quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



14 DE FEVEREIRO DE 2019

QUINTA FEIRA – 5ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Gn 2, 18-25


Leitura do Livro do Gênesis 2,18-25

18O Senhor Deus disse: 'Não é bom que o homem esteja só.
Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele'. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu,
e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.
21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão.
Quando tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne.
22Depois, da costela tirada de Adão, O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: 'Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada 'mulher' porque foi tirada do homem'. 24Por isso, o homem deixará
seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam. Palavra do Senhor.

Reflexão - “Homem e mulher se complementam"

O homem, feito na terra, se completa com a mulher, feita no paraíso. O homem, a quem Deus deu o domínio sobre toda a criação e o autorizou a dar nome a todos os animais selvagens, a todas as aves do céu e aos animais domésticos não se identificou com nenhum outro ser criado.  Foi somente quando Deus tomou-lhe a carne da costela para formar a mulher que ele, Adão, se maravilhou e encontrou motivo para alegrar-se. Por isso, a própria Palavra Sagrada afirma que a mulher é a auxiliar perfeita que Deus deu ao homem. Ela é a única que tem o direito de fazer o homem deixar pai e mãe para formar com ela, uma só carne. A palavra auxiliar já nos dá o entendimento para a missão da mulher: complementar o homem. Homem e mulher se complementam, e o que falta no homem, a mulher possui e vice-versa. Homem e mulher foram tirados da terra, mas o Senhor, quando os levou para o paraíso fez com que de um eles fossem dois, dando a eles a capacidade de se complementarem e de dependerem um do outro, cada um dentro de sua missão e conforme a sua estrutura interior. Com esta leitura nós também podemos refletir sobre a finalidade para qual fomos criados. Nós não fomos criados (as) para nos fecharmos em nós mesmos (as) e nos isolarmos das outras pessoas, mas para termos relacionamentos saudáveis. Em Adão nós percebemos que o mundo criado por Deus seria incompleto se tivesse sido feito para um só homem. Quando nos afastamos do convívio das pessoas para viver uma vida voltada somente para os nossos interesses pessoais e pretendemos manter distância da família e dos amigos, nós também nos sentimos deprimidos e chegamos até a adoecer. Por isto, não é bom que estejamos sós! O Senhor nos deu olhos, boca, braços e pernas para que pudéssemos olhar para os nossos irmãos e irmãos, falar com eles, abraçá-los, ir ao encontro deles. Somente assim iremos completar a obra que Deus criou para o nosso prazer e felicidade. 

– Você tem consciência da sua missão de homem e de mulher?
 – Você se sente feliz pelo que você é? 
– Você tem correspondido à função de complementar o outro?
 – Você sabe cultivar amizades?

Salmo - Sl 127,1-2. 3. 4-5 (R. Cf 1a)

R. Felizes todos os que respeitam o Senhor.

1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda*
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.

4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,*
cada dia de tua vida.R.

Reflexão - Quem teme o Senhor sabe distinguir os Seus caminhos e será feliz. O plano de Deus é perfeito para aqueles que confiam no Seu direcionamento e trilham a estrada que Ele aponta: homem e mulher que geram frutos através dos seus filhos. Deus providencia para eles casa, trabalho, alimento e Sua bênção poderosa em todos os dias das suas vidas.

Evangelho – Mc 7, 24-30


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7,24-30
Naquele tempo: 24Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro,
ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: 'Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque nóo está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos.' 28A mulher respondeu: 'É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa,
comem as migalhas que as crianças deixam cair.' 29Então Jesus disse: 'Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa.
O demônio já saiu de tua filha.' 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. Palavra da Salvação.


Reflexão – O exemplo de fé da mulher pagã!” 

Ser filho de Deus e irmão de Jesus Cristo, pela Fé, nos credencia a que, mesmo reconhecendo a nossa fraqueza e a nossa impotência nós nos apoderemos de tudo quanto Ele veio nos trazer, isto é, vida e santidade. Aquela mulher pagã é a prova de que Jesus veio salvar toda a humanidade independentemente de raça ou religião. Basta ter fé! Mesmo sem fazer parte do povo judeu, apenas ouvindo falar de Jesus ela se aventurou a procura-Lo e quando O encontrou se ajoelhou aos Seus pés pedindo simples migalhas para a sua filha doente.  Jesus, então se admirou com a fé daquela mulher que não desanimou diante dos Seus argumentos e até sentindo-se indigna de algum merecimento, insistentemente pediu a Ele só um pouquinho da Sua atenção. A sua fé era tamanha que ela não se importava de ficar com o que sobrasse dos outros para a sua filha. O exemplo de fé da mulher pagã nos leva a refletir sobre o tamanho da nossa confiança na força e no poder do Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo. Como a mulher Cananeia, assim também deveríamos nos portar diante de Jesus quando fizermos os nossos pedidos. Muitas vezes, porque estamos servindo a Deus, ou porque oramos muito queremos a atenção Dele só para nós. Desconfiamos quando a oração não é feita somente pelas nossas necessidades, queremos prioridade, exigimos muito quando Deus pode fazer maravilhas em nós somente pela nossa fé e confiança Nele. Aquela mulher não era de dentro da “Igreja”, mas sua súplica foi atendida por causa da sua humildade e fé no poder de Jesus.  Não precisamos nos fechar nos nossos problemas pessoais e pedir a Ele uma audiência exclusiva, mas acreditar firmemente que a nossa fé removerá montanhas e que todos os nossos pedidos serão atendidos no tempo estabelecido por Deus. 

– O que você tem suplicado a Jesus para a sua vida? 
- Você costuma pedir audiência exclusiva para falar com Jesus ou confia que Ele está atento aos seus pedidos? 
– Será que Ele não pode dar a você muito mais do que você deseja?
  – Reveja agora os pedidos que você tem feito ao Senhor!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: