sábado, 2 de março de 2019

INAUGURADO HOSPITAL DE BANGUI. PAPA : QUEM SERVE OS DOENTES COM AMOR, SERVE JESUS


"Esta estrutura nasce com o apoio do Hospital Pediátrico “Meninos Jesus”, engajado desde a primavera de 2016 na formação de médicos e muito mais. Espero que possa se tornar um centro de excelência, onde as crianças possam encontrar respostas e alívio aos seus sofrimentos, com ternura e amor", ressalta o Papa.

Mariangela Jaguraba - Cidade do Vaticano

Foi divulgada, neste sábado (02/03), a mensagem de vídeo do Papa Francisco por ocasião da inauguração do novo ambulatório pediátrico em Bangui, na República Centro-Africana.

“Com alegria, saúdo a todos vocês por ocasião da inauguração festiva do novo ambulatório de saúde dedicado às crianças da República Centro-Africana. Esta estrutura nasce com o apoio do Hospital Pediátrico “Meninos Jesus”, engajado desde a primavera de 2016 na formação de médicos e muito mais. Espero que possa se tornar um centro de excelência, onde as crianças possam encontrar respostas e alívio aos seus sofrimentos, com ternura e amor. Não me esqueço! Conservo em meu coração os olhos de dor das muitas crianças desnutridas que eu encontrei durante minha breve visita ao hospital, por ocasião da viagem ao seu país”.

Sinal concreto de misericórdia

“E ainda me lembro das palavras da doutora que estava ao meu lado”, diz o Papa. “A maior parte vai morrer, disse ela, porque tem malária, forte, e está  desnutrida”. Eu ouvi isso. Não, isso não pode mais acontecer! O sofrimento das crianças é, sem dúvida, o mais difícil de aceitar. O grande Dostoiévski fez a pergunta: “Por que as crianças sofrem?”. Muitas vezes me pergunto a mesma coisa: por que as crianças sofrem? E não encontro uma explicação. Somente olho para o Crucifixo e invoco o amor misericordioso do Pai por tanto sofrimento.”

“Esta estrutura que é inaugurada hoje é um sinal concreto de misericórdia, que encontra sua origem no Ano Santo que eu quis inaugurar antecipadamente, em 29 de novembro de 2015, em Bangui. A primeira porta de uma catedral a ser aberta foi a de Bangui, não a de São Pedro. Foi um gesto que o Senhor inspirou. Atravessando a Porta Santa da Catedral, eu disse: «Bangui se torna a capital espiritual da oração pela misericórdia do Pai. Todos nós pedimos paz, misericórdia, reconciliação, perdão e amor»”, afirma Francisco na vídeo-mensagem.

“Gosto de pensar que a Porta Santa seja ainda aberta e que o rio da misericórdia doe linfa vital a este Hospital Pediátrico e a todos aqueles que trabalharão lá. Lembrem-se sempre: «Existem muitos sinais concretos de bondade e ternura para os pequenos e indefesos, os que estão sozinhos e abandonados. Existem realmente os protagonistas da caridade que não deixam faltar a solidariedade aos mais pobres e infelizes»”

Quem cuida dos pequenos está do lado de Deus

O Papa os encorajou a “realizarem seu trabalho de cuidar das crianças, impelidos pela caridade, sempre pensando no “Bom Samaritano” do Evangelho: estejam atentos às necessidades de seus pequenos pacientes, curvem-se com ternura sobre suas fragilidades, e que neles vocês possam ver Senhor. Quem serve os doentes com amor, serve a Jesus que abre o Reino dos céus para nós. Este Hospital lembra a todos nós que o que estamos vivendo “é o tempo da misericórdia para que os frágeis e indefesos, distantes e sozinhos, possam acolher a presença de irmãos e irmãs que os sustentam na necessidade”.

“Queridos irmãos e irmãs, exercendo sua profissão médica, sejam artesãos de misericórdia”, pede o Santo Padre, que saúda também na mensagem de vídeo o presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, o Núncio Apostólico, dom Santiago De Wit Guzmán e a presidente do Hospital Menino Jesus, Mariella Enoc, “que tanto se dedicou a esta obra”.

Uma saudação também ao esmoleiro pontifício, cardeal Konrad Krajewski, “que torna a caridade do Papa presente no mundo”.

“Quem cuida dos pequenos está do lado de Deus. Não se esqueçam: quem cuida dos pequenos está do lado de Deus e vence a cultura do descarte! Que este novo hospital se torne um modelo e ponto de referência para todo o país. Lembrem-se: no doente há Cristo e no amor de alguém que se inclina sobre suas feridas, há o caminho para encontrá-lo”, conclui Francisco.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: