As Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil acolhem nesta semana, de 18 a 23 de fevereiro, representantes de 24 países da América para a XV Assembleia dos Diretores Nacionais das POM e Bispos Referenciais da Missão. Em pauta está um aprofundamento da missão e vocação nos serviços das Obras Missionárias, bem como o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo para a Amazônia.
O arcebispo de Brasília, cardeal Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizou a abertura da assembleia em mesa composta com a participação do bispo auxiliar de São Luís do Maranhão, dom Esmeraldo de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial e o padre Maurício Jardim, diretor das POM no Brasil.
Na acolhida aos participantes, o cardeal ressaltou a forma arquitetônica da Catedral de Brasília, lembrando o formato de mãos que se voltam para o céu, como símbolo de acolhimento a quem chega. “Gostaria cada vez mais que essas mãos que se erguem para o céu fossem também mãos que abraçam, acolhem e recebem quem chega de maneira muito fraterna”, destacou.
O presidente da CNBB também lembrou o projeto missionário realizado através do trabalho conjunto entre a CNBB e POM.
Dom Esmeraldo de Farias relembrou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2018. “A missão é como o movimento do coração ‘sístole e diástole’, envia e acolhe/recolhe. Esse movimento precisa estar presente nos vários aspectos da vida, seja no aspecto pessoal, como comunitário. Quem acolhe o Evangelho, quer também partilhar. Quem acolhe o sofrimento e as tristezas dos pobres, quer também partilhar a esperança que o Evangelho nos traz”, ressaltou Dom Esmeraldo.
O padre Maurício Jardim, diretor nacional das POM do Brasil, agradeceu a colaboração de todos para a realização desta assembleia e lembrou a história das POM que celebrou 40 anos em 2018.
Ao final da manhã, os participantes se deslocaram até a Nunciatura Apostólica, sede do Vaticano no Brasil. Todos foram recebidos por dom Giovanni d’Aniello, núncio apostólico no Brasil. Após serem recebidos, todos participaram de celebração eucarística e almoço.
Com informações das Pontifícias Obras Missionárias
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário