segunda-feira, 29 de abril de 2019

ALGUNS DADOS SOBRE A IGREJA NA BULGÁRIA E NA MACEDÔNIA, PAÍSES QUE O PAPA VISITARÁ EM MAIO





Papa Francisco. Foto: Marina Testino / ACI Prensa

Vaticano, 29 Abr. 19 / 01:00 pm (ACI).- A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na sexta-feira, 26 de abril, alguns dados sobre a Igreja na Bulgária e Macedônia do Norte, países que o Papa Francisco visitará em sua viagem apostólica de 5 a 7 de maio.
De acordo com esses dados, obtidos no Anuário Estatístico de 2017, ambos os países balcânicos mostram semelhanças em relação à configuração de suas comunidades católicas: a principal delas é o seu tamanho pequeno.
Com 110.912 quilômetros quadrados, a Bulgária tem uma população de pouco mais de 7 milhões de habitantes, dos quais apenas 0,96% se declaram católicos. Tem 3 circunscrições eclesiásticas, 55 paróquias e 2 escolas, uma infantil e outra primária, onde estudam 63 alunos.
Por sua vez, a Macedônia do Norte tem uma superfície muito menor, de 25.713 quilômetros quadrados. Tem uma população de pouco mais de 2 milhões de habitantes e os católicos são 0,72% da população. A Igreja tem 2 circunscrições eclesiásticas e 10 paróquias, mas não tem escolas no país.
Na Bulgária desempenham seu ministério pastoral quatro bispos, 21 sacerdotes diocesanos, 36 sacerdotes religiosos, um diácono permanente, 5 religiosos não sacerdotes, 63 religiosas professas, 2 membros leigos de institutos seculares, 3 missionários leigos e 74 catequistas.
A Macedônia do Norte tem 1 bispo, 21 sacerdotes diocesanos, 1 sacerdote religioso, 30 religiosas professas, 6 missionários leigos e 13 catequistas. Não tem diáconos permanentes, religiosos não sacerdotes e membros leigos de institutos seculares.
Em relação às vocações, a Bulgária tem um seminarista maior, a Macedônia do Norte tem 5 e 2 estudantes no seminário menor.
A Igreja na Bulgária também administra 2 clínicas ambulatoriais, 2 casas de repouso para idosos, inválidos e deficientes, 4 orfanatos e creches e 2 consultórios familiares. Na Macedônia do Norte, administra uma casa para idosos, inválidos e deficientes e um orfanato.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: