terça-feira, 7 de agosto de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


7 DE AGOSTO DE 2018

3ª. FEIRA DA XVIII SEMANA DO
TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Jer 30, 1-2.12-15.18-22
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 30,1-2.12-15.18-22

1Palavra que foi dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 2'Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Escreve para ti, num livro, todas as palavras que te falei. 12Isto diz o Senhor: Incurável é tua ferida, maligna tua chaga; 13não há quem conheça teu diagnóstico; uma úlcera tem remédio, mas em ti não se produz cicatrização. 14Todos os teus amigos te esqueceram, não te procuram mais; eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo, como um castigo cruel: por causa do grande número de maldades que te fez endurecer no pecado. 15Por que gritas em teu sofrimento? É insanável a tua dor. Eu te tratei com rudeza por causa das tuas inúmeras maldades e por causa do teu endurecimento no pecado. 18Isto diz o Senhor: Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó e terei compaixão de suas moradias, a cidade ressurgirá das suas ruínas e a fortaleza terá lugar para suas fundações; 19de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos. Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão, hei de glorificá-los, eles não serão humilhados. 20Teus filhos serão felizes como outrora, e sua comunidade, estável na minha presença; e agirei contra todos os que os molestarem. 21Para chefe será escolhido um dos seus, e o soberano sairá do seu meio; eu o incitarei, e ele se aproximará de mim. Quem dará a vida em penhor da sua aproximação de mim? - diz o Senhor. 22Sereis meu povo e eu serei vosso Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o pecado é a causa dos nossos sofrimentos”

Somente Deus tem o diagnóstico para os nossos males, pois, conhece profundamente as nossas feridas. A chaga incurável é o pecado que como um germe foi inoculado dentro de nós gerando consequências funestas. Ele é a causa dos nossos sofrimentos, da nossa dor e é o que faz com que o nosso coração se endureça. O nosso sofrimento por causa do pecado é desesperador e, somente Deus pode aplacar a nossa tortura. Por causa do pecado que nos leva ao infortúnio e à desesperança, como se nada mais na nossa vida tivesse solução, não percebemos a Sua manifestação quando deseja nos salvar e mudar a nossa sorte. Por isso, nesta leitura o Senhor nos conclama ao arrependimento e à contrição e, nos promete dias melhores, quando diz: “Eis que mudarei a sorte das tendas de Jacó”; “Teus filhos serão felizes como outrora”. “Sereis meu povo e eu serei vosso Deus”! Diante destas circunstâncias, o Senhor, então, nos dirige palavras duras e verdadeiras a fim de que possamos repensar a nossa vida e mudar o nosso comportamento assumindo uma nova mentalidade. Nenhum de nós é, para Deus, um caso sem jeito, no entanto só seremos salvos (as) se, realmente estivermos dispostos (as) a viver uma vida nova, percorrendo o caminho de volta para a casa do Pai. O sonho de Deus cumprir-se-á na medida em que acolhermos a Sua Misericórdia e nos abrigarmos sob as graças do Seu Espírito Santo que nos motiva a elogiá-Lo com cânticos de louvor e sons festivos.
Dessa forma, também seremos glorificados e a nossa comunidade, nossa família, será estável na Sua presença, como prediz o profeta Jeremias.

 – Como você se viu diante desta leitura? 
– Você também tem em si uma “chaga incurável”? 
– Quem pode curar os seus males?
 – Você já experimentou acolher a misericórdia do Pai? 
– Você confia nas promessas do Senhor?
 – O que você precisaria fazer para que elas se cumprissem?

Salmo 101, 16-18. 19-21. 29.22-23 (R. 20b)
R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

16As nações respeitarão o vosso nome, * e os reis de toda a terra, a vossa glória; 17quando o Senhor reconstruir Jerusalém * e aparecer com gloriosa majestade, 18ele ouvirá a oração dos oprimidos * e não desprezará a sua prece.R.
19Para as futuras gerações se escreva isto, * e um povo novo a ser criado louve a Deus. 20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * e o Senhor olhou a terra do alto céu, 21para os gemidos dos cativos escutar * e da morte libertar os condenados.R.
29Assim também a geração dos vossos servos terá casa e viverá em segurança, * e ante vós se firmará sua descendência. 22Para que cantem o seu nome em Sião * e louve ao Senhor Jerusalém, 23quando os povos e as nações se reunirem * e todos os impérios o servirem.R.

Reflexão - O Senhor é o criador de tudo, Ele nos olha do alto céu, escuta os nossos gemidos e desce para nos libertar! Não podemos nos esconder do Senhor. Ele nos conhece muito bem, pois sonda o nosso coração! Só com Ele a nossa casa terá segurança! Não precisamos ficar nos torturando à toa, pois o Senhor está atento a nossa contrição e nos prepara uma vida nova perto Dele.

Evangelho – Mt 15, 1-2.10-14
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 15,1-2.10-14

1Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da Lei, vindos de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus, e perguntaram: 2'Por que os teus discípulos não observam a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem o pão!' 10Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: 'Escutai e compreendei. 11Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro.' 12Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: 'Sabes que os fariseus ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?' 13Jesus respondeu: 'Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. 14Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão no buraco.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “a motivação do nosso coração”

“A tradição dos antigos”, isto é, o que o mundo adota como regra, muitas vezes nos tira das práticas evangélicas porque nos leva a confundir o processo do ser com o fazer. O que fazemos é uma consequência do que moldamos no nosso coração e nos tornamos. As nossas ações, os nossas métodos e obras são resultado daquilo que arquitetamos e planejamos, deliberadamente ou por impulsão. Jesus neste Evangelho nos esclarece e nos ensina acultivar na nossa vida o hábito de viver em harmonia com o Evangelho e nos concede um entendimento espiritual para as nossas ações. “Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca”. O ato de lavar as mãos, de estar arrumado, asseado, é apenas um costume que independe da substância do nosso coração. Podemos estar sujos (as) por fora, no entanto, ter a nossa alma limpa e em paz. Portanto, o que é impuro está alojado dentro do nosso ser a partir dos nossos pensamentos, julgamentos, imaginação, etc. Às vezes nos preocupamos com as aparências e com as etiquetas sociais e nos esquecemos de que o mais importante é a reta intenção e a motivação do nosso coração. Não nos bastam apenas as “práticas exteriores”, que seguem as regras sociais, também os sentimentos que cultivamos dentro de nós dão a matiz para o que somos e o que fazemos. 

- Você costuma julgar o comportamento das outras pessoas, ou procura saber o motivo que as levam a certos comportamentos?
 - Você se sente olhado (a), observado (a)?
 – Quais os sentimentos que você cultiva dentro do seu coração? – Eles têm motivado as suas ações?

Helena Serpa,



Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: