quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



6 DE DEZEMBRO DE 2018

5ª. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

DO ADVENTO
Cor Roxo
1ª Leitura - Is 26,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías 26,1-6
1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: 'Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo,
cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito;
e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão.
6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes. Palavra do Senhor.

Reflexão - “a cidade acalentada por nós

Quando fala em cidade fortificada o profeta Isaías se refere ao reino de Deus que acontece no coração de todo homem e de toda mulher que se ajusta ao plano de Deus. A cidade fortificada é a cidade sonhada e projetada por Deus para nós, portanto, a nossa confiança em Deus e nas Suas promessas nos manterão de pé em qualquer situação, mesmo nos momentos que estamos correndo perigo. Todos nós desejamos viver numa “cidade fortificada” e segura, no entanto, na medida em que o mundo se arma e se isola para se proteger, também crescem o desamor, a miséria e a violência. Quanto mais o mundo se moderniza e avança por causa da inteligência humana mais também ele fica refém do próprio homem. No entanto, a partir das nossas ações, mesmo dentro deste contexto, ainda podemos acalentar a esperança de um mundo melhor. Enquanto aqui estivermos podemos ser colaboradores na construção de uma cidade que seja consequência do que acalentamos no coração e das nossas ações e reações de justiça. Todas as nossas motivações partem originariamente dos nossos pensamentos, maquinações, boas intenções e bons propósitos. Portanto, lá no mais profundo do nosso íntimo, advém a cidade acalentada por nós: lugar de entendimento e de concórdia, de amor, de paz e de justiça. O povo justo que entrará nesta cidade é o povo que vive desde hoje os ensinamentos do Evangelho e tem consciência de que o perdão supera o ódio, de que aquele que se humilha será exaltado e de que quem se exalta será humilhado. A cidade santa é o próprio Deus que já veio morar no meio de nós e se faz presente no nosso coração por meio da Palavra e da  Eucaristia. Ele é como uma cidade fortificada e cercada de muros e antemuro para a nossa segurança.  É o Coração de Jesus Cristo, nosso Senhor que já habita no íntimo do nosso ser e faz parte do nosso corpo, pelo poder do Espírito Santo. 

Você se sente seguro aqui na terra? – De quem você espera proteção?
 – Você confia nos homens sábios e inteligentes à moda do mundo? 
– Você tem vivido dentro dos ensinamentos evangélicos? 
– Você é perseguido por causa da justiça de Deus?



Salmo - Sl 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a)

R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
Ou:Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
8É melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que pôr no ser humano a esperança;
9é melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que contar com os poderosos deste mundo!' R. 

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
20'Sim, esta é a porta do Senhor, *
por ela só os justos entrarão!'
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!R. 

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'
26Bendito seja, em nome do Senhor, *
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos. *
27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine!R

Reflexão - A misericórdia do Senhor é eterna por isso somente Ele nos compreende e nos dá abrigo, perdoa as nossas faltas e nos ama do jeitinho que somos. Ninguém, por melhor ou mais poderoso (a) que seja, pode nos oferecer a salvação e com ela a prosperidade, a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar.  É justo aquele (a) que confia no amor e na misericórdia de Deus que estão de portas abertas para acolher a todos os que quiserem entrar. Ser justo (a) é acreditar nas promessas de Deus e acolher a Sua vontade.

Evangelho - Mt 7,21.24-27

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21.24-27
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática,
é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' Palavra da Salvação.

Reflexão – “construindo a nossa história”

Ao soprar sobre nós o Seu Espírito, Deus nos animou e deu liberdade para construir a casa onde nos abrigaríamos durante o tempo em que aqui estivéssemos. Portanto, a casa é a nossa vida. Perante as Palavras de Jesus nós percebemos que existem dois alicerces para construirmos a nossa casa, sobre a rocha ou sobre a areia.  A Rocha é a Palavra de Deus com todos os ensinamentos e direcionamentos. A areia é a ilusão dos ensinamentos do mundo. Assim sendo, podemos já observar sobre quais fundamentos nós estamos passando os nossos dias. Muitas vezes pensamos que estamos construindo um futuro promissor, porque estamos estudando, trabalhando, ganhando dinheiro, enfim, aproveitando a vida e isto tudo é muito válido. No entanto, precisamos verificar se tudo isso está dando sentido a nossa existência ou se estamos vivendo apenas uma utopia e na realidade, a nossa vida está cheia de senões.  Não precisamos ir muito longe, mas apenas perceber quais as decisões que teríamos de tomar e estamos deixando para depois; o perdão que precisamos dar e não damos o primeiro passo; a oração que deixamos de fazer; a caridade que deixamos de realizar por comodismo; e muitas outras coisinhas que nos vão deixando vulneráveis e fracos na fé.  A Palavra de Deus nos direciona e nos dá subsídios para termos uma base firme. Somente permanecendo firmes na vivência da Palavra de Jesus, concretizando com as nossas ações o que proferimos com os nossos lábios, é que estaremos construindo a nossa história sobre a Rocha e a nossa casa não se abalará na hora das tempestades. Do contrário quando construímos a nossa história sobre os falsos fundamentos do mundo quando vier a hora da tempestade a nossa vida ruirá e nós experimentaremos o fracasso. Deus é a Rocha e o Seu Amor nos ajudará a viver a vida com confiança e firmeza, por isso, as tempestades, os terremotos e os ventos não nos abalarão. As dificuldades pelas quais passamos, tornam-se momentos preciosos que nos provam se estamos, realmente, firmados sobre a R0CHA. 

– Como você está construindo a sua casa: na Rocha ou na areia? 
– Em quem você põe a sua confiança?
 – Você já enfrentou alguma tempestade? Com quem você contou? 
– Você tem fé?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: