sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

HOJE, NA CATEDRAL, FORAM ORDENADOS 17 DIÁCONOS E RECEBIDA URNA MEMORIAL COM PARTE DOS RESTOS MORTAIS DE DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER




Na noite desta, sexta-feira, 21, a partir das 18h30min,  a urna com parte dos restos mortais de dom Aloísio Lorscheider, foi recebida na Catedral Metropolitana Fortaleza, em celebração Eucarística por ocasião do aniversário da Dedicação da Catedral, concluída e consagrada por ele. Amanhã, 22, completará 40 anos de sua inauguração. Ainda, nesta celebração foram ordenados 17 diáconos, sendo quatro permanentes. Entre os fiéis católicos presente à celebração o senador Tasso Jereissati, amigo de dom Aloísio. Ele estava acompanhado da esposa, dona Renata, e do deputado estadual Carlos Matos. 

 


Dom Aloísio foi arcebispo de Fortaleza durante 22 anos, sendo  

transferido para Aparecida do Norte, São Paulo, em 1995 e faleceu no dia 23 de dezembro de 2007 em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

 

Após a celebração a urna foi transladada para a Capela da Ressurreição, na Cripta, onde repousará junto com os outros arcebispos, bispos e monsenhores sepultados no local.

Foram ordenados nesta noite, na Catedral de Fortaleza, no Centro da cidade, 17 diáconos pela Imposição das Mãos e Oração Consecratória de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza.


Os Diáconos 

1 – Claudenir Maia Silva
2 – Francisco Antônio Araújo Souza
3 – Francisco Rodrigues da Cruz
4 – Francisco Tarciso Alves de Medeiros
5 – Franco Michel Silva Galdino
6 – Igor Cristino Câmara
7 – Jonas Xavier de Souza Almeida
8 – José do Carmo da Silva Oliveira
9 – Maciel de Sousa Silva
10 – Marlos de Oliveira Rebouças
11 – Michel Bastos Bow Ztaif
12 – Ramilson do Nascimento Silva
13 – Roberto Jorge Simões Menezes
14 – Thiago José Rocha Costa
15 – Ticiano Silva Cavalcante
16 – Vicente Tomaz de Souza Junior
17 – Vitor Bomfim Santos

Um pouco sobre Dom Aloísio:
Dom Aloísio Léo Arlindo Lorscheider, OFM (1973 a 1995)
Dom Aloísio Lorscheider (4º Arcebispo de Fortaleza)
Cardeal Presbítero do Título de São Pedro “in Montório”.
Dom Aloísio Lorscheider, cardeal,  filho de Jose Aloysio Lorscheider e de Verônica Gerhard Lorscheider. Nasceu em Linha Geraldo, município de Estrela, no Estado do Rio Grande do Sul, em 08 de outubro de 1924.
Foi ordenado sacerdote a 22 de agosto de 1948.
No dia 03 de fevereiro de 1962, o Papa João XXIII nomeou-o bispo de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação episcopal a 20 de maio do mesmo ano.
Foi membro da Comissão Teológica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e depois primeiro Secretário da mesma Conferência até ser eleito Presidente.
Em 1973 Paulo VI o promoveu à sede arquidiocesana de Fortaleza. Nesta Arquidiocese, dom Aloísio Lorscheider continuou a sua missão pastoral já com notáveis frutos em Santo Ângelo. Dedicou particular atenção ao clero, no qual procurou desenvolver um profundo sentido de comunhão eclesial e um singular impulso apostólico.
No fim de 1972, no decurso da XIV Assembléia do CELAM foi eleito Vice-presidente deste organismo, sucedendo pouco depois a Dom Eduardo Pironio, na Presidência do órgão.
Presidiu em 1979 o Encontro dos Bispos da América Latina em Puebla-México.
Foi criado e publicado cardeal no consistório de 24 de mão de 1976 por S.S. o Papa Paulo VI – Presbítero do Título de São Pedro “in Montorio”, e como tal, tomou parte nos dois conclaves que elegeram papas, respectivamente suas Santidades João Paulo I e João Paulo II.

Foi transferido para a Arquidiocese de Aparecida do Norte em 1995.
Em 28 de janeiro de 2004, recebeu a notícia da aceitação de sua renúncia e em 25 de março do mesmo ano entregou a arquidiocese para d. Raymundo Damasceno Assis, tornando-se, assim, arcebispo emérito de Aparecida.
Faleceu às 5h30min, do dia 23 de dezembro de 2007, no Hospital São Francisco, em Porto Alegre.


Nenhum comentário: