sábado, 13 de abril de 2019

EXPLICATIVOS DAS LITURGIAS DA SEMANA SANTA



DOMINGO DE RAMOS  (14 de abril)
A Semana Santa tem início no Domingo de Ramos, com a Procissão e a Bênção dos Ramos.
“Neste dia a Igreja recorda a entrada do Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério pascal.” (Missal Romano pág.228)
No Brasil, nesse domingo, será feita a Coleta Nacional da Solidariedade, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2018.

QUINTA-FEIRA SANTA  (18 de abril)
Na Quinta-Feira Santa tem início o Tríduo Pascal, isto é, os três dias que antecedem a Páscoa.
Dois momentos litúrgicos marcam esse dia: a  Missa do Crisma ou dos Santos Óleos e a Missa da Ceia do Senhor.
A MISSA DO CRISMA ou DOS SANTOS ÓLEOS  é assim chamada porque nesse dia é feita a bênção do óleo dos enfermos, e dos catecúmenos e a consagração do óleo do crisma.
“Esta Missa, que o Bispo concelebra com o seu presbitério, seja como um sinal de comunhão dos presbíteros com o seu Bispo.” (Missal Romano pág.235) Nela, o Bispo convida seus presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais, por isso, também é conhecida como a Missa da Unidade.
A MISSA DA CEIA DO SENHOR  acontece geralmente à noite relembrando a Santa Ceia de Jesus com seus discípulos. A celebração é marcada pelo o Lava-Pés ( símbolo de humildade e serviço ) e pela Transladação do Santíssimo Sacramento ( terminado o Rito de Comunhão, o sacerdote retira o Cibório do Sacrário e o conduz “ até o local da reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada.” Aqui se faz um momento de adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento. Após este momento são retiradas também as toalhas do altar e as cruzes da igreja. Quando não é possível a retirada das cruzes, essas são cobertas com um tecido roxo.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR  (19 de abril)
Nesse dia, segundo a tradição, a Igreja não celebra os sacramentos.
Na tarde da Sexta- Feira Santa, às 15 horas, dá-se início a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto pelas ruas próximas a Catedral.
Essa celebração consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da Cruz e comunhão eucarística ( hóstias consagradas no dia anterior ).

SÁBADO SANTO (20 de abril)
“No Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se (desnudado o altar) do sacrifício da Missa até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinquenta dias.        ( Missal Romano, pág.269 )
O grande momento litúrgico é a Vigília Pascal.
“Toda Vigília Pascal seja celebrada durante a noite, de modo que não comece antes do anoitecer e sempre termine antes da aurora de domingo.” (Missal Romano, pág. 270 )

A VIGÍLIA PASCAL “é uma vigília em honra do Senhor.” ( Missal Romano, pág. 270 ) Ela é composta de  quatro partes:
1ª parte -  A Celebração da Luz  com a Bênção do fogo e a Preparação do Círio
2ª parte - Liturgia da Palavra com as nove leituras, sendo sete do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento (  Epístola e Evangelho )
3ª parte - Liturgia Batismal com a celebração do Batismo de adultos e a Renovação das Promessas do Batismo
4ª parte - Liturgia Eucarística – com a Oração Eucarística e  a Comunhão.

DOMINGO DE PÁSCOA  (21 de abril)
O Domingo de Páscoa também é conhecido como o Domingo da Ressurreição do Senhor ou Domingo da Alegria. O Domingo do Aleluia.
Cristo é o Senhor! Ele vence a morte e Ressuscitou.
Neste dia acontece a Solene Missa Pascal e a Procissão do Cristo Ressuscitado.




Nenhum comentário: