segunda-feira, 22 de abril de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



22 DE ABRIL DE 2019

SEGUNDA FEIRA DA OITAVA DE PÁSCOA

Cor: Branco

1ª Leitura - At 2,14.22-33


Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,14.22-33

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22'Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis. 23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos  ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.
25Pois Davi dele diz: Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção.
28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria. 29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu
sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes
ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção.
32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas. 33E agora, exaltado pela direita de Deus,
Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo. Palavra do Senhor.

Reflexão - “Os efeitos da ressurreição de Jesus Cristo”

Nesta leitura Pedro reproduz as palavras de profecia do Rei Davi, quando com alegria cantou referindo-se às promessas que Deus lhe fizera acerca dos seus descendentes: Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança.” A experiência com Jesus ressuscitado fez com que o mesmo Pedro, antes tão fraco e covarde, assumisse agora o comando e com destemor anunciasse que Jesus Cristo vencera a morte. A experiência com Jesus, vivo e ressuscitado, também nos alenta e dá coragem e motivação.  Hoje, nós também como Pedro, podemos afirmar isto, porque sentimos acontecer em nós uma verdadeira transformação quando passamos de uma vida de pecado a uma vida nova, alegre, cheia de paz e centrada nos ensinamentos da Boa Nova de Jesus. Nós também não seremos abandonados (as) na região dos mortos e, mesmo passando pela morte física, a nossa carne repousará na esperança. Os efeitos da ressurreição de Jesus Cristo se fazem sentir em nós em depois dos sofrimentos, das dificuldades pelas quais passamos aqui na terra, quando confiamos nas Suas promessas e permanecemos firmes na fé.

 – Você já teve uma experiência com a Ressurreição de Jesus? 
– Você sente a presença Dele nos momentos de provação?
 – O que pode lhe trazer alegria? 
– Você cultiva a esperança ou se acomoda na dificuldade?   

 

Salmo - Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10. 11 (R. 1)

R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
2aDigo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor:*
5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,*
meu destino está seguro em vossas mãos!R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,*
e até de noite me adverte o coração.
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,*
pois se o tenho a meu lado não vacilo.R.

9Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria,*
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
10pois não haveis de me deixar entregue à morte,*
nem vosso amigo conhecer a corrupção. R.

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; 
junto a vós, felicidade sem limites,*
delícia eterna e alegria ao vosso lado!R.

Reflexão - A esperança é a virtude que deve nortear a nossa vida espiritual e humana. Como o salmista nós também podemos afirmar ao Senhor: “Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria e até meu corpo no repouso está tranquilo: pois não haveis de me deixar entregue à morte nem vosso amigo conhecer a corrupção!” A corrupção é o pecado que enfeia a nossa alma e prejudica o nosso corpo. Repita muitas vezes esse trecho do salmo e guarde-a no coração durante todo o dia.

 

Evangelho - Mt 28,8-15


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 28,8-15

Naquele tempo: 8As mulheres partiram depressa do sepulcro.
Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. 9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.' 11Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido.
12Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, 13dizendo-lhes: 'Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. 14Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis.' 15Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até ao dia de hoje.Palavra da Salvação.

Reflexão – “a alegria do anúncio!”

As mulheres estavam com medo, por causa da sua limitação humana, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos seus amigos. Portanto, a alegria é o sinal que o cristão dá ao mundo da sua fé e esperança na ressurreição de Jesus. O medo, no entanto, é uma consequência da nossa limitação humana e é mais intenso na medida em que nós não conseguimos nos apoiar na fé e na esperança. A alegria e o destemor são sinais de que a nossa vida está guardada com Jesus e é a nossa motivação para também anunciar ao mundo a sua presença em nós. Jesus, hoje, também vem a nós nas horas em que nos encontramos temerosos (as) por causa das coisas que ainda não entendemos.  Só podemos dar testemunho de que Jesus está vivo entre nós quando vivemos, realmente, esses três mandatos de Jesus: “Alegrai-vos, não tenhais medo; Ide anunciar”!  A alegria é o primeiro sinal de uma vida em Deus. O destemor faz parte da vida do cristão, e anunciar o Evangelho é a missão de todos (as) aqueles (as) que vivem em Cristo. O medo faz parte da nossa humanidade, porém, quando nós nos apropriamos da Palavra de Cristo e assumimos as suas promessas nós podemos atravessar o vale escuro sem nenhum temor. Tudo na vida passa e todas as dificuldades nós poderemos suportar em vista da alegria de ter uma vida interior renovada pela presença de Jesus dentro de nós. Somos mais que vencedores, Jesus ressuscitou e está no meio de nós!  - Como você tem vivido esses três mandatos de Jesus? 
-  De que você tem medo? 
 Você tem anunciado ao mundo que JESUS RESSUSCITOU? 
– Você tem dado ao mundo sinal de alegria?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: