sábado, 13 de abril de 2019

NOTA DA CPT CEARÁ SOBRE A PÁSCOA DE IRMA CLARISSE GARVEY



“Abençoados sejam os teus pés”
No último dia 02 de abril, em Toronto, Canadá, fez sua páscoa definitiva nossa querida Ir. Clarisse Garvey, que foi agente da CPT Ceará, compondo a equipe da Arquidiocese de Fortaleza.
Em 1983 chegava na Arquidiocese de Fortaleza, vindo do Canadá, um grupo de irmãs da Congregação Missionárias de Nossa Senhora, com a missão de trabalhar na Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Fixaram residência no Planalto Pici e prestaram um importante serviço naquela unidade hospitalar por vários anos. Ao mesmo tempo foram se engajando em vários trabalhos no bairro onde moravam, nas lutas da comunidade. Algum tempo depois, a convite dos padres José Maria e Moacir Cordeiro, passaram a trabalhar nas paróquias de Aratuba, Palmácia e Mulungu.
Sobre essa época, Raimundão nos dá seu depoimento: “Enfrentamos uma grande luta para conquistar a terra na fazenda Bu, em Palmácia. Foram mais de quatro anos de luta e resistência nessa terra, mas não conseguimos sair vitoriosos, fomos despejados e as irmãs Clarice, Elizabeth e Paulina foram muito solidárias com a gente. Quando fomos despejados elas nos acolheram e ajudaram no que podiam. Passamos a lutar por uma outra terra, dessa vez no município de Ocara, na localidade de Novas Vidas, e a irmã Clarice foi das primeiras pessoas a entrar nessa terra ao nosso lado, sempre apoiando a nossa luta. Hoje temos cerca de 15 assentamentos nessa região, fruto da nossa luta, do nosso trabalho e sempre contando com o apoio de Irmã Clarice”.
Também Luizinha Camurça, agente histórica da CPT Ceará, dá seu testemunho: “Falar sobre a Irmã Clarice é falar de uma grande caminhada, de muitos anos de dedicação e compromisso no trabalho na CPT de Fortaleza e também sobre o compromisso das irmãs, especialmente Ir. Elizabeth e Ir. Clarice, no apoio aos trabalhadores e trabalhadoras na luta pela conquista da terra, na organização da produção, na luta por vida digna para as famílias camponesas, das celebrações de espiritualidade e apoio às ocupações. Na CPT formamos uma grande família junto com o povo. No ano 2000, a Irmã Clarice conseguiu junto à Fundação SHARE, recursos financeiros para apoiar o trabalho de produção orgânica e a realização dos encontros de produtores a nível de nordeste, que já se realizam há 19 anos e envolvem os agricultores que praticam a agroecologia nas suas atividades e se encontram para a troca de experiências. Esta foi uma semente que ela plantou e já produziu muitos frutos”.
A Comissão Pastoral da Terra do Ceará reconhece o grande trabalho e apoio da Irmã Clarice junto aos camponeses e camponesas na área da Arquidiocese de Fortaleza, especialmente no apoio e na formação de lideranças que continuam o trabalho até hoje. E que mais pertinho de Deus ela interceda por nós, agentes da CPT e por todos os trabalhadores e trabalhadoras em luta.  A CPT Ceará faz coro às palavras do poeta Zé Vicente: “Vai, querida Clarice, para o descanso dos justos”.
Fortaleza, 05 de abril de 2019

Nenhum comentário: