quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

EQUIPE AVANÇA NA REDAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DO PROGRAMA MISSIONÁRIO NACIONAL




Equipe avança na redação dos fundamentos do Programa Missionário Nacional
Uma equipe, coordenada por dom Esmeraldo Barreto, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se encontrou dias 8 e 10/2, com a finalidade de avançar na formulação de um texto com os fundamentos da missão a partir do magistério da Igreja que vai integrar o Programa Missionário Nacional (PMN).
O objetivo do programa, segundo dom Esmeraldo Barreto, é acolher e aprofundar a missão que brota do coração da Santíssima Trindade como identidade da Igreja peregrina e que, por sua natureza é missionária (AG 2). “Diante da busca de sentido para a vida, traduzida em sede de Deus, desejamos contribuir na formação da identidade pessoal e comunitária do discípulo missionário de Jesus Cristo”, reforça o bispo.
A comissão preparatória do texto informou que um desafio nuclear e original de ordem espiritual tem instigado a redação do programa: como contribuir para que, na missão, não falte a paixão por Jesus Cristo e pelo seu povo? A equipe tem se debruçado sobre este desafio desde agosto de 2017, em vista da elaboração do programa missionário nacional (PMN).
Dom Esmeraldo ressalta que o objetivo desse processo de construção é colaborar para que a missão seja, de fato, o eixo norteador das prioridades que serão definidas nesse programa, bem como das demais atividades da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.
A Comissão informa que a proposta já foi refletida com os coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs), presentes no 4º Congresso Missionário Nacional em Recife (PE), em setembro de 2017. A proposta também foi apresentada na assembleia do COMINA de 2018 que a estudou e decidiu aprofundar sua elaboração.
Em 2018, foram realizadas assembleias nos 18 regionais da CNBB. “Pudemos considerar os principais desafios para a evangelização missionária no Brasil e sugestões de prioridades para o PMN”, avalia o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB. Em novembro de 2018, foi realizado um encontro com pessoas de vários regionais para aprofundar os fundamentos antropológicos, bíblicos, eclesiológicos, teológicos e missiológicos que partem do encontro com Jesus Cristo, alimentam, motivam e sustentam o ser e viver missionário.
A equipe de sistematização do PMN enviou às coordenações dos COMIREs um texto referente à fundamentação sobre a missão a ser estudado e meditado tendo em vista a realização da próxima Assembleia do COMINA, de 4 a 7 de abril. “Esperamos contar com sugestões para o aprimoramento do texto a ser aprovado nesta momento nacional”, conclui dom Esmeraldo.
Integram também a equipe de elaboração do PMN, os padres Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Jaime Gusberti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM) e o diácono permanente Sérgio Douet.
Foto:  20ª Assembleia do Comire, realizada em Carpina (PE), de 20 a 22 de abril de 2018.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: