sábado, 1 de junho de 2019

PADRE SANTINO EMPOSSADO COMO PÁROCO DE SÃO JOÃO EUDES, EM SEGUIDA, COROA NOSSA SENHORA






O padre Santino Sacramento foi empossado, na noite de anteontem, dia 30 de maio, pároco de São João Eudes, durante a celebração eucarística, presidida por dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos, bispo auxiliar de Fortaleza. 

No final da missa, padre Santino coroou Nossa Senhora. Estiveram presentes, além de um número significativo de paroquianos, que lotaram a Igreja Matriz (Capela Menino Deus), Legionárias de Maria, o Mesc Paroquial, seminaristas e os padres eudistas Johnja Lopez e Juan Carlos,  e padre Zacarias Virgílio  e Monsenhor Ildefonso Rodrigues, os dois últimos convidados, que também celebram na paróquia.

No início da celebração, Dom Valdemir apresentou o Padre Santino e em seguida, Padre Johnja Lopez fez a leitura da provisão da sua posse assinada por D. José Antonio Aparecido, nosso arcebispo, datada de 17 de maio de 2019.   Recebeu as chaves da Capela das mãos de d. Valdemir. Após a homilia, Padre Santino fez o juramento de Fidelidade e Profissão de Fé.

HOMILIA

Dom Valdemir começou a sua homília dizendo que “este é um momento de graças e bênçãos, mas de muita expectativa, de uma nova esperança e novas graças”. E que o pároco sinta que tem colaboradores, “com leigos colaboradores para que ele  possa trabalhar e desempenhar sua missão à frente da Paróquia”. Fez uma pausa para acrescentar que o pastor tem uma visão geral global da Paróquia, das comunidades”. Por outro lado, o leigo tem uma visão pessoal, própria da sua comunidade, da sua rua para levar a sua comunidade ao pároco e se colocar à disposição para ajudá-lo.

Sobre o Evangelho de João 16,16-20 “Em pouco tempo ainda e já não me vereis . E outra vez pouco tempo e me vereis de novo ”. Jesus aparece ressuscitado na Galileia e nossas comunidades, nossas famílias choram porque não mais o verão, porque o Senhor ascendeu aos céus, não está mais entre nós. Mas depois choram de alegria, porque o Espírito Santo nos dá a certeza de que o Ressuscitado está entre nós. Ele, o  Espírito Santo, manifesta  seus dons, para que possamos servir a sua Igreja.

Dom Valdemir comentou também a 1ª Leitura, dizendo que os cristãos expulsos se juntaram para anunciar o Senhor. E cada um deles tinha um dom para oferecer e ficaram à disposição do Espírito Santo para servir na Igreja. Todos nós temos algo para oferecer:  os mais velhos para rezar e, consequentemente, afastar o inimigo das nossas vidas, da nossa comunidade.

Após a celebração o padre Santino coroou Nossa Senhora para alegria de todos que esperavam esse momento com muita alegria e ansiedade.

Depois, todos foram convidados a se deslocar para uma área ao lado direito da Capela para se deliciarem com bolo, oferecido pela Paróquia.



Nenhum comentário: