terça-feira, 7 de maio de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


7 DE MAIO DE 2019

TERÇA-FEIRA DA III

SEMANA DA PÁSCOA
Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 7, 51-8, 1a


Leitura dos Atos dos Apóstolos 7, 5l-8, 1a

Naqueles dias, Estevão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós!  52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!'  54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: 'Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.' 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: 'Senhor Jesus, acolhe o meu espírito.' 
60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: 'Senhor, não os condenes por este pecado.' E, ao dizer isto, morreu. 
8, 1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Estevão foi às últimas consequências”

Nada detinha os anciãos e doutores da lei que, resistindo ao Espírito Santo, agiam de acordo com a sua mente dominada pelo ódio. Eram pessoas insensíveis e tinham o coração fechado para ouvir o que Deus queria lhes falar por meio Estêvão. Ao confrontá-los, Estêvão, cheio do Espírito Santo dá provas de sua fidelidade a Deus permanecendo firme até o fim na sua missão evangelizadora. Nós também resistimos ao Espírito Santo quando não damos ouvidos às pessoas que são seus instrumentos para nos esclarecer a verdade; quando rejeitamos aos ensinamentos e aos mandamentos de Deus para seguir apenas a nossa humanidade voluntariosa; quando, sem pensar, perseguimos alguém que deseja abrir os nossos olhos, aconselhar, admoestar, enfim, quando preferimos desconhecer totalmente os mistérios de Deus para dar pretexto apenas ao julgamento pelas coisas aparentes. Deus é fiel e não abandona aqueles que Nele confiam. Estevão foi às últimas consequências. Aceitou a morte para ser fiel a Jesus e o céu se manifestou no seu coração. Assim, ele nos mostra que quando enfrentamos qualquer dificuldade por amor à causa do reino, quando nos deixamos ficar cheios do Espírito Santo e assumimos o papel de anunciadores do reino sentimos no coração a beleza do céu. Aprendemos com ele que, se permanecermos firme no anúncio do Evangelho, mesmo diante da morte, nós veremos “o céu aberto e Jesus de pé, diante de do Pai” e, por isso, conseguiremos perdoar. Só quem sente a presença do AMOR eterno no coração pode perdoar qualquer ofensa

– Você conta com o Espírito Santo para dar prova da sua fidelidade a Jesus?
 – Em que você pode está sendo perseguido (a)?
 – Mesmo sendo incompreendido (a), você continua firme na fé?
 – Você sente o perdão de Deus? 
– Você consegue perdoar?

Salmo 30, 3cd-4. 6ab.7b.8a. 17.21ab (R. 6a)
R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

3cSede uma rocha protetora para mim, *
3dum abrigo bem seguro que me salve!
4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;*
por vossa honra orientai-me e conduzi-me!R.

6aEm vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
6bporque vós me salvareis, ó Deus fiel!
7bQuanto a mim, é ao Senhor que me confio.
8aVosso amor me faz saltar de alegria.R.

17Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, *
e salvai-me pela vossa compaixão!
21aNa proteção de vossa face os defendeis *
21bbem longe das intrigas dos mortais.R.

Reflexão - Esta foi a oração que Jesus fez na Cruz, na hora da Sua morte. Confiando no Pai, embora sentindo-se abandonado, Jesus entregou o Seu Espírito através do canto desse salmo. “Porque vós me salvareis, ó Deus fiel!” Na hora do maior sofrimento e dor nós podemos também como Jesus entregar o nosso espírito ao Pai, confiando em que a Sua serenidade nos dará forças para que possamos ir até o fim no itinerário que nos é proposto.

Evangelho – Jo 6, 30-35


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30'Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?' Que obra fazes?
31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'. 32Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu
o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.' 34Então pediram: 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'.
35Jesus lhes disse: 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.Palavra da Salvação.


Reflexão – “o alimenta que sustenta a nossa caminhada espiritual

As palavras de Jesus precisam ser colocadas numa perspectiva espiritual para que possamos perceber os Seus mistérios: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”! Jesus nos fala ao coração e não à nossa mente ou ao nosso entendimento racional. Nós também, como aquela multidão, costumamos pedir a Jesus um sinal que nos facilite ter entendimento do céu e ter comunhão com o Pai. Como Jesus mesmo falou, o verdadeiro sinal de Deus é o pão que vem do céu, alimenta a nossa alma e mata a nossa fome, pois, nos é dado pelo próprio Pai. Jesus é o pão que desceu do céu, o pão que foi providenciado pelo Pai para nos dar a vida eterna. É na Palavra e na Eucaristia que recebemos o pão que alimenta e sustenta a nossa caminhada espiritual. Na verdade, nós somos muito felizes, pois temos acesso ao verdadeiro Pão que vem do céu saciar a nossa fome e a nossa sede de Deus. Precisamos a cada momento pedir também como fez aquele povo: 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'!

Você costuma duvidar do mistério da Eucaristia? 
– Quando você comunga tem consciência do grande mistério do Amor de Deus?
 – Você sabia que a Eucaristia diviniza a nossa humanidade, por isso é alimento para a nossa alma?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: