segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



28 DE JANEIRO DE 2019

SEGUNDA FEIRA - 3ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura – Hb 9, 15.24-28


Leitura da Carta aos Hebreus 9,15.24-28

Irmãos: 15Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna.  24Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor.  25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio.  26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento.  28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam. Palavra do Senhor.

Reflexão – “estamos livres para voar para o Pai!”

A carta aos Hebreus nos leva a afirmar com toda a certeza que “O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento”. Portanto, nunca poderemos nos deixar enganar pelas religiões que apregoam a ideia de que teremos outras vidas aqui na terra. Por essa razão, esta leitura nos dá muita alegria quando nos garante que a trajetória da nossa vida será sempre ir mais além, e sempre em busca do encontro com o Pai. O Plano de Deus é completo e Ele não iria nos deixar na mesmice, voltando para a terra e passar pelas mesmas provas e, no final ainda comprovar a nossa incapacidade. Jesus já pagou a nossa conta e de uma vez por todas liquidou a nossa culpa! Ele abriu para nós as portas do céu, por isso, estamos livres para voar para o Pai. Uma vida maravilhosa nos espera adiante, quando contemplaremos a Deus e receberemos a nossa herança. 

Você já pensou que a cada dia que passa você caminha mais para encontrar o Pai?
 – Você já encontrou o sentido para a sua vida aqui na terra? 
– Qual é o material que você tem usado para construir a sua casinha no céu, perto de Jesus e do Pai?

Salmo 97,1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R.1a)

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa*
e da cítara suave!
6Aclamai, com os clarins e as trombetas,*
ao Senhor, o nosso Rei!R.

Reflexão - É do nosso coração que tiramos a inspiração para entoar um canto novo ao Senhor, todos os dias. A cada dia que passa, aparecem mais motivos para que nós louvemos o Senhor: salvação, vitória, prodígios, proteção, providência. Tudo isso é motivo para que os nossos lábios entoem um canto novo a cada dia.

 

Evangelho – Mc 3, 22-30


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,22-30

Naquele tempo: 22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu,
e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: 'Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar.
Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo:
tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno.' 30Jesus falou isso, porque diziam:
'Ele está possuído por um espírito mau.'
Palavra da Salvação. 

Reflexão – “a blasfêmia contra o Espírito Santo”

Precisamos estar muito atentos para não dar ouvidos aos ensinamentos dos homens que negam o poder do Espírito Santo, para que não se enfraqueça em nós a Sua manifestação. Por isso, neste Evangelho, com muita sabedoria Jesus refutou o argumento dos mestres da Lei que confundiam o povo alegando que Ele era movido por um espírito mal e que era por força do demônio que expulsava os demônios. Jesus então, lhes mostrou que um reino que se volta contra si mesmo é um reino enfraquecido e condenou aqueles que blasfemavam contra o Espírito Santo, pois, quem assim o faz está praguejando contra o próprio Deus e dividindo o Seu reino.  Refletindo sobre as palavras de Jesus nós podemos perceber que lutamos contra nós mesmos (as) quando negamos o poder do Espírito Santo e não reconhecemos Nele o motivador da nossa vida e das nossas ações. Se, tivermos consciência de que recebemos o Espírito Santo no nosso Batismo não o podemos rejeitar e não querer a sua manifestação em nós, pois, assim, com certeza, estaremos fadados ao fracasso e a uma vida de trevas. Não teremos perdão! Seremos fortes e destemidos se deixarmos que a força do Espírito atue em todos os momentos da nossa vida. 

– Você acredita que o Espírito Santo tem poder na sua vida?
 – Você é uma pessoa que dá ouvidos a doutrinas de outras religiões? 
– Quem é o Espírito Santo para você?
 – E Jesus, quem é Ele para você?

Helena Serpa
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: