sexta-feira, 29 de março de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



29 DE MARÇO DE 2019
6ª. FEIRA DA TERCEIRA SEMANA
DA QUARESMA
Cor Roxo

1ª. Leitura – Os 14, 2-10


Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10

Assim fala o Senhor Deus: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus,
porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal
e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.
4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos,
não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos;
em ti encontrará o órfão misericórdia.' 5'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio
e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos?
Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor!
São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos,
enquanto os maus ali tropeçam e caem. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Voltar” 

Nesta leitura o profeta Oséias nos faz uma proposta, dizendo: “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus”!  Portanto, se aceitarmos esta proposta atendendo ao chamado do Senhor, se voltarmos para Ele o nosso coração cansado de perambular como mendigos famintos por causa do nosso pecado, todos nós poderemos nos inserir nesta profecia de Oséias assumindo uma vida nova.  A “palavra-chave” para que possamos regressar para o Senhor quando estivermos caídos no pecado é “Voltar”, reconhecendo   como são falsos os deuses nos quais colocamos a nossa confiança e que nos afastaram do amor de Deus. Voltamos para Deus quando distinguimos que somos pecadores (as) e necessitados (as) da Sua misericórdia. Quando deixamos de viver em função dos produtos que fazem as nossas próprias mãos e dos julgamentos que partem da nossa humanidade decaída pelo pecado.  Os “produtos de nossas mãos” são os nossos desejos humanos, nossos planos equivocados que não procedem do coração de Deus, no entanto, muitas vezes os colocamos como prioridade na nossa vida. O Senhor nos promete restauração e nos acena com maravilhas que podem acontecer na depois que voltarmos para perto Dele. Floresceremos como o lírio e lançaremos raízes como as plantas, isto é, teremos uma vida frutuosa, atrairemos as pessoas para Deus, exalaremos no mundo o perfume do Seu amor. O homem que é sábio e bom entendedor confia nas promessas que Deus lhe faz pela boca dos profetas, por isso os seus caminhos são retos. Resta-nos, portanto, firmarmo-nos nas Suas promessas e acolhermos o Seu chamado, para que tenhamos a nossa vida restaurada e um novo tempo possa despontar, para nós e nossos descendentes. 
- Você tem se apropriado da justiça de Deus ? 
- Você tem acolhido as promessas de restauração que Deus lhe tem feito? 
– Você já tem percebido o cumprimento dessas promessas?
 - Quais são os frutos que você tem produzido por estar perto de Deus?

 

Salmo 80, 6c-8a. 8bc-9. 10-11ab. 14.17 (R. Cf. 11.9a)

R. Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

6cEis que ouço uma voz que não conheço,*
7'Aliviei as tuas costas de seu fardo.
cestos pesados eu tirei de tuas mãos,*
8aNa angústia a mim clamaste, e te salvei. R.

8bde uma nuvem trovejante te falei, *
8ce junto às águas de Meriba te provei.
9Ouve, meu povo, porque vou te advertir! *
Israel, ah! se quisesses me escutar. R. 

10Em teu meio não exista um deus estranho * 
nem adores a um deus desconhecido! 
11aPorque eu sou o teu Deus e teu Senhor, 
11bque da terra do Egito te arranquei. R. 

14Quem me dera que meu povo me escutasse! * 
Que Israel andasse sempre em meus caminhos. 
17eu lhe daria de comer a flor do trigo, * 
e com o mel que sai da rocha o fartaria'.R.

Reflexão - Você já imaginou que a voz do Senhor parece uma súplica para nós? A todo o momento o Senhor nos pede para ouvi-Lo! A voz de Deus quer fazer-se conhecida por nós; o Senhor tem desejo de nos falar, de nos ensinar, de nos exortar, de nos consolar e nós teimamos em não prestar atenção aos Seus apelos e nos voltamos para deuses desconhecidos, só porque os podemos tocar enxergá-los com os olhos físicos.

Evangelho – Mc 12, 28b-34


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12,28b-34

Naquele tempo: 28bUm mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. 32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Ouvir faz parte do primeiro de todos os mandamentos”

 Ouve, ó Israel!“O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!”  Só poderemos ter a certeza de que estamos vivendo o reino dos céus aqui na terra, se estivermos ouvindo a voz de Deus e acolhendo o mandamento do Seu amor, tendo-O como único Deus e Senhor dos nossos relacionamentos. É com o Amor de Deus que conseguiremos amar ao próximo, como a nós mesmos (as). O fundamento da Lei de Deus é o AMOR, portanto, Amar a Deus, a si mesmo e ao próximo é o resumo de todo o ensinamento divino. Deus se manifesta na Sua Palavra e nos ensina a fazer todas as coisas, portanto, ouvimos a Deus quando refletimos com os Seus ensinamentos.  Ouvir o Senhor, escutá-Lo e atendê-Lo de todo o coração, alma e entendimento, é o mesmo que amá-Lo com toda a nossa força e quem entende de coração essa verdade não está longe do Reino de Deus. A Palavra nos garante que Deus nos amou primeiro, e é por meio dela que o Amor de Deus penetra no nosso coração e nos toca dando-nos o entendimento do amor que devemos ter para com os nossos irmãos e irmãs.  Quando nos amamos, nós nos aceitamos e praticamos o amor ao próximo por amor a Deus. Ai, então, podemos ter a plena consciência de que estamos realizando a vontade do Pai. Maior que todos os holocaustos e sacrifícios, são o zelo, o cuidado e o carinho que dedicamos às pessoas em Nome de Deus. Hoje também o Senhor nos faz o apelo: “Ouve, ó Israel”! Muitas vozes se confundem ao nosso redor, entretanto, só uma Voz será necessária ouvir para que possamos viver em paz com Deus, conosco mesmos e com nossos irmãos. 

- Você tem ouvido o Senhor lhe falar? 
– O que Ele tem lhe dito? 
- Como se expressa o seu amor por Deus?
 -  Você consegue irradiar o amor que recebe de Deus para as pessoas da sua casa?
 – Como está a sua família?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: