terça-feira, 18 de junho de 2019

A SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI TERÁ TAPETES DENTRO E FORA DA IGREJA DE CRISTO REI, NA ALDEOTA





O pároco José Laércio da Silva mostra-se feliz com o trabalho  que vem sendo desenvolvido por membros de algumas dezenas de pastorais, que estão confeccionando os tapetes, dentro e fora da Igreja de Cristo Rei, na Aldeota, para a solenidade de Corpus Christi, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 20 de junho, começando, às 15 horas, com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 17 horas, Missa e, logo em seguida, procissão com o Santíssimo saindo da Igreja e seguindo por algumas ruas do bairro.

A procissão passará sobre tapetes, mas também numa parte da Praça do Colégio Militar, que está em obras. São, aproximadamente, 30 fora da Igreja. As pastorais já começaram a produzi-los, para que fiquem prontos na quinta-feira”.

O tapete na rua, é a grande novidade na solenidade de Corpus Christi neste ano, “e a gente tem o desejo de que  cada vez mais e a cada ano ir aumentando, e isso  vai mostrando a cada ano o nosso desejo de abrir as portas da Igreja, de ser uma Igreja de saída que vai  ao encontro das dores de mundo”.

Nas mais de 30 pastorais  cada uma responsável por um tapete ou dois, porque teremos neste ano os tapetes fora da Igreja. Contamos também com as congregações religiosas da Paróquia  e alguns colégios católicos. Todos participarão conosco. Cada grupo ficará responsável por um ou dois tapetes. “Ontem, por exemplo, nós estávamos com quase 50 pessoas trabalhando. É um trabalho de muitas mãos e de muita experiência”, comentou o pároco.

O padre Laércio explicou que os tapetes que ficam dentro da igreja podem ser vistos pelos fiéis das missas de sexta-feira, sábado e domingo, já os que serão confeccionados em frente a Igreja serão retirados na quinta-feira, logo depois da procissão.

A festa deste ano terá como tema os Sínodos da Juventude e da Amazônia. São dois temas transversais, muito caros ao papa Francisco “e também à nossa Paróquia”. O Sínodo da Juventude foi  comemorado no ano passado e o Sínodo da Amazônia, com todas questões climáticas e ecológicas que estamos vivendo. Achamos por bem tratarmos o problema da Juventude – toda a violência que ela sofre – e também toda violência que sofre a nossa natureza

O pároco de Cristo Rei aproveitou a ocasião para informar que  Corpus Christi é  uma grande homenagem que Igreja presta ao Santíssimo Sacramento. É o momento em que a Igreja se coloca diante do Senhor e ao mesmo tempo caminha com Ele pelas ruas neste dia dedicado especificamente à Eucaristia. É um modo também de estar junto do povo e sentir Cristo perto da gente e de celebrar com alegria este alimento descido do céu.

PREPARAÇÃO

O pároco de Cristo Rei diz que “Queremos preparar a Igreja e as ruas para que o Cristo caminhe conosco e venha compartilhar das dores deste mundo. É o Cristo que sofreu na cruz e ressuscitou e que passa pelas ruas também vivendo, experimentando e consolando as dores deste mundo e as dores dos crucificados”.




Nenhum comentário: