sexta-feira, 7 de junho de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



7 DE JUNHO DE 2019

6ª. FEIRA DA SÉTIMA

SEMANA DA PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 25, 13b-21


Leitura dos Atos dos Apóstolos 25,13b-21

Naqueles dias: 13bO rei Agripa e Berenice chegaram a Cesaréia
e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí,
Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: 'Está aqui um homem
que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.
17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averigüar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada
ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso
até que eu pudesse enviá-lo a César.' Palavra do Senhor.

Reflexão - “cumprindo as formalidades”

Os homens se esforçam para julgar as pessoas e os fatos dentro das suas limitações humanas, mas, os planos de Deus estão muito além daquilo que nós, compreendemos, pois, o pensamento de Deus extrapola os nossos parâmetros. As autoridades romanas decidiam sobre o destino de Paulo e davam opiniões acerca das acusações que os judeus lhes faziam entendendo que tudo o que acontecia era de pouca importância. Não sabiam eles que Paulo já fora avisado por Jesus de que teria que ir a Roma. São Paulo, porém, sabia que precisaria cumprir com as formalidades da lei e esperava pelo seu julgamento. Ter ou não culpa não era o mais importante para ele, pois estava convicto da sua missão e sabia que teria de ir a Roma, pois assim era do desejo do Senhor e, se era a vontade do Senhor, ele poderia esperar o tempo que lhe fosse determinado.  Os homens julgam de acordo com a lei dos homens e, se estamos aqui, nós somos sujeitos aos julgamentos dos tribunais. O mais importante, para nós, porém,  é se estamos ou não fazendo a vontade de Deus. Se, somos culpados ou não diante do mundo não deve ser a nossa maior preocupação, mas sim se a pretensão de Deus está se realizando em nós e por nosso intermédio. Se tivermos sintonia com o Espírito Santo de Deus nós saberemos distinguir os passos certos para que a vontade do Senhor se realize na nossa vida. Ai, então, com certeza, nós não nos afligiremos quando as coisas acontecerem diferente do que humanamente nós esperávamos. 

Salmo 102, 1-2. 11-12. 19-20ab (R. 19a)
R. O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.
 Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor,* não te esqueças de nenhum de seus favores! R. 

11Quanto os céus por sobre a terra se elevam,* tanto é grande o seu amor aos que o temem;
12quanto dista o nascente do poente,* tanto afasta para longe nossos crimes. R. 

19O Senhor pôs o seu trono lá nos céus,* e abrange o mundo inteiro seu reinado. 
20Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos,* valorosos que cumpris as suas ordens. R.

Reflexão - Bendizer ao Senhor é o louvor mais perfeito porque dá a Ele o que lhe pertence de direito.  Experimente hoje tomar este salmo e orar com ele de todo o coração, cantando e acolhendo cada palavra como uma verdade para a sua vida atual.  Bendize ó minha alma, ao Senhor!”

Evangelho – Jo 21, 15-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, 15depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. 16E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro:
'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro ficou triste,
porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava.
Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá
e te levará para onde não queres ir.' 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou : 'Segue-me'. Palavra da Salvação.

Reflexão - “Deus nos ama sempre”
A certeza que temos de que Deus nos ama faz toda a diferença em todos os acontecimentos da nossa vida. Podemos afirmar que a medida do amor de Deus é a medida da nossa abertura a este amor. Deus nos ama sempre e muito, porém o sentir o Seu amor está na nossa capacidade para acolhê-lo. Por isso, precisamos ter plena consciência deste Amor que nos faz também amar a Deus e aos nossos irmãos.  Até o nosso amor por Deus é o resultado do Seu amor agindo dentro do nosso coração. Somos amados por Deus para amar o próximo com a mesma intensidade.  E até o amor que nós damos a Deus vem do amor que Ele tem por nós. Jesus tinha consciência do amor de Pedro, porém queria que ele também se conscientizasse de que apesar das suas faltas, o amor e a misericórdia de Deus são infinitos. Ele não queria deixar dúvidas no coração de Pedro, por isso, o interpelou três vezes como que para confirmar a sua misericórdia para com ele que o negara também três vezes. “Tu me ama mais do que estes?”  O amar mais que os outros é efeito do Seu grande amor por nós. Mas este amor de Deus não pode ficar recluso! O amor gera compromisso e não podemos nos abarrotar de amor. Ele tem que transbordar, por isso, Jesus recomendou a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”; “apascenta os meus cordeiros”!  Este pedido o Senhor também nos faz. Apascentar é levar a paz, é dar testemunho com atos concretos de que realmente o amor de Deus em nós tem o poder de nos deixar serenos (as) e firmes apesar de todas as intempéries. Quem ama cuida, quem ama acolhe, quem ama perdoa e nós somos chamados a amar assim!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: