sexta-feira, 30 de novembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



30 DE NOVEMBRO DE 2018

6ª. FEIRA – SANTO ANDRÉ

 

APÓSTOLO - FESTA

Cor Vermelho

 

1ª. Leitua – Rm 10, 9-18


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 10,9-18

Irmãos: 9Se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação.11Pois a Escritura diz: "Todo aquele que nele crer não ficará confundido". 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele?como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?Assim é que está escrito: "Quão belos são os pés dos que anunciam o bem". 16Mas nem todos obedeceram à Boa-nova. Pois Isaías diz:"Senhor, quem acreditou em nossa pregação?" 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois "a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo". Palavra do Senhor.

Reflexão – “quem poderá ser salvo”

Em outras palavras, São Paulo nos afirma que todo aquele (a) que declarar com os lábios, aceitar no coração e testemunhar com a vida, que Jesus Cristo é o seu Senhor, será salvo.  É, portanto, por nosso intermédio, que esta afirmação de São Paulo irá espalhar-se por toda a terra, pois só pode invocar a assistência de Deus aquele (a) que nele crê porque antes escutou alguém falar e testemunhar as obras do Senhor na sua vida. Acreditar, confiar e depender, este é o tripé da fé.  A salvação de Jesus corre o mundo através do testemunho de homens e mulheres que tiveram uma experiência com Ela. A Salvação é o próprio Jesus agindo na nossa vida, no entanto, muitos ainda permanecem “surdos” porque nós ainda permanecemos “mudos”. Por isso, somos também nós enviados a anunciar o bem e, mesmo que alguns não deem ouvido à nossa pregação, mesmo que às vezes tenhamos a impressão de que o nosso esforço não está valendo a pena por tudo o que nós estamos sofrendo, as palavra do profeta nos alentam: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. Somos enviados (as) a noticiar ao mundo que todo aquele (a) que crer em Jesus Cristo, não será confundido (a).

– Você tem anunciado ao mundo a sua experiência com Jesus Cristo? 
–- Como você tem expressado ao mundo a sua fé em Jesus Cristo?
- A sua vida tem sido uma demonstração de que você é filho (a) de Deus?
- As outras pessoas notam que a sua vida tem coerência com a sua fé?
- Qual é o “mundo” a quem você precisa noticiar a sua fé com a sua vida?

 

Salmo  18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra. 

2Os céus proclamam a glória do Senhor, * e o firmamento, a obra de suas mãos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, * a noite à noite publica esta notícia. R. 

4Não são discursos nem frases ou palavras, * nem são vozes que possam ser ouvidas;
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * chega aos confins do universo a sua voz. R.

Reflexão - A ação poderosa do Senhor se faz notar pelas obras que nós contemplamos.

Tudo nos fala de Deus, os céus, o firmamento, o dia e a noite. A obra de Deus se manifesta através de tudo o que nós vemos, tocamos e sentimos. Assim também as nossas ações falam mais do que os nossos discursos. O bem que nós fazemos em Nome de Deus soa firme no coração do mundo e, enquanto mais nós nos elevamos o mundo também se eleva por causa de nós.  A nossa própria existência já é uma prova do poder de Deus e, nem precisamos de frases nem palavras bonitas para fazer ressoar nos confins da terra, a Palavra de Deus.

Evangelho – Mt 4, 18-22


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 4,18-22

18Quando Jesus andava à beira do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.  19Jesus disse a eles: 'Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.'  20Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.  21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “somos chamados por Jesus”

Jesus chamou os que Ele quis  não porque fossem homens desocupados e não tivessem nada para fazer, muito pelo contrário cada um deles tinha  uma profissão, tinha  uma história.  Quando Jesus viu os dois irmãos, notou que eles estavam ocupados na sua lida diária e, assim mesmo os escolheu e “eles imediatamente deixaram as redes, a barca e o pai e O seguiram!”.  Assim mesmo Jesus faz com cada um de nós que encontra graça diante dele. Ele nos chama não porque sejamos homens e mulheres desimpedidos de tarefas, de planos e ocupações.  O nosso trabalho, a nossa profissão, a rotina da nossa vida não são impedimento para que sigamos a Jesus e vivamos os Seus ensinamentos. Deixar imediatamente, as redes, a barca e o pai, significam a nossa total anuência ao chamado de Jesus com a consciência de que Ele nos chama com a autoridade de quem sabe o que é melhor para cada um de nós, e por isso, tem a primazia nas nossas escolhas. Jesus nos chama a ser “pescadores de homens” por meio do nosso testemunho de fidelidade a Deus e aos irmãos. O Seu chamado é irrevogável e intransferível, por isso, ninguém poderá assumir o nosso lugar.  É necessário, porém, que estejamos livres de qualquer empecilho, desapegados (as) de tudo quanto nos prende, mesmo que seja o trabalho, a profissão, a família, os bens. Às vezes nos desculpamos porque somos muito ocupados (as), mas Jesus veio chamar justamente àqueles que se comprometem e que têm que renunciar a alguma coisa. Ele deseja que o nosso coração esteja livre de tudo e de todos para que possamos segui-Lo, vivendo a Lei do amor. 

Você já se sente chamado (a) por Jesus? – Você acha que Ele já o (a) viu e o (a) notou? 
– Qual tem sido a sua reação ao chamado de Jesus no serviço do reino?
 – Será que você tem dado desculpas esfarrapadas?
 – Aproveite o tempo de agora, não perca as oportunidades!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho




















Nenhum comentário: