segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

JOVENS POLONESES INGRESSAM NA COMUNIDADE SHALOM



Missão de Varsóvia tem primeiros missionários e missão de Cracóvia envia postulante para Discipulado no Brasil. Os jovens missionários testemunham como conheceram o Carisma Shalom na Polônia.

Após três anos da primeira fundação da Comunidade Católica Shalom na Polônia, já é possível colher os frutos vocacionais na terra de São João Paulo II.
É com alegria que as missões de Cracóvia e Varsóvia testemunham a fidelidade de Deus que cumpre suas promessas e quer gerar frutos para a humanidade ao contemplarem as novas vocações.
“Surgirão outros frutos de santidade se as comunidades eclesiais mantiverem a sua fidelidade ao Evangelho [...].”  São João Paulo II
A missão de Cracóvia envia para a casa de formação no Brasil (Discipulado de Pacajus) a jovem Agnieszka Kluz, 22, depois do seu primeiro ano na comunidade como postulante da Comunidade de Vida.
E na missão de Varsóvia, a jovem Magdalena Majek, 21, é a primeira a ingressar na Comunidade de Aliança. Já o jovem Paweł Krasowski, 27, é o primeiro a ser enviado como postulante da Comunidade de Vida. Ele vai para a missão de Arnsberg, na Alemanha.
Os três jovens missionários testemunham como conheceram o Carisma Shalom
Agnieszka Kluz - Comunidade de Vida
Como você descobriu o Carisma Shalom?
Conheci a Comunidade Shalom quando alguns dos missionários da missão de Cracóvia, no tempo de imersão cultural, moraram na casa de famílias conhecidas do meu pároco. Tendo a oportunidade de conhecê-los, após um encontro, e, cada vez mais frequentemente visitando a casa da Comunidade, observando como os missionários viviam e ouvindo os seus testemunhos, comecei a conhecer o Carisma. Depois de algumas outras experiências, atraída pela contemplação, pela vida fraterna e pela evangelização, olhei para a Comunidade, para os missionários, e vi que eles tinham O tesouro que o meu coração desejava.
Como foi a sua caminhada vocacional?
Quando eu penso sobre meu caminho vocacional, me vem à cabeça somente uma palavra: “loucura!” Quando pedi para começar o vocacional, nenhum dos missionários falava polonês o suficiente para dar uma pregação ou para me acompanhar, mas Deus já mostrava que nada é impossível para Ele. O Senhor revelava a mim Sua profundidade, a misericórdia de Sua escolha em minha vida, me ensinava a rezar, a ser com Ele, a ser para Ele. Nele eu me descobria. Ele roubou meu coração e, para mim, esse roubo foi muito doce, já que o próprio “ladrão” é muito doce. Já no postulantado eu pedi a Ele para que se tornasse meu amigo e essa foi a experiência que tive ao longo deste ano, um tempo de luta pela pureza do coração e também de permissão para que Ele estivesse no centro.
Quais as maiores os graças e desafios neste caminho?
Nesse caminho, a maior graça que eu recebo a cada dia é a do encontro com Ele, com o Seu “sim” para minha vida, da escuta da Sua voz, da Eucaristia na qual O recebo. Estou impressionada com o trabalho Dele na oração. Grande graça é para mim morar em Cracóvia e construir a missão aqui pela vida fraterna, pela condução do grupo de oração, pela evangelização, pelo falar polonês! A maior dificuldade fui eu mesma – meu temperamento, meu pecado, minhas fraquezas. Na Comunidade, o caminho de autoconhecimento me mostrou que à minha frente ainda há muito trabalho para que eu seja santa.
O que você espera deste novo ano na Comunidade?
Espero pertencer mais a Deus e Ele a mim, diminuir o suficiente para que Ele se torne, de fato, grande em mim. Espero mais uma vez diante Dele rasgar meu coração para tudo dar. O ano de discipulado é um ano de imersão no Carisma; então esse é o meu desejo: mergulhar naquele que me foi dado, no que é minha identidade, mergulhar no que sou.
Paweł Krasowski - Comunidade de Vida
Como você descobriu o Carisma Shalom?
Descobri o Carisma de Shalom durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2016, em Cracóvia. Durante o evento tive a oportunidade de ser voluntário na paróquia onde a Comunidade Shalom estava presente. E ali, para mim, o Carisma Shalom foi um novo sopro do Espírito, que veio para o que estava faltando na igreja na Polônia: a alegria da fé.
Como foi a sua caminhada vocacional?
O ano vocacional foi um tempo de oração, reflexão e autoconhecimento. Todos os dias eu tentava viver o Carisma e os encontros vocacionais mensais me deram a oportunidade de aprofundar a relação com Deus, bem como crescer no conhecimento do que é o Carisma.
Quais as maiores os graças e desafios neste caminho?
A maior graça foi o crescimento na relação com Deus. Sinto que estou perto Dele mais do que nunca. O desafio foi viver o Carisma no meu dia a dia.
O que você espera deste novo ano na Comunidade?
Quero aprofundar minha relação com Deus, bem como aprender a viver em Comunidade e, como Comunidade de Vida, experimentar do amor de Deus na vida cotidiana.
Magdalena Majek - Comunidade de Aliança
Como você descobriu o Carisma Shalom?
Conheci a Comunidade na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2016, em Cracóvia, e aí tive uma experiência forte com o Carisma num momento de oração do Festival Halleluya. Depois disso, fui descobrindo mais do Carisma através da oração pessoal e comunitária, por meio de um aprofundamento na relação com Deus no grupo de oração e Vocacional. Pude experimentar dos Seus bens espirituais, que claramente se manifestaram em mim e esta experiência foi sendo aprofundada através do contato com a vida dos missionários da missão de Varsóvia.
Como foi a sua caminhada vocacional?
Iniciei o ano vocacional um pouco mais tarde do que os outros vocacionados. Nos encontros vocacionais que ocorriam uma vez por mês, a partir da oração, pouco a pouco pude conhecer mais a Comunidade e durante este tempo fui aprendendo o ordinário da vida de oração e Eucaristia diária. Pude também aprofundar meu conhecimento sobre a fé.
Quais as maiores os graças e desafios neste caminho?
As graças foram as diversas experiências que Deus me deu para que pudesse conhecê-Lo melhor, as experiências que provaram a minha fé, tudo que vivenciei durante este tempo, o que fui alcançado e as diferentes situações que me ajudaram a conhecer a Verdade. Foi desafiante conciliar a vida de oração e a Eucaristia diária com a vida cotidiana, as renúncias que decidi fazer por Deus e o confronto com a opinião das pessoas as quais nem sempre compreendem o compromisso com a Vocação.
O que você espera deste novo ano na Comunidade?
Espero aprofundar o meu conhecimento de Deus e do meu relacionamento com Ele.
Fonte: Site da Comunidade Shalom

Nenhum comentário: