terça-feira, 16 de julho de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


16 DE JULHO DE 2019

3ª. FEIRA NOSSA SENHORA DO CARMO

Cor Branco

 

“A celebração da memória de Nossa Senhora do Carmo, remonta ao século XIII, quando, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas. Estes, querendo imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada "fonte de Elias", e iniciaram um estilo de vida que, mais tarde, se estenderia ao mundo todo. Devido ao lugar onde nasceu este grupo de ex-cruzados e eremitas foi chamado de "carmelitas". O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao "símbolo do escapulário".   

1ª. Leitura – Zac 2, 14-17

Leitura da Profecia de Zacarias 2,14-17

14`Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 
16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação'. Palavra do Senhor.

Reflexão - Pelas palavras do profeta Zacarias nós compreendemos que a cidade de Sião prognostica Maria, Aquela onde Jesus veio habitar e, da qual muitas nações se aproximarão para adorar o Filho de Deus.  Porque Maria foi escolhida para acolher no seu ventre, Jesus, a Salvação, muitas nações ainda hoje podem aproximar-se Dele por intermédio da Sua intercessão. Nós também, assim como Maria, fomos escolhidos (as) como instrumentos de Deus para levar a todos os povos a salvação de Jesus com a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. Somos também uma cidade que abriga o grande Deus descido do trono para visitar a terra e nos fazer participar da Sua glória. Por isso, também nos rejubilamos e nos alegramos! O Senhor habita no meio de nós e todos os que se aproximarem poderão conhecê-Lo. 

– Você sente a presença de Deus?
 – Você se alegra por isso? – Você tem levado ao mundo essa alegria?
 - As pessoas percebem que o Senhor mora no seu coração? 

 

Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)


R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46A minh'alma engrandece ao Senhor, * 
47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, R. 

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, * eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 
49O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! R. 

50Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam. 
51Demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos. R. 
52Derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou. 
53De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada, os ricos. R. 

54Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor, 
55como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. R.

Reflexão - O Magnificat é o canto que Maria entoou ao visitar Santa Izabel e, expressa, a sua alegria pelas maravilhas que Deus realizou e realizará nela e através dela. Nós também podemos cantar com Maria este cântico de ação de graças e já nos proclamar também bem-aventurados (as)! O Senhor faz em nós, maravilhas, o Seu Nome é Santo!

Evangelho – Mt 12, 46-50

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50

Naquele tempo: 46Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação.

Reflexão – Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que, a exemplo de Sua Mãe, todos nós somos chamados (as) a fazer parte da Sua família desde que, como ela, façamos a vontade do Pai. Sabemos que Nossa Senhora, desde a encarnação de Jesus até a Sua morte e ressurreição fez a vontade de Deus e soube confiar no Seu plano.  É chamada de corredentora, pois contribuiu para que todo o projeto salvífico se realizasse.  Fazer a vontade de Deus é, portanto, a condição que Jesus nos apresenta para que sejamos considerados membros da Sua família. Jesus continua apontando para nós, como fez quando distinguiu os Seus discípulos. A vontade do Pai é que todos nós, pela Fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida eterna sem fim.  Seremos participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs, se, vivendo o nosso Batismo,   estivermos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar.  Portanto, hoje Jesus nos distingue como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai, tendo Maria como Mãe, irmãos Seus e motivados pelo poder do Espírito Santo, a fazer a vontade do Pai.

 - Você também se considera da família de Jesus Cristo?
 – O que você entende por fazer a vontade de Deus?
 – Você é discípulo (a) de Jesus? - O que falta para que você faça a vontade do Pai aqui na terra do jeito que ela acontece no céu?
- Jesus aponta para você também quando pronuncia essas palavras? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: