segunda-feira, 29 de abril de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



29 DE ABRIL DE 2019

SEGUNDA FEIRA DA SEGUNDA

SEMANA DA PÁSCOA

Cor: Branco


 1ª Leitura - At 4,23-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,23-31

Naqueles dias: 23Logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato,
todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: 'Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai:
'Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vós? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu Messias'. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste,
28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade
haviam predeterminado que sucedesse. 29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus.' 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo
e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “o poder do Espírito Santo”!

Apesar das primeiras barreiras e perseguições, depois do dia de Pentecostes o Espírito Santo se manifestou vivamente no meio da Igreja de Jesus Cristo. Por isso, os discípulos de Jesus não    desistiram do anúncio e ao invés de se amedrontarem, reuniam a comunidade para elevar a voz a Deus com mais força para orarem pedindo uma porção redobrada do Espírito Santo. Assim eles pediram para que pudessem anunciar corajosamente a sua Palavra. E ousaram interrogar ao Senhor: “Por que se enfurecem as nações, e os povos imaginaram coisas vãs?” “Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias!” Corajosamente eles cobraram de Deus uma atitude firme para que pudessem realizar curas, sinais e prodígios, em nome de Jesus. E foram atendidos na sua oração: “o lugar onde estava tremeu e eles ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus!”
Será que nós também estamos agindo como eles?  Quantas vezes pensamos em desistir da nossa missão por causa das barreiras? Por qualquer coisa entendemos que não podemos mais continuar a nossa missão e esquecemos de que o “Senhor que criou o céu, a terra, o mar, e tudo que nele existe”, pode também, por meio do Espírito Santo, nos dar a força de que precisamos para vencer todas as nossas dificuldades. Não podemos mais ter este tipo de pensamento, mas sim, seguindo o exemplo dos apóstolos nós precisamos nos reunir e orar. O Senhor com certeza espera pela nossa iniciativa e está pronto para nos atender. Na vida de cada um de nós há questões que precisam ser solucionadas, portanto, não podemos perder tempo. Peçamos a Jesus uma porção redobrada do Seu Espírito Santo e Ele mais o fará!  

- Experimente fazer hoje a oração que os discípulos fizeram. Peça ao Senhor que estenda a Sua mão sobre você e que realize prodígios e milagres na sua vida!
 – Não perca tempo!

Salmo - Sl 2, 1-3. 4-6. 7-9 (R. Cf. 12d)

R. Felizes hão de ser todos aqueles
que põem sua esperança no Senhor.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Por que os povos agitados se revoltam? *
por que tramam as nações projetos vóos?
2Por que os reis de toda a terra se reúnem, +
e conspiram os governos todos juntos *
contra o Deus onipotente e o seu Ungido?
3'Vamos quebrar suas correntes', dizem eles, *
'e lançar longe de nós o seu domínio!'R.

4Ri-se deles que mora lá nos céus; *
zomba deles o Senhor onipotente.
5Ele, então, em sua ira os ameaça, *
e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz:
6'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, *
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!'R. 

7O decreto do Senhor promulgarei, +
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei +
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
9Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!'R.

Reflexão - Ser feliz é o grande desejo do nosso coração e a esperança é a nossa grande motivação para que prossigamos buscando a felicidade. Mesmo que não entendamos muito bem o porquê das coisas que acontecem de um modo ou de outro, nós esperamos no Senhor e é essa a nossa arma. Somos Seu povo e Sua herança, por isso Ele nos sustentará.

 

Evangelho - Jo 3,1-8


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,1-8
1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos,  2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse:
'Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele'. 3Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus'.
4Nicodemos disse:  'Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?' 5Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.' 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espirito. 7Não te admires por eu haver dito:  Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'. Palavra da Salvação.

Reflexão - “quem vive na carne nunca conseguirá nascer do alto”

Neste Evangelho, Jesus nos exorta a nascer da água e do Espírito para que possamos ver o reino dos céus. Nascer da água e do Espírito é deixar-se purificar e governar por Ele, sepultando a humanidade, o raciocínio lógico, os planos e a vontade própria.  Nós também, como Nicodemos, nos confundimos e não conseguimos entender o significado do que Jesus lhe falou, porque ainda estamos muito ligados (as) à nossa inteligência humana e temos dificuldades em nos deixar dirigir pelo Espírito Santo. Nascer do alto é, justamente, deixar-se conduzir pelo Espírito Santo de Deus sem questionar nem se interpor com a nossa mentalidade humana e carnal. Nascer do alto é assumir uma vida nova, direcionada por Deus. É deixar-se conduzir por uma nova mentalidade, nova maneira de agir, de pensar e de procurar a santidade. A carne pensa, julga, faz cálculos, procura os seus interesses, questiona, duvida e por isso, quem vive na carne nunca conseguirá nascer do alto. Pelo contrário, quem se abandona e deixa-se conduzir pelo Espírito de Deus, nasce da água e do Espírito e assim, pode entrar no Reino de Deus. Esta é a diferença! Assim como a pluma se deixa levar pelo vento sem questionar, assim também nós seremos conduzidos se nos deixarmos levar pelo vento do Espírito Santo sem pedir explicações. Não questionar, não fazer cálculos, mas simplesmente entregar-se! Isto é nascer do Espírito. Não existem explicações para as obras de Deus. Quem as quiser “entende-las” ficará na ignorância a vida toda e perderá a melhor parte.

- Você já nasceu da água e do Espírito ou a carne ainda comanda a sua vida? 
- Você é uma pessoa racional ou já parou de fazer cálculos para compreender os mistérios da sua vida? 
– Você é como uma pluma ou como um monte?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: