domingo, 7 de julho de 2019

REFLEXÕES SOBE AS LEITURAS DE HOJE



7 DE JULHO DE 2019
DOMINGO DA QUARTA SEMANA DO
TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª. Leitura – Is 66, 10-14c

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c

10Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós que choráveis por ela,
11para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. 12Isto diz o Senhor: 'Eis que farei correr para ela a paz como um rio
e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos.
13Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei;
e sereis consolados em Jerusalém. 14cTudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos. Palavra do Senhor.

Reflexão – “dias melhores”

Esta profecia de Isaías traz como mensagem central o conforto do Senhor a todos nós que formamos a Sua Igreja e de alguma forma passamos por dificuldades e tribulações, mas temos a esperança na Sua intervenção. Jerusalém é para nós a cidade de Deus, a casa que nos abriga, a Igreja que nos congrega, a Comunidade que nos reúne para podermos desfrutar de tudo quanto já nos foi prometido. Assim como o povo que esteve no exílio da Babilônia, foi libertado e regressou para Jerusalém para provar da glória de Deus, nós também, podemos ter a esperança de que viveremos a paz que está reservada para todos os que amam a Sua Igreja e vivem em comunhão com Ela. A Igreja passa por tribulações e perseguições e nós, como família e como comunidade, também vivenciamos momentos de exílio. Entretanto, nunca poderemos nos esquecer das promessas de Deus através dos profetas: “Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais”; “Eis que farei correr para ela a paz como um rio”; “Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém”.  A Igreja é a mãe que nos unifica, nos forma, instrui e alimenta e a Comunidade é o lugar por excelência para que sejamos Igreja. Lá nós recebemos o alimento que faz o nosso coração exultar e o nosso ser se revigorar como a relva do campo. Deus nos consola e nos acena com dias melhores renovando a nossa esperança e nos dando a certeza de que Ele está atento à nossa vida e às nossas dificuldades.    Considere-se hoje, uma Jerusalém, a cidade de Deus, exulte de alegria com Ele e espere pelas maravilhas que está profecia anuncia.   - Você tem confiança nas promessas do Senhor que são anunciadas pelos profetas, através da Sua palavra? – Você tem dúvida de que esta profecia e para você e sua família? – Você está passando por momentos de dificuldades e exílio? – Você está afastado (a) da Igreja? – Você procura revigorar-se participando de alguma Comunidade? – Como vai você?

Salmo 65,1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R.1)

R.Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
2cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!*
3aDizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! R.

4Toda a terra vos adore com respeito*
e proclame o louvor de vosso nome!'
5Vinde ver todas as obras do Senhor:*
seus prodígios estupendos entre os homens! R.

6O mar ele mudou em terra firme,*
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!*
7Ele domina para sempre com poder! R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:*
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor,*
nem afastou longe de mim o seu amor! R.

Reflexão - Nunca poderemos duvidar da ação de Deus na nossa vida e de tudo o que Ele já preparou para nós desde toda a eternidade. Este salmo convoca a toda humanidade a cantar louvores ao Deus que é poderoso no amor, porque atende a todas as nossas orações. É um salmo de louvor e de gratidão, por isso o salmista nos convida a transbordar o nosso coração e falar para todos, das maravilhas que tem acontecido na nossa caminhada.  “Vinde ver todas as obras do Senhor!”  “Vinde escutar, vós todos que temeis o Senhor!” É este o canto que precisa sair dos nossos lábios.

2ª. Leitura – Gal 6, 14-18

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 6,14-18

Irmãos: 14Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. 15Pois nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova. 16E para todos os que seguirem esta norma,
como para o Israel de Deus, paz e misericórdia. 17Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém! Palavra do Senhor.

Reflexão – “as marcas de Jesus”

Falando para os judeus que pregavam a circunscrição como prova de pertença a Deus São Paulo tentava convencê-los com o seu próprio testemunho de que, circuncidado ou não, o homem que segue a Jesus Cristo já tem em si as marcas da Salvação. Isto vale para nós, hoje, quando nos propomos obstinadamente a seguir algumas regras exteriores, mas esquecemos de que no Batismo nós fomos pregados com Cristo na Cruz e o nosso pecado foi crucificado com Ele. Hoje, somos uma criação nova! Somos renascidos na água do Espírito Santo, alimentados pela Sua Palavra e pelo Seu Corpo e Sangue, portanto, temos em nós também as marcas do ressuscitado. A cada dia que passamos, nós precisamos ter mais consciência e confiança de que somos objetos da predileção divina, por isso, Jesus Cristo se encarnou no seio de uma mulher para nos libertar do pecado e da morte. No Batismo, nós nos tornamos filhos amados de Deus, irmãos de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim sendo, como São Paulo, devemos sempre repetir: “quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo”!  É esta a nossa glória é esta a nossa salvação, é por isso, que vivemos na alegria e na paz do Senhor! – Você tem consciência de que possui em si as “marcas de Jesus, ressuscitado”? – Você se alegra com isso? – Você também está crucificado para o mundo? – O que isso significa para você? – Você tem convicção de que é cristão ou precisa de alguma outra confirmação?

Evangelho – Lc 10, 1-12.17-20

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-12.17-20

Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: 'A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo:' O Reino de Deus está próximo de vós.' 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés,
sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.' 18Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder
de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis
porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “A nossa alegria consiste em fazer a vontade de Deus.

Ao dar aos Seus discípulos instruções para que saíssem, dois a dois, abrindo caminho para si, Jesus Cristo  nos conscientiza de que hoje, também nos envia a abrir caminho para Ele nos lugares em que, vivemos, trabalhamos e nos movemos. A cidade aonde Jesus nos manda anuncia-Lo é a nossa própria existência, é a nossa vida, é o lugar onde estamos fincados, no terreno onde está plantada a nossa história.  Não precisamos ir longe nem desbravar montanhas para anunciar o Reino de Deus. No nosso dia a dia, nós já convivemos com lobos, com feras dos mais diversos tipos e   aqueles que precisam de paz estão também muito perto de nós. A nossa postura, como anunciadores da Palavra, deve ser de prudência, pois, na nossa trajetória iremos enfrentar os lobos ferozes, isto é, pessoas que estão a serviço do mal.  A nossa vida com as nossas ações do dia a dia deve ser o itinerário que  percorremos para manifestar Jesus no mundo, pois a todo o momento, e em qualquer circunstância, nós encontramos os doentes, os necessitados da paz, os carentes de amor e de atenção. Não precisamos passar de casa em casa, mas aproveitar bem as oportunidades que surgem na rotina da nossa caminhada.  A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor, a partir da nossa casa, dentro da nossa família. A nossa casa é o primeiro lugar aonde o Senhor nos manda anunciar o reino e desperdiçamos tempo e oportunidade quando, dentro dela, cultivamos e promovemos a guerra, quando não oferecemos o perdão, quando remoemos mágoas e ressentimentos. Jesus é a paz e por meio de nós Ele deseja penetrar em todos os corações e participar da vida da nossa família e de todas as famílias da terra. A paz de Deus é para nós o sinal de que o reino de Deus está próximo, isto é, de que ele já acontece dentro do nosso coração. Por isso, a paz de Deus excede a todo o conhecimento humano, a tudo o que o mundo nos oferece e a todo o bem ou riqueza material que possamos possuir aqui na terra.    A nossa alegria consiste em fazer a vontade de Deus, por isso, Jesus falou aos Seus discípulos que se contentavam apenas porque os demônios lhes obedeciam, dizendo: não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes,  ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Para nós, hoje, também é uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu, porque nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos. 

– Você, como discípulo (a) de Cristo tem sido obediente ao Seu mandado para anunciar o reino dos céus?
 – Em que lugar você tem feito isto? 
– Você tem levado a paz de Jesus para sua casa?
– Como tem sido o seu testemunho de cristão (ã) no mundo em que você vive? 
– Você fala e vive o que fala? 
– Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: