quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



19 DE DEZEMBRO DE 2018

4ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura – Jz 13, 2-7.24-25a

Leitura do Livro dos Juízes 13,2-7.24-25a

Naqueles dias:2Havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja mulher era estéril. 3O anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe: 'Tu és estéril e não tiveste filhos,
mas conceberás e darás à luz um filho. 4Toma cuidado de não beberes vinho nem licor, de não comeres coisa alguma impura,
5pois conceberás e darás à luz um filho. Sua cabeça não será tocada por navalha, porque ele será consagrado ao Senhor desde o ventre materno, e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus'. 6A mulher foi dizer ao seu marido: 'Veio visitar-me um homem de Deus, cujo aspecto era terrível como o de um anjo do Senhor. Não lhe perguntei de onde vinha nem ele me revelou o seu nome. 7Ele disse-me: 'Conceberás e darás à luz um filho. De hoje em diante, toma cuidado para não beberes vinho nem licor, e não comeres nada de impuro, pois o menino será consagrado a Deus,
desde o ventre materno até ao dia da sua morte`'. 24Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou. 25aO espírito do Senhor começou a agir nele
no Campo de Dã. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a mãe de Sansão”

Mais uma história de uma mulher estéril na qual o Senhor fez maravilhas revelando o Seus desígnios e mostrando o Seu poder miraculoso. Mais uma vez o anjo do Senhor se apresenta e anuncia os planos de Deus para as pessoas escolhidas. A mulher estéril também acreditou nas palavras do anjo e tudo aconteceu como fora previsto! “Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão! Nós também, hoje, precisamos da intervenção do Senhor em socorro às nossas esterilidades. Somos estéreis, porque não produzimos atos de amor, de fé e de esperança. Somos estéreis porque agimos inconsequentemente atropelando os desígnios de Deus para nós e colocando em nós mesmos (as) e na nossa capacidade humana, a confiança para realizarmos os nossos anseios. Assim como fez com a mãe de Sansão o Senhor poderá fazer também conosco a fim de que possamos dar frutos de vida nova e de santidade. Somos homens e mulheres consagrados (as) ao Senhor, por isso, o Seu Espírito age em nosso favor. Precisamos nos postar vigilantes, pois o anjo do Senhor acampa perto de nós e vem a nós para nos dar a boa notícia de que Jesus Cristo é UM conosco. Por isso, podemos levar ao mundo a luz da vida nova que foi concebida no nosso coração. 

– Qual é a sua esterilidade? 
– A sua fé tem produzido frutos de justiça e de santidade? 
  Você sente o Amor de Deus no seu coração e tem desejo de transmiti-lo ao mundo?
 – A esterilidade é a incapacidade de produzir frutos! 
- Você tem pedido ajuda do anjo do Senhor para ajuda-lo (a) vencer as suas esterilidades?

Salmo 70 (71), 3-4a. 5-6ab. 16-17 (R. Cf. 8a)

R. Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

3Sede uma rocha protetora para mim, *
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,+
o meu refúgio, proteção e segurança!*
4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R.

5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *
em vós confio desde a minha juventude!
6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse,
6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R.

16Cantarei vossos portentos, ó Senhor, *
lembrarei vossa justiça sem igual!
17Vós me ensinastes desde a minha juventude, *
e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

Reflexão – Quando rezamos com este salmo nós proclamamos o poder protetor do Senhor que nos ampara em todos os tempos da nossa vida. Desde cedo devemos cantar nossa fé e a nossa esperança no auxílio divino, porque somente assim estaremos fazendo justiça ao Deus, nosso criador. Reze hoje com este salmo e compense o tempo da sua vida em que você não orava ao Senhor.

Evangelho – Lc 1, 5-25

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,5-25

5Nos dias de Herodes, rei da Judéia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos era justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor.
7Nóo tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo
as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo.
9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado
e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: 'Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno,
ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles,
com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.' 18Então Zacarias perguntou ao anjo: 'Como terei certeza disto?
Sou velho e minha mulher é de idade avançada.' 19O anjo respondeu-lhe: 'Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus,
e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até ao dia em que essas coisas acontecerem,
porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo.' 21O povo estava esperando Zacarias,
e admirava-se com a sua demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo.
23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário,
Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: 'Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!' Palavra da Salvação.


Reflexão – “para Deus nada é impossível”

Nada é impossível e limitado para aqueles que confiam no Senhor! Tudo é largo, abundante e possível, para os que esperam no Senhor, portanto, a intervenção de Deus nas nossas impossibilidades mostra ao mundo o Seu poder soberano. De idade avançada, Zacarias e Isabel não podiam ter filhos, no entanto, não desistiam de esperar que a força de Deus se manifestasse neles e acreditavam que O Senhor tinha um plano muito importante para a sua vida. E, apesar de que, aparentemente, fossem incapazes de conceber um filho, o projeto de Deus se cumpriu fielmente com a concepção de João Batista.  Portanto, mais uma vez, por meio do Evangelho, nós podemos entender o modo como Deus se manifesta na nossa vida e nos chama para ser colaboradores da Sua obra de salvação, mesmo que tudo mostre o contrário. Cada um de nós é parte do projeto de Deus para a salvação da humanidade e, a partir da nossa vivência e da nossa experiência pessoal, todos nós somos convocados a ser protagonistas da Sua história.  Dessa forma também, Ele intervém na vida daqueles (as) que oram com confiança e nunca deixam de suplicar pela Sua providência e pelo Seu auxílio.  Nunca poderemos subestimar o poder e a ação do Espírito Santo em nós. Às vezes, precisamos, como Zacarias, silenciar para fazer que germinem no nosso coração os segredos de Deus e, assim, no devido tempo eles serão desnudados para o engrandecimento do Seu reino aqui na terra.

-Você tem pedido com fé coisas que aparentemente são impossíveis?
 – Você desiste com facilidade dos seus sonhos? 
– Para você Deus tem poder para realizar aquilo que você deseja ardentemente?
 – Peça, então, hoje, ao Espírito Santo, que lhe conceda uma coisa que você muito espera! 
–- Faça um ato de fé na providência e no amor de Deus e proclame a vitória da sua vida.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: