domingo, 23 de dezembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



23 DE DEZEMBRO DE 2018


4º DOMINGO DO ADVENTO 

Cor Roxo
1ª. Leitura

Leitura da Profecia de Miquéias 5,1-4a
Assim diz o Senhor:  1Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel;sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhore com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4e ele mesmo será a Paz. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a vinda do Príncipe da Paz

Uma cidade, pequeninha entre muitos povoados foi escolhida por Deus para acolher o Salvador da humanidade! Embora fosse diminuta, foi a Belém que Jesus elegeu para ser o Seu berço. Assim, nós constatamos como é a metodologia do Senhor e qual o critério usado por Ele quando faz a Suas escolhas! Miquéias profetiza a paz dos tempos vindouros com a vinda do Príncipe da Paz para governar a terra com a força do Senhor e com a majestade de Deus. Por isso, neste tempo de Advento, precisamos também aprender a nos tornar uma Belém, na simplicidade e insignificância para deixar que o Rei venha nos dirigir, nos administrar com Sua força e fazer com que a paz aconteça dentro dos nossos muros. Somos pequenos e insignificantes, mas quando deixamos com que Jesus viva em nós, nos tornamos fortes na paz e cheios do poder do Espírito Santo. Portanto, às vésperas de mais um Natal do Senhor deixemos que esta profecia se torne realidade na nossa vida!

 – Você aceita tornar-se pequenino (a) como Belém para acolher o Rei?
 – Você entende o que é ser pequenino e ou pequenina? 
– Qual é o seu relacionamento com o Menino Jesus?
 – Ele é pequenino e cabe dentro do seu coração, por isso reze com Ele, hoje.

 Salmo 79 2ac.3b.15-16.18-19

R. Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvos!

2aAo Pastor de Israel, prestai ouvidos.
2cVós que sobre os querubins vos assentais,*
aparecei cheio de glória e esplendor!
3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação! R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.

18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Reflexão - Este salmo é uma verdadeira súplica para que venha logo o pastor de Israel. É este também o apelo que o nosso coração faz ao Pai que nos prometeu a Salvação. “Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação” diz o salmista. Quanto mais pedimos e desejamos a salvação mais teremos a certeza de que Jesus já nos salvou e renova a nossa vida a cada momento, a cada dia.

2ª. Leitura

Leitura da Carta aos Hebreus 10,5-10

Irmãos: 5Ao entrar no mundo, Cristo afirma: 'Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito:
Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.' 8Depois de dizer:
'Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado' - coisas oferecidas segundo a Lei - 9ele acrescenta: 'Eu vim para fazer a tua vontade'. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo.
10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jesus é a oferenda e o sacrifício

 Ao mesmo tempo em que cita o Antigo Testamento, quando escreve sobre coisas oferecidas segundo a lei, o autor da Carta aos Hebreus se reporta ao Novo Testamento se referindo a Jesus Cristo que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e se entregar por nós. O Pai desejava salvar o homem do pecado e da morte eterna a que estava condenado, e o Seu próprio Filho se ofereceu para vir cumprir esta missão.  Portanto, Jesus Cristo é o sacrifício perfeito que substitui definitivamente toda e qualquer oferenda que se fazia pelos pecados da humanidade. Jesus ofereceu o Seu próprio Corpo, formado por Deus pelo poder do Espírito Santo, no seio de Maria. Jesus é a oferenda que nos santifica. Jesus é a vontade do Pai que se realiza em nós. Não podemos desperdiçar a graça do tempo atual para nos voltar somente para o colorido das ruas, a beleza das praças e das vitrines. Precisamos, sim, ser uma nova Belém, enfeitada de amor para receber Jesus que é a vontade do Pai vivendo no meio dos homens. 

– Como está o seu coração hoje para acolher Jesus? 
– O que está enfeitando a sua cidade interior: a alegria, a esperança, a paz, a solidariedade, a misericórdia, ou o desamor, o egoísmo, o rancor, a indiferença? – Ainda há tempo para você se arrumar: JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Evangelho – Lc 1, 39-45

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou:
'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!'
43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “Maria é a bem-aventurada.”

Nossa Senhora não é a bem-aventurada somente porque foi escolhida para ser Mãe do Salvador. Ela é proclamada assim, porque foi fiel ao chamado de Deus e não se acomodou no privilégio da sua eleição. Apressadamente, como diz o Evangelho, ela se dirigiu a uma região montanhosa e de difícil acesso, para visitar a prima que necessitava de ajuda. Ao visitar sua prima Santa Izabel Nossa Senhora teve um gesto de solidariedade e de amor, que nos leva a refletir e desejar ardentemente também, ter a força, a ousadia e a coragem de nos desinstalar, saindo da nossa “vidinha boa” do tudo querer receber, ganhar, usufruir para também partilhar, repartir e prestar solidariedade a quem está necessitado.  A solidariedade de Maria fez com que a alegria fosse levada à casa de Izabel quando João Batista estremeceu em seu ventre. A nossa solidariedade também fará com que a alegria entre na casa e no coração das pessoas a quem visitarmos e ajudarmos.  O mesmo Espírito Santo que impulsionou Maria e se manifestou no seio de Isabel nos unge e nos motiva para que sejamos diligentes na prática do amor ao próximo.     –  
- Existe alguém precisando da sua visita neste tempo do Natal? 
– Quem sabe não terá alguém incapacitado (a) esperando a sua visita!
 – Peça o auxílio de Nossa Senhora e coloque o pé na estrada. A alegria do Senhor irá com você e se irradiará pelo mundo afora.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária um Novo Caminho


Nenhum comentário: