quarta-feira, 8 de agosto de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE




8 DE AGOSTO DE 2018

4ª. FEIRA DA XVIII SEMANA DO
TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 31,1-7

1Naquele tempo, diz o Senhor, serei Deus para todas as tribos de Israel, e elas serão meu povo. 2Isto diz o Senhor: Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso.' 3O Senhor apareceu-me de longe: 'Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia. 4De novo te edificarei, serás reedificada, ó jovem nação de Israel; de novo teus tambores ornarão as praças e sairás entre grupos de dançantes. 5Hás de plantar vinhas nos montes de Samaria; os cultivadores hão de plantar e também colher. 6Virá o dia em que gritarão os guardas no monte Efraim: 'Levantai-vos, vamos a Sião, vamos ao Senhor, nosso Deus`. 7Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: 'Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Deus nos ama com amor eterno”

O amor Deus por nós é eterno! A Sua misericórdia é infinita e nos atrai para Si! O Seu perdão nos faz reviver e Ele mesmo nos declara isso quando nos dirige palavras de esperança e de ânimo e demonstra o Seu grande amor por cada um de nós dizendo: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia”! Se compreendêssemos isso a nossa vida seria diferente! Saber que contamos com a Misericórdia de Deus e que Ele mesmo nos promete dias melhores faz com que tenhamos ânimo e coragem para semear mais, trabalhar e produzir mais, e assim, depois, colher os frutos que nos farão vivenciar uma existência cheia de graças, gozando da alegria eterna com o Senhor. Nesta leitura o Senhor promete nos restaurar a fim de que sejamos instrumentos de edificação no Seu reino. Por isso, também gritam para nós “os guardas do monte Efraim: ‘Levantai-vos, vamos ao Senhor, nosso Deus!” Todos nós que temos Fé, porque cremos no Senhor, Nele confiamos e Dele dependemos, não podemos mais desanimar nem ficar tristes por causa do desamor dos homens. Deus nos ama com Amor eterno, e isso, não depende do nosso esforço nem das nossas boas ações, pois, é gratuito, incondicional, misericordioso, apaixonado, infinito, pessoal, compassivo e muito mais. A maior prova disso é que apesar das nossas misérias, desacertos e infidelidades Deus nos acolhe de novo a cada hoje da nossa vida.
– O que passou é passado – pense nisto! - Você se sente restaurado (a) por Deus?
– Você tem sido instrumento de edificação do Reino dos céus aqui na terra?

Salmo - Jr 31, 10. 11-12ab. 13 (R. Cf. 10d)
R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
10Ouvi, nações, a palavra do Senhor * e anunciai-a nas ilhas mais distantes: 'Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, * e o guardará qual pastor a seu rebanho!'R.
11Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó * e o libertou do poder do prepotente. 12aVoltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria * 12bafluirão para as bênçãos do Senhor:R.
13Então a virgem dançará alegremente, * também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, * serei consolo e conforto após a guerra.R.
Reflexão – Apesar do exílio em que vivemos nós nunca poderemos esquecer de que Jesus é o Bom Pastor, e só Ele mudará em alegria o nosso luto e será consolo e conforto para nós após a guerra. Reze hoje este salmo com alegria colocando-se no contexto, assumindo o lugar de Israel, de Sião, de Jacó, da virgem, do jovem e do velho! Ele foi feito para você.

Evangelho – Mt 15, 21-28

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 15,21-28
Naquele tempo: 21Jesus foi para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananéia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: 'Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!' 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: 'Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós.' 24Jesus respondeu: 'Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.' 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: 'Senhor, socorre-me!' 26Jesus lhe disse: 'Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos.' 27A mulher insistiu: 'É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!' 28Diante disso, Jesus lhe disse: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!' E desde aquele momento sua filha ficou curada. Palavra da Salvação.

Reflexão - “o poder de Deus é maior do que as conveniências dos homens”

A salvação de Jesus se destina a todos os homens e mulheres do mundo e a única condição que nos é imposta é a de que tenhamos Fé e O aceitemos como nosso Senhor e Salvador. Nesta passagem do Evangelho aprendemos com o exemplo de uma mãe que alcançou a graça da libertação de sua filha, porque insistiu e se humilhou diante de Jesus acreditando e confiando em que o poder de Deus é muito maior do que as conveniências dos homens. Embora não fizesse parte do povo de Israel, aquela mulher, Cananéia, não se intimidou e se apresentou diante de Jesus e, gritando, implorou a Sua piedade. Mesmo diante das sugestões dos Seus discípulos para que a despedisse, pois os incomodava, Jesus lhe deu atenção e escutou os seus argumentos, elogiando a sua fé! Nós também não pertencíamos à casa de Israel, mas por Sua Morte e Ressurreição, Jesus também nos acolhe como acolheu aquela mulher. Somos pecadores e por nós mesmos não temos merecimentos e não podemos cobrar nem exigir direitos. Entretanto, “grande é a nossa fé” e isto basta para que Jesus venha, também, alimentar a nós e a todos os que são humildes para implorar, gritando: “Senhor, socorre-me!" Jesus, às vezes, não costuma nos responder palavra alguma, mas nem por isso podemos afirmar que Ele nos abandonou, pois, assim dizendo, estaríamos dando provas de que não temos fé. A fé é o argumento que mantêm a nossa esperança na hora do desespero! Muitas vezes nos acomodamos nas nossas mazelas porque não nos achamos dignos ou estamos afastados do convívio da Igreja. Nesses momentos nos isolamos e nos recolhemos na prisão que nós mesmos (as) construímos. Não vemos saída para os nossos problemas e não buscamos no Senhor o refúgio de que precisamos. Afastados (as) da Sua graça perdemos um tempo precioso da nossa vida. No entanto, Jesus espera que também nos aproximemos Dele, pois, o Seu desejo é nos tirar da prisão. –
A sua fé também é grande como a da cananeia?
– O que tem atraído você para Deus?
 - Você se acha merecedor (a) da Salvação que Jesus veio trazer ao mundo?
 - Alguma vez você relutou em pedir a Deus alguma coisa por se achar indigno (a)?
- Você tem alguma coisa bem difícil para pedir hoje? Aproveita a graça dessa Palavra e faça o seu pedido.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: