sexta-feira, 21 de setembro de 2018

PAPA FRANCISCO ACEITA RENÚNCIA DE OUTROS DOIS BISPOS NO CHILE




 


Por Giselle Vargas

 

Papa Francisco / Foto: Daniel Ibañez - ACI Prensa

 

Vaticano, 21 Set. 18 / 01:00 pm (ACI).- Neste dia 21 de setembro, o Papa Francisco aceitou a renúncia de outros dois bispos no Chile: Dom Cristián Contreras Molina, da Diocese de San Felipe; e Dom Carlos Pellegrín Barrera da Diocese de Chillán.

Enquanto se espera a nomeação dos sucessores, o Santo Padre designou como administradores apostólicos Pe. Sergio Pérez de Arce Arriagada, na Diocese de Chillán; e Pe. Jaime Ortiz de Lazcano, na Diocese de San Felipe.

As mudanças se somam às outras cinco já realizadas em 11 e 28 de junho. Os 34 bispos chilenos colocaram seus cargos à disposição em maio, ao final da reunião que tiveram com Francisco em Roma para tratar dos casos de abusos sexuais no país.

Naquele encontro, foi analisado o relatório de 2.300 páginas sobre casos de abusos sexuais, de consciência e poder no Chile, elaborado pelo Arcebispo de Malta, Dom Charles Scicluna, e por Mons. Jordi Bertomeu, após sua visita ao país em fevereiro deste ano.

Em sua preocupação por erradicar a “cultura do abuso e do encobrimento”, o Papa Francisco recebeu várias vítimas e enviou cartas ao “povo de Deus que peregrina no Chile”, para incentivar uma “renovação e conversão eclesial que seja saudável e a longo prazo”.

Enquanto avança essa “transformação eclesial” que o Santo Padre pede, no Chile segue se revelando novos casos de abusos sexuais de menores, de poder, de consciência e supostas redes de encobrimento nas diferentes dioceses.

Os casos também foram abordados pela justiça civil, que procedeu com mandados de busca e apreensões a bispados e congregações; investigações a sacerdotes e bispos. Entre eles, o Bispo que renunciou de Chillán, Dom Carlos Pellegrín, investigado desde 10 de agosto pelo suposto delito de abuso sexual.

Sobre isso, Dom Pellegrín assegurou ter sua consciência “totalmente limpa”.

Administrador Apostólico de Chillán

Para a Diocese de Chillán, no sul do Chile, foi nomeado como administrador apostólico Pe. Sergio Pérez de Arce Arriagada, nascido em Quillota (Chile) em 26 de agosto de 1963.

Foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 1990 na Congregação dos Sagrados Corações.

Foi formador e assessor de diversos colégios e pastorais juvenis, além de superior provincial da congregação entre 2005 e 2011.

Presidiu a Conferência de Religiosos e Religiosas do Chile entre 2010 e 2014, período em que integrou o Conselho Nacional de prevenção de abusos e acompanhamento de vítimas da Conferência Episcopal (CECH).

Atualmente, estava a cargo da Capelania do Patronato Sagrados Corações e do templo Sagrados Corações, em Valparaíso.

Além disso, neste ano foi nomeado delegado para a recepção de denúncias de abusos na província chilena dos Sagrados Corações.

Administrador Apostólico de San Felipe

Para a Diocese de San Felipe, no centro do Chile, foi nomeado Pe. Jaime Ortiz de Lazcano Piquer, nascido em Pamplona (Espanha) em 9 de agosto de 1969.

Foi ordenado sacerdote na Basílica de São Pedro (Vaticano), por São João Paulo II.

É formado em Filosofia, Teologia Bíblica e Direito Canônico; integrante do Caminho Neocatecumenal e foi pároco durante os últimos 16 anos.

Atuou como juiz do Tribunal Interdiocesano e, entre 2008 e 2011, presidente do tribunal Nacional Eclesiástico de Apelação da CECH. Desde 2011 até hoje era vigário judicial da Arquidiocese de Santiago

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: