segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

PAPA CONCEDE HONORIFICÊNCIA A EX-ASSESSOR DO GRANDE IMAME DE AL-AZHAR



O Papa Francisco concedeu a honorificência de “Comenda com o Placa da Ordem Pia” a Mohamed Mahmoud Abdel Salam, ex-conselheiros do Grão Imame da Al-Azhar, pelo excelente trabalho desenvolvido no diálogo inter-religioso e no fortalecimento das relações entre Al- Azhar e a Igreja Católica.
Cidade do Vaticano
Respondendo a perguntas de jornalistas, o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, confirmou que o Papa Francisco concedeu a “Comenda com o Placa da Ordem Pia” ao Dr. Mohamed Mahmoud Abdel Salam, ex-conselheiro do Grão Imame de Al-Azhar, por seu excelente trabalho no diálogo inter-religioso e no fortalecimento das relações entre Al-Azhar e a Igreja Católica".
"Esta honorificência - acrescentou Alessandro Gisotti - será entregue ao Dr. Mohamed Mahmoud Abdel Salam no próximo 26 de março na Cidade do Vaticano".
A notícia chega no mesmo dia em que o Papa Francisco começa sua Viagem Apostólica aos Emirados Árabes Unidos, onde na segunda-feira participa de um importante encontro inter-religioso no Memorial do Fundador, em Abu Dhabi, na presença do Grão Imame de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyeb.
Como disse em uma entrevista ao Vatican News o cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, o Papa faz esta viagem "para escrever uma nova página na história das relações entre as religiões, confirmando sobretudo o conceito de fraternidade". "Será uma mensagem para todos os líderes das religiões e para todos os membros das religiões, para que se empenhem de maneira comum para construir a união, a paz e a harmonia no mundo".
Em Abu Dhabi, será a quinta vez que o Papa Francisco encontra o Grão Imame de Al-Azhar.

A Ordem Pia ou Ordem de Pio IX

A Ordem Pia, também designada como Ordem de Pio IX ou Ordem Piana (em italiano), é uma Ordem de cavalaria papal criada em 17 de Junho de 1847 pelo Papa Pio IX, pelo breve apostólico Romanis Pontificibus, em comemoração do primeiro aniversário do seu pontificado. O lema da Ordem é Virtuti et Merito (Virtude e Mérito). Esta honorificência está na precedência protocolar a primeira Ordem de Cavalaria atribuída pela Santa Sé apostólica. 
A condecoração é uma estrela de oito pontas feito de azul-esmalte) e os espaços entre os raios cheios de chamas de ouro. No medalhão branco central, está o nome do fundador da Ordem, rodeado pelas palavras gravadas Virtuti et Merito. O reverso é em tudo idêntico à exceção das palavras Anno 1847 em substituição de Pio IX.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: