segunda-feira, 1 de abril de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



1 DE ABRIL DE 2019

2ª FEIRA DA QUARTA SEMANA DA

QUARESMA

Cor: Roxo


1ª Leitura - Is 65,17-21

Leitura do Livro do Profeta Isaías 65,17-21

Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra,
coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória.
18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação
e um povo cheio de alegria. 19Eu também exulto com Jerusalém
e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá
a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos;
e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos.Palavra do Senhor.

Reflexão – “para assumir uma vida nova na graça”

O profeta Isaias nos revela a promessa do Senhor para nós, hoje:Coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória”.    Esta mensagem é dirigida a todos nós que, hoje, voltamos para Deus o nosso coração cheio de expectativa e esperança de receber o perdão pelas nossas faltas e, assim, assumir uma vida nova na graça de Deus. Estamos vivendo o tempo de espera e de otimismo para que uma nova realidade, uma nova maneira de encarar a vida, seja edificada e possamos assumir a missão de filhos e filhas de Deus. Para que isto aconteça precisamos estar comprometidos com a Sua Palavra que nos acena com novos céus e uma nova terra. Para nós, novos céus e uma nova terra são o estágio de alegria e exultação que vivenciamos quando somos perdoados dos nossos pecados e nos apossamos da misericórdia do Senhor, acolhendo a salvação que Ele nos preparou desde toda a eternidade.  O Senhor promete fazer de nós um povo cheio de alegria e garante que nunca mais se ouvirá a voz do nosso pranto e o nosso grito de dor.  Portanto, é neste “clima” que Ele deseja que nós, seus filhos, vivamos: sem pranto nem dor e é essa a Pátria que o Senhor preparou para nela construirmos nossas casas, plantar as nossas vinhas e colher os seus frutos. Podemos, desde já ir contemplando todo este cenário na nossa vida interior quando decidimos nos deixar converter pelo Senhor recebendo Dele bênçãos e graças. Para nós não existe o peso da idade porque dentro de nós o amor de Deus nos motiva e nos leva a caminhar sem cansaço com os olhos voltados para o céu. Como consequência, a harmonia e a compreensão começarão a gerir os nossos relacionamentos e viveremos dias felizes. Que o Senhor nos ajude a confiar nas Suas promessas e propagar o Seu amor por meio do nosso testemunho de fé.

 – Esta palavra faz o seu coração arder?
 -    Você confia que o Senhor lhe preparou novos céus e nova terra? 
- No que depende de você?
 – Na sua vida o que poderia significar “novos céus e nova terra”?

Salmo - Sl 29, 2.4. 5-6. 11.12a.13b (R.2a)

R. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

2Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,*
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
4Vós tirastes minha alma dos abismos*
e me salvastes, quando estava já morrendo!R.

5Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,*
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
6Pois sua ira dura apenas um momento,*
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos,*
de manhã vem saudar-nos a alegria.R.

11Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!*
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
12aTransformastes o meu pranto em uma festa,*
13bSenhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!R.

Reflexão - Quando nós realmente suplicamos ao Senhor que nos perdoe e nos salve, Ele transforma o nosso pranto em uma festa.  O perdão do Senhor, então, se torna para nós como uma fonte de amor que nos faz louvá-Lo com alegria e cantar salmos de louvores. O Senhor retira a nossa alma dos abismos em que caímos e nos salva quando estamos já morrendo. A Sua providência vem na hora em que estamos precisando e, se à tarde vem o pranto nos visitar, de manhã a alegria vem nos saudar.

Evangelho - Jo 4,43-54

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 4,43-54

Naquele tempo: 43Jesus partiu da Samaria para a Galiléia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galiléia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galiléia, onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galiléia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 8Jesus disse-lhe: 'Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais.' 49O funcionário do rei disse:
'Senhor, desce, antes que meu filho morra!' 50Jesus lhe disse:
'Podes ir, teu filho está vivo.' O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: 'A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde'. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: 'Teu filho está vivo'.
Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família.
54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeía para a Galiléia. Palavra da Salvação.

Reflexão - “Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ

Mesmo tendo declarado “que um profeta não é honrado na sua própria terra” foi na Galiléia, precisamente em Cafarnaum, que Jesus realizou o Seu segundo milagre. Os galileus precisavam de sinais e de testes para poder acreditar em Jesus, no entanto, neste episódio, nós percebemos que aquele funcionário do rei acreditou na Sua palavra e voltou confiante para casa certo de que seu filho seria curado. A fé daquele homem baseou-se na promessa de Jesus pela palavra empenhada: “Podes ir teu filho está vivo”.  A Palavra de Deus foi a motivação para que aquele homem tivesse a sua e a vida da sua família transformadas.   Jesus está esperando de nós o sinal da FÉ para poder realizar os prodígios e os milagres de que necessitamos na nossa vida. Nós também precisamos que nossos filhos sejam curados, que a nossa vida seja transformada, que a nossa família viva em harmonia. O filho, hoje, poderá ser algo muito precioso pelo qual estamos esperando, a decisão que precisamos tomar, o passo que precisa ser dado e que não acontece porque nos acomodamos à situação, esperando a “morte chegar”. Precisamos dar o passo para Jesus que nos instrui e nos alenta com a Sua Palavra. Aquele homem acreditou e abraçou a fé juntamente com toda a sua família. Enquanto permanecermos incrédulos, enquanto estivermos esperando por sinais, os milagres também não acontecerão na nossa vida e tampouco na vida da nossa família! E estaremos perdendo tempo precioso sem perceber que Jesus vive no meio de nós e que assim como curou o filho do funcionário do rei tem poder também para nos curar hoje e alcançar para nós os milagres de que tanto precisamos!

 – Você acredita nas promessas de Deus? 
-  Quando medita com a Palavra de Deus você se apossa das Suas promessas ou entende que Ele falou somente para aquele tempo? 
-  Você tem fé que Deus pode transformar a sua vida? 
– Em que você precisa ser curado (a)?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho





Nenhum comentário: