sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

PARÓQUIA DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO INAUGURA ESTÁTUA EM HOMENAGEM A PADRE CICERO

Foto do Google



Rodeada por migrantes nordestinos, que deixaram a terra natal em busca de melhores oportunidades no Rio de Janeiro, a Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, cujo padroeiro é emblemático no Nordeste, quis trazer ainda mais a mensagem de fé do sertão.

No dia 12 de dezembro, foi inaugurada, na praça em frente ao prédio da paróquia, uma estátua em homenagem a Padre Cícero Romão Batista, conhecido na devoção popular como ‘Padim Ciço’’, e que atrai milhares de fiéis à cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, onde atuou como pároco. Na próxima fase, está prevista a implantação de um veleiro, para que os devotos possam fazer suas preces, juntamente com uma cruz em granito.

De acordo com o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que presidiu a inauguração e, depois,  celebração eucarística, “esse projeto era um sonho da paróquia e, finalmente, foi concluído o trabalho. Hoje, inauguramos a praça do Padre Cícero, esse homem de Deus, que serviu no interior do Nordeste do Brasil e que também é um exemplo para toda a Igreja”, afirmou.

O cardeal também frisou que a estátua também é uma homenagem aos nordestinos. “Padre Cícero marcou o Nordeste com sua vida de oração, trabalho social junto aos mais pobres e, mais tarde, com seu trabalho político. Ele foi um homem incansável. Porém, essa também é uma homenagem ao povo nordestino que construiu o bairro de Rio das Pedras, levando adiante esse trabalho de evangelização e missão. Que todos possam cuidar dessa praça lembrando, também, que padre Cícero tinha cuidado para com o meio ambiente”, concluiu.

Para o pároco, padre Marcos Vinício Miranda Vieira, a imagem está localizada de maneira que padre Cícero possa acolher a todos. “Para o Nordeste, ele já é santo. É uma devoção muito grande a esse homem que, até o fim, foi fiel à Igreja. Com essa estátua, recordamos todo o povo nordestino, aqueles que deixaram suas terras e vieram ao Rio. Padre Cícero representa todo o Nordeste que aqui chegou, todos que vieram para trabalhar e em nome do bem. Dessa forma, a imagem está virada parte para a igreja e outra parte para a rua, como aquele que acolhe a todos”, completou.

A celebração também contou com a presença do representante da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Justino Carvalho. Ele destacou que “conseguimos, com muito esforço, revitalizar essa área, elaborando um projeto criado pela equipe do meio ambiente. A imagem é fruto da fé e união de toda paróquia. Quando o poder público e a comunidade andam de mãos dadas, conseguimos fazer realizações. Sozinhos não conseguimos, mas unidos somos fortes. Pedimos oração por nosso governo, nossa prefeitura e por nossos governantes”, rogou.

Fonte: ArqRio


Nenhum comentário: