da salvação para toda a humanidade, por isso, todos os povos podem já festejar e cantar louvores ao Senhor, pois o Seu amor é grandioso e abrangente, envolve todas as pessoas.

 

Evangelho – Jo 20, 24-29


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei"
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste?
Bem-aventurados os que creram sem terem visto!" Palavra da Salvação.

Reflexão – “a experiência com Deus supera toda a inteligência!”

Chama-nos a atenção o fato de que Jesus escolheu doze apóstolos, todos com características diferentes. Entre eles, Tomé, o qual precisava ver para crer e, por isso, apesar do testemunho dos seus amigos, até aquele dia ainda não acreditara na ressurreição de Jesus. Jesus, então, apresentou-se diante dele a fim de que se rendesse. Perante Jesus, vivo e ressuscitado, Tomé, porém, tirou do trono a sua incredulidade e rendeu-se à ordem do Senhor quando este lhe disse: “E não sejas incrédulo, mas fiel”, mandando-lhe tocar nas Suas feridas.  O ato de tocar nas feridas do Senhor, colocar a mão no seu lado, fez com que Tomé tivesse uma experiência com a dor de Jesus. Quando nós também passamos pela dor e nos colocamos em intimidade com Jesus nós podemos sem titubear, reconhecê-Lo: “Meu Senhor e meu Deus”!  Aí então, nunca mais seremos os mesmos. A nossa fidelidade a Deus é do tamanho da nossa fé. “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Nós somos os “bem-aventurados”, porque, não podendo tocar Jesus fisicamente, nem tampouco vê-Lo, como foi concedido aos discípulos, nós O experimentamos pelo dom da Fé que recebemos no nosso Batismo. O conhecimento de Deus supera toda a inteligência e racionalidade, portanto, deixemo-nos ser íntimos do Senhor.  Ele se oferece a nós como confidente de nossos pensamentos e interlocutor de nossas conversas secretas.

- Você se considera “incrédulo ou fiel”? 
- Você já teve uma experiência íntima com Jesus Cristo?
 – O que mudou em você depois disso?
 - Você costuma abrir o seu coração a Deus, falar das suas dificuldades, enfim, conversar com Ele?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: