sábado, 29 de setembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


29 DE SETEMBRO DE 2018
SÁBADO

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS
FESTA

Cor Branco

1ª. Leitura - Dn 7,9-10.13-14

Leitura da Profecia de Daniel 7,9-10.13-14

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá. Palavra do Senhor.

Reflexão - “anjos, realidade que as Escrituras nos garantem

A Igreja celebra hoje os três gloriosos Arcanjos citados nominalmente nas Sagradas Escrituras: - São Miguel (quem como Deus), o Príncipe da Milícia Celeste, aquele que no grande combate ocorrido no Céu, derrotou o revoltoso satanás e seus adeptos, precipitando-os no Inferno; - São Gabriel, (força de Deus) o Embaixador de Deus, que revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e levou à Santíssima Virgem o convite para ser Mãe do Messias; - e São Rafael, (Deus curou), um dos sete Anjos que assistem ante o trono divino, que curou a vista do velho Tobias e foi guia e protetor do jovem de mesmo nome”.
Portanto, podemos hoje meditar juntamente com os Arcanjos as visões do profeta Daniel que nos revelam a glória de Deus no céu e a realeza e o poder de Jesus Cristo, o “filho do homem” a quem todos os povos, nações e línguas devem se render. Tronos, ancião de vestes brancas como a neve e cabelos como lã são figuras que nos falam da magnificência de Deus e da realidade espiritual onde habitam os Anjos. É um mundo imaterial o qual só podemos atinar com a nossa imaginação, contudo, é uma realidade que as Escrituras nos garantem e que, pela fé, temos acesso e, antecipadamente, podemos contemplar. Por isso, nunca poderemos duvidar da existência dos anjos, mensageiros que Deus colocou para nos defender dos perigos e nos revelar os Seus mistérios de amor. Contemplar e refletir nesta mensagem é cultivar em nós a esperança da vida eterna, promissora e repleta de beleza e ter a certeza de que a vitória de Jesus já nos foi garantida. 

– Você acredita na existência dos Anjos?
 – Qual a sua atitude em relação a eles? - Você pede a proteção deles?
 – Você tem Jesus como Senhor da sua vida?

Salmo - Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c)

R. Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

1Â Senhor, de coração eu vos dou graças, * porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos * 2ae ante o vosso templo vou prostrar-me.R. 2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade, * 2cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes * e aumentastes o vigor da minha alma.R. 4Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, * quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. 5Hão de cantar vossos caminhos e dirão: * “Como a glória do Senhor é grandiosa!”

Reflexão - Esta é sem dúvida uma grande notícia para todos nós: um dia, estaremos juntos com os anjos louvando ao Senhor e contemplando-O face a face. Enquanto lá ainda não estamos, podemos nos nossos momentos de oração pedir a companhia dos anjos e com eles ainda que imperfeitamente, dar graças ao Senhor pelo Seu Amor e por tudo o que realiza na nossa vida.

Evangelho - Jo 1,47-51

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,47-51
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48Natanael perguntou: "De onde me conheces?"
Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" 51E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem". Palavra da Salvação.

Reflexão – “vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo”

Jesus chamou os Seus discípulos e deu a cada um deles provas do Seu poder e da Sua sabedoria. Chamou-os conforme as circunstâncias em que viviam e do lugar onde se encontravam prometendo-lhes coisas maiores do que as que Ele mesmo fazia. Hoje, também, Jesus nos chama e, assim como revelou a Natanael coisas da sua vida, Jesus também o faz conosco, pois, conhece tudo a nosso respeito e nada lhe passa despercebido em relação à nossa vida. Jesus já nos encontrou, já nos chamou e hoje já O reconhecemos como o Filho de Deus, por isso, as Suas promessas são também para nós. Ele veio revelar ao mundo o amor do Pai e a Sua presença no meio de nós e nos convoca para viver o reino dos céus, aqui, prometendo-nos a manifestação da Sua glória a cada momento, de acordo com a Fé que tenhamos na Sua palavra, conforme nos assegurou. “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’! Jesus abriu o céu para nós, e hoje, a cada momento em que nos recolhemos em oração também o céu se abre e os anjos do Senhor nos auxiliam levando as nossas preces, nossos sentimentos e pensamentos a Deus como uma fragrância agradável. Quando, de coração contrito fazemos esta experiência, também percebemos que o céu do nosso coração se abre e nele se fazem presentes os anjos que nos trazem a paz de Jesus como sinal de que Ele escuta a nossa oração e atende os nossos pedidos.

 - Você já pensou que Jesus, neste momento o (a), vê e conhece tudo a seu respeito?
- O que você acha que poderá estar escondendo dele? 
– Você imagina a presença dos anjos quando ora? 
– Faça dos anjos seus intercessores e perceba como a sua oração terá um sentido mais pleno.

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: