No
seu primeiro dia como Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado,
o arcebispo venezuelano Dom Edgar Peña Parra, 58 anos foi apresentado à
Secretaria de Estado pelo próprio Pontífice, acompanhado pelo Secretário de
Estado, cardeal Pietro Parolin.
Cidade do Vaticano
Nesta segunda-feira (15/10), Dom
Edgar Peña Parra tomou posse do seu novo cargo de Substituto para
Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Nomeado pelo Papa Francisco em
15 de agosto passado, sucede ao cardeal italiano Dom Angelo Becciu,
novo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.
O encontro com o Papa Francisco
Na parte da manhã, Papa Francisco
acompanhado pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin,
apresentou o bispo a todos os funcionários das três seções do Dicastério
Vaticano, representados pelos respectivos superiores, na Biblioteca da
Secretaria de Estado. Na ocasião, o Santo Padre e o novo substituto saudaram os
oficiais reunidos para a ocasião.
No Serviço diplomático da Santa Sé
Dom Edgar Peña Parra nasceu em
Maracaibo, na Venezuela, em 6 de março de 1960. Recebeu a ordenação em 1985,
formou-se em Direito Canônico e ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em
1993. Trabalhou nas Representações Pontifícias no Quênia, na Iugoslávia, junto
às Nações Unidas em Genebra; e nas Nunciaturas Apostólicas na África do Sul,
Honduras e México. Nomeado arcebispo em 2011, desempenhou a função de Núncio
Apostólico no Paquistão de 2001 a 2014 e em Moçambique de 2015 a 2018.
É fluente em seis línguas: espanhol,
italiano, inglês, francês, servo-croata e português.
O papel do Substituto
O Substituto é responsável pela
primeira Seção da Secretaria de Estado “que se ocupa de assuntos concernentes -
segundo a Constituição Apostólica Pastor Bonus – ao serviço quotidiano do Sumo
Pontífice; favorecer as relações com os vários Dicastérios, sem prejuízo da sua
autonomia, e coordenar os trabalhos”.
Também compete aos Assuntos Gerais
“redigir e enviar as Constituições Apostólicas, as Cartas Decretais, as Cartas
Apostólicas, as Epístolas e os outros documentos que o Papa lhe confia”;
executar todos os atos relativos às nomeações que, na Cúria Romana e nos outros
Organismos dependentes da Santa Sé, devem ser feitas ou aprovadas pelo Papa;
cuidar da publicação dos atos e dos documentos públicos da Santa Sé no boletim
intitulado Acta Apostolicae Sedis; publicar e divulgar as
comunicações oficiais relativas quer aos atos do Papa, quer à atividade da
Santa Sé.
Organização das viagens
Aos
Assuntos Gerais cabem muitas outras competências, entre as quais a de organizar
as Viagens Apostólicas do Papa.
Fonte: Vatican News
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