domingo, 10 de fevereiro de 2019

HÁ 80 ANOS FALECIA PIO XI




Intelectual e diplomático, ocupou cargos de prestígio desde quando era jovem sacerdote. Eleito Pontífice em 1922, Pio XI é recordado principalmente como o Papa dos Tratos Lateranenses, mas seu magistério encarnou o lema "Pax Christi in regnum Christi". Ele faleceu em 10 de fevereiro de 1939, aos 82 anos, sete meses antes do início da II Guerra Mundial.
Emanuela Campanile - Cidade do Vaticano
Seu nome está vinculado aos Tratos Lateranenses*, mas a amplitude de sua obra pastoral, diplomática, política, missionária e cultural, faz de Pio XI o Pontífice capaz de guiar a Igreja através de um período histórico de novas perspectivas. Seu magistério insere-se em um tabuleiro de xadrez político, nacional e internacional, completamente diferente dos precedentes, em que a liberdade da Igreja devia ser negociada.
Achille Ambrogio Damiano Ratti, o Papa de Brianza, sobre ao  trono papal no período pós-guerra da Primeira Guerra Mundial. Após a morte de Bento XV, em 22 de janeiro de 1922, Achille Ratti foi eleito Papa em 6 de fevereiro. Um  pontificado que durou 17 anos, muitas vezes difícil, sobretudo pelas relações com o fascismo, as perseguições religiosas, como também  na Espanha e no México, a vontade de defender o catolicismo e valorizar os leigos dentro da Igreja, a ascensão do Nacional Socialismo de Hitler e do comunismo na Rússia.
Contra a ideologia nazista, em 14 de março de 1937 escreve em alemão a Encíclica Mit brennender Sorge (Com viva ansiedade).
“ Somente espíritos superficiais podem cair no erro de falar de um Deus nacional, de uma religião nacional, e empreender a louca tentativa de aprisionar dentro dos limites de um único povo, na limitação étnica de uma só raça, Deus, Criador do mundo ”
Na Encíclica Divini Redemptoris, de 19 de março do mesmo ano, condena a ideologia do comunismo.
“ O comunismo de hoje, em modo mais pronunciado do que outros movimentos semelhantes do passado, esconde em si uma ideia de falsa redenção ”
Encíclicas definidas como "colunas magníficas" pelo então bispo Angelo Giuseppe Roncalli, mais tarde Papa João XXIII. É clara, desde o início, a vontade do Papa Ratti de reconciliação com a Itália. Assim que foi eleito Pontífice, concedeu a bênção Urbi et Orbi da sacada externa da Basílica de São Pedro, fechada desde 1870 em protesto após a tomada de Roma, que sancionou o fim do Estado Pontifício. Cinco meses mais tarde, em 25 de julho, Pio XI aparece no adro da Basílica, pondo fim à retirada voluntária dos Papas.
Pio XI inscreve o programa de seu magistério no lema Pax Christi in regno Christi. Em 1925, convocou o Jubileu para exortar os fiéis a rezar pela paz entre os povos e para organizar a grande Exposição Missionária Universal, na qual documentar a atividade da Igreja no mundo.
Promove a formação do clero indígena e em São Pedro consagra os primeiros seis bispos chineses. Reforma a Ação Católica e encoraja sua disseminação. A partir daqui, o confronto com Mussolini que proíbe as Associações juvenis fora daquelas fascistas. Enérgica a resposta de Pio XI, que em 29 de junho de 1931, publica a Encíclica “Não precisamos”.  O acordo com o ditador virá apenas no ano seguinte.
Ratti não é apenas um refinado diplomático e intelectual, com grande perspicácia ele compreende a importância da tecnologia e dos estudos no campo da comunicação. Em 12 de fevereiro de 1931, ele inaugurou com uma mensagem radiofônica a estação da Rádio Vaticano, construída por Guglielmo Marconi.
“ A toda a criação, a Deus, aos católicos, à hierarquia, aos religiosos, aos missionários, a todos os fiéis, aos infiéis e dissidentes, aos governantes, aos súditos, aos ricos, aos pobres, aos operários e aos empregadores, aos aflitos e perseguidos ”
Outras serão as mensagens de Papa Pio XI transmitidas, como “Mentre Milioni”, de 1938, um convite à oração "pelo iminente perigo da guerra e pela ameaça de massacres e ruínas sem precedentes".
O contexto histórico mundial nos últimos anos do Pontificado é, de fato, marcado por profundas lacerações e tensões que resultarão na eclosão da Segunda Guerra Mundial. Pio XI não viverá esses horrores, mas vislumbra a aproximação da tragédia, agora iminente.
Ele faleceu em 10 de fevereiro de 1939, enquanto se formavam as  sombras do conflito e das ditaduras.
* O Tratado de Latrão, "Tratado de Santa Sé" ou "Tratado de Roma-Santa Sé" é um dos tratos lateranenses de 1929 feitos entre o Reino de Itália e a Santa Sé, ratificado em 11 de fevereiro de 1929, dando fim à "Questão Romana".

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: