segunda-feira, 12 de novembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



12 DE NOVEMBRO DE 2018

 

SEGUNDA-FEIRA DA TRIGÉSIMA SEGUNDA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM


Cor Verde

1ª. Leitura – Tt 1, 1-9


Início da Carta de São Paulo a Tito 1,1-9
1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apóia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente,havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta,para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei: 6todo candidato deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher, com filhos crentes,e não acusados de levianos ou insubordinados. 7Porque é preciso que o epíscopo seja irrepreensível, como administrador posto por Deus. Não seja arrogante nem irascível nem dado ao vinho nem turbulento nem cobiçoso de lucros desonestos 8mas hospi1taleiro, amigo do bem, ponderado, justo, piedoso, continente, 9firmemente empenhado no ensino fiel da doutrina, de sorte que seja capaz de exortar com só doutrina e refutar os contraditores.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “conselho aos que estão na condução do mundo”

 São Paulo dá lições preciosas aos sacerdotes e a todos aqueles que estão à frente do povo de Deus para o exercício de suas funções. São conselhos que todos nós podemos assimilar, visto que também fomos escolhidos por Deus Pai para continuar no mundo a Sua obra de criação, nas mais diferentes funções que exercemos. O objetivo maior das recomendações de São Paulo é fazer com que conheçamos a verdade da piedade que consiste na nossa busca da vida eterna por meio da fé em Jesus Cristo. A piedade é um dom infuso do Espírito Santo, que nos motiva a nos unir cada dia mais nos mistérios de Deus, e nos leva a devotar amor sincero a todas as pessoas e coisas que estão de algum modo, relacionadas com a paternidade de Deus e a fraternidade cristã. Para isso, ele nos ensina a levar uma vida irrepreensível na prática da fidelidade à nossa vocação, sem arrogância, libertos dos vícios, das cobiças e das inimizades. Todos nós somos administradores (as) do reino de Deus aqui na terra, dentro da nossa casa, na comunidade, no trabalho, na Igreja e no mundo. Para que a nossa missão tenha bom êxito, é imperativo que possamos dar testemunho de justiça, de amizade, de piedade, de equilíbrio, de vivência do evangelho. Assim também, nós poderemos exortar e admoestar àqueles pelos quais somos responsáveis diante de Deus. Quem está à frente na construção do reino, há de ter a consciência de que uma parte do sucesso deste empreendimento está em suas mãos e que qualquer deslize pode confundi-lo e fazê-lo perder a noção da verdade e da justiça. Precisamos também estar atentos (as) e preparados (as) para as investidas das pessoas que são contraditórias ao projeto salvífico do Pai, pois elas muitas vezes, mesmo sem o saber estão a serviço do inimigo e não de Deus. 

-  Você tem consciência de que esta mensagem é para você também? 
– Você acha que tem responsabilidade perante de Deus pelo crescimento de alguém?
 – Como tem sido o seu testemunho diante da sua família e amigos (as)?

 

Salmo 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf. 6)

R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.R.

3'Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?'
4a'Quem tem mãos puras e inocente coração,*
4bquem não dirige sua mente para o crime.R.
5Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador'.
6'É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face'.R.

Reflexão - Nós buscamos a face do Senhor Deus quando temos no nosso coração o desejo constante de fazer a Sua vontade e chegar ao conhecimento da verdade. Caminhamos aqui na terra na convicção de que tudo pertence ao Senhor e nós somos Seus colaboradores, no entanto, a nossa morada está edificada no céu. Por isso mesmo, nós precisamos ter mãos limpas e um coração puro, amoldável ao jeito de ser dos que vivem junto de Deus. Nesta confiança é que nós recebemos as bênçãos do Senhor na nossa vida terrena.


Evangelho – Lc 17, 1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,1-6
Naquele tempo: 1Jesus disse a seus discípulos: 'É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo.' 5Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!' 6O Senhor respondeu: 'Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: 'Arranca-te daqui e planta-te no mar', e ela vos obedeceria. Palavra da Salvação.

Reflexão “tomar atitudes concretas de fé”

É, nos mínimos atos praticados por nós que a nossa fé, mesmo pequenina, pode ser cultivada e exercitada para crescer e se tornar firme. Portanto, a nossa fé é medida e provada pelas ações que praticamos em favor do nosso próximo e que os ajudam a levantar-se. Por isso, neste Evangelho Jesus nos exorta a tomar atitudes concretas de fé!  Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios. Provocar escândalos, promover desunião, levantar falso testemunho, são atitudes que negam o nosso estágio de Fé. Os escândalos são inevitáveis, porém estejamos atentos (as) para que eles não aconteçam por nossa causa! Quando advertimos, exortamos e repreendemos as pessoas a quem amamos e torcemos por elas, nós precisamos crer que agimos assim, em nome de Deus. Jesus também nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre. Perdoar sete vezes significa perdoar todos os dias e nunca deixar de assim fazê-lo. Não obstante, para pôr em prática o que Jesus nos recomenda,  necessitamos cada vez mais nos apossar do dom da fé. Somente pela fé é que poderemos exercitar o perdão, a reconciliação, a serenidade diante das dificuldades, a firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade. Por isso, quando Jesus falava sobre essas coisas aos Seus discípulos, eles o pediam “Senhor, aumenta a nossa fé!”  Todavia, o importante para nós, não é possuir uma fé grande demais, mas, tomar posse do dom da fé que já recebemos do Senhor no nosso Batismo, a fim de que sejamos capazes de tomar atitudes concretas de fé, com amor

- Em que tem se baseado a sua fé? Na sua capacidade de acreditar ou no seu abandono ao Amor de Deus
- Você tem sido sinal de tropeço para alguém? 
-  Qual tem sido o seu comportamento, diante das pessoas que esperam algo de você? 
- Jesus nos manda repreender o irmão e perdoá-lo. Como você tem feito isto?
 – Você tem sabido admoestar as pessoas que causam escândalo, com amor?   
– O que você faz quando vê um irmão, ou uma irmã no erro?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: