sábado, 20 de abril de 2019

VÊM DA HOLANDA AS FLORES PARA A PÁSCOA NA PRAÇA SÃO PEDRO


Preocupação também com a disposição da vegetação, para não interferir na celebração da Solenidade da Páscoa e proporcionar bons enquadramentos às câmaras que transmitem a cerimônia em Eurovisão para todo o mundo. Pelo 33° ano consecutivo, floricultores holandeses homenageiam o Pontífice, com a doação de milhares de flores.
Cidade do Vaticano
A Solenidade da Páscoa do Senhor na Praça São Pedro, no domingo 21 de abril, será celebrada em meio a um imenso jardim de flores, o que contribuirá para conferir à celebração uma atmosfera de alegria e felicidade.
De fato, são mais de 55.000 flores e plantas, vindas diretamente da Holanda, e fazem parte da tradicional homenagem floral holandesa ao Pontífice por ocasião da Páscoa. O caminhão trazendo a vegetação chegou ao Vaticano na manhã da Sexta-feira Santa. Mas foi na manhã deste sábado que as mudas começaram a ser descarregadas.
Ademais, neste ano, entre as flores que decoram o Altar da Confissão na Basílica de São Pedro, estão grandes orquídeas provenientes da Eslovênia, que se somam à decoração feita pelos Serviços de Jardins do Governatorato. São cerca de 300, de dois tipos. Há 15 anos a Eslovênia envia mão-de-obra ao Vaticano na Páscoa para ajudar o Serviço de Jardins a decorar o interior da Basílica para a Vigília Pascal.
A homenagem da Holanda, que chega a sua 33ª edição, é possível graças ao trabalho desenvolvido por uma equipe de 30 floristas holandeses, coordenada por Paul Deckers, que participa pela 32ª vez. "Dedico todo o ano para elaborar o projeto de jardins de flores e, uma vez recebida a aprovação do Vaticano, preparo os desenhos finais. Um dos desafios a serem enfrentados é o posicionamento das árvores e das composições florais, estudado para não perturbar o andamento da Missa Pontifícia e para facilitar as tomadas televisivas da Missa, seguida por milhões de espectadores em todo o mundo".
As preparações tiveram início já no outono passado, com a seleção das mais belas flores e plantas. Na terça-feira antes do Domingo de Páscoa teve início o transporte da vegetação, em ambiente refrigerado. São 30 toneladas de flores, plantas e árvores, que em pouco mais de 2 dias, transformam a Praça São Pedro em um jardim de primavera. Na sexta-feira, as floristas criam todas as composições florais. Na manhã deste sábado a vegetação foi descarregada e iniciada a disposição definitiva das flores, arbustos e árvores, com um último controle nas primeiras horas do Domingo de Páscoa.
Outra novidade deste ano é o uso de 1.500 flores de Strelitzia reginae e de 1.000 folhas de Strelitzia, que se destacam nas grandes composições florais. A Strelitzia, comumente chamada de Ave do Paraíso, é originária da África do Sul e foi introduzida na Europa no final do século XVIII. Na Holanda existem alguns produtores dedicados à produção comercial desta flor imponente, que se destaca pelas suas cores laranja e azul da inflorescência que, segundo Paulo, expressam uma "força primordial".
Flores e plantas representam a união dos povos e desempenham um papel importante na vida de todos nós. Também neste ano os protagonistas são as esferas feita com 3.600 rosas Avalanche, nas cores branca, rosa antigo e pêssego. As esferas florais são realçadas por um tapete colorido de 35.000 bulbos de flores de primavera, incluindo tulipas, narcisos, jacintos e muscaris. Noventa plantas de Amaryllis a flores vermelhas dividem os vários jardins de bulbos de flores.
A escadaria que conduz o olhar dos fiéis para o altar, é decorada com grandes bordas semicirculares de narcisos amarelos, flores de primavera. Na passagem do Santo Padre da Praça em direção ao altar, dará a impressão de percorrer um típico campo florido holandês. A decoração floral da praça também inclui grandes composições coloridas, feitas com 500 orquídeas amarelas e Cymbidium verde brilhante, 2.500 ramos de Cornus amarelo e vermelho e mil esplêndidos Delphiniums de cor azul clara.
Em frente à Basílica, dezenas de árvores floridas chamam a atenção, entre as quais bétulas e salgueiros, com alturas variando de 3 a 7 metros. As árvores formam um fundo verde que enfatiza o mosaico de cores vivas na praça, que acolhe os milhares de fiéis que assistem à Missa presidida pelo Santo Padre.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: