sexta-feira, 3 de agosto de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



3 DE AGOSTO DE 2018

6ª. FEIRA DA XVII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Jer 26, 1-9

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 26,1-9

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia: 2'Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra, 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras. 4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra'. 7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: 'Este homem tem que morrer! 9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: - 'Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?' Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Põe-te de pé...e fala”

Ao longo dos tempos Deus sempre se valeu dos profetas para abrir os olhos do Seu povo e anunciar a destruição iminente por causa das suas transgressões. Assim sendo o profeta Jeremias foi convocado por Deus para abrir os olhos daqueles que chegavam ao templo para adorar o Senhor e, ao mesmo tempo, viviam à revelia da Sua Lei. Como o povo de Israel não queria escutar as palavras dos profetas, o Senhor ameaçava fazer com o templo o que havia acontecido com Silo. Silo era o lugar de um antigo santuário destruído no tempo de Josué, jovem que substituiu Moisés.

Podemos tomar a mensagem desta palavra também em relação à destruição da nossa vida a partir do templo do nosso corpo que é o santuário de Deus e templo do Espírito Santo. Quando não escutamos o que Deus nos diz por meio da Sua Palavra nós também seguimos um itinerário de destruição e nos sentimos aniquilados. Quando não acreditamos nem professamos o que a Palavra nos ensina nós temos o nosso coração destruído e arruinado. Porém, o Senhor é claro nos Seus propósitos para nos converter e convoca aqueles a quem chama para estar à nossa frente, os profetas: “Põe-te de pé...e fala a todos as palavras que eu te mandei dizer: Não retires uma só palavra!” Esta também é a ordem do Senhor que nos alerta: “Se” não me atenderem, serão destruídos! As palavras de Deus ressoam dentro de nós e nos direcionam a fim de que os Seus propósitos se realizem na nossa vida. Ele tem esperança de que O ouçamos e nos convertamos e não desiste de nenhum de nós.
– Você tem consciência de que é santuário de Deus e que se não ouvi-Lo poderá ser destruído como foi Silo?
– Você já se sentiu destruído (a) porque não obedeceu à Palavra de Deus?

Salmo 68,5. 8-10. 14 (R. 14c)

R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

5Mais numerosos que os cabelos da cabeça, * são aqueles que me odeiam sem motivo; meus inimigos são mais fortes do que eu;* contra mim eles se voltam com mentiras! Por acaso poderei restituir * alguma coisa que de outros não roubei?R.

8Por vossa causa é que sofri tantos insultos, * e o meu rosto se cobriu de confusão; 9eu me tornei como um estranho a meus irmãos, * como estrangeiro para os filhos de minha mãe. 10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa * me devoram como fogo abrasador; e os insultos de infiéis que vos ultrajam * recaíram todos eles sobre mim!R.

14Por isso elevo para vós minha oração, * neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, * pela vossa salvação que nunca falha!R

Reflexão - No salmo nós ouvimos o lamento do profetaque é perseguido por causa do zelo e do amor que têm à causa de Deus. Aquele que fala em nome de Deus será perseguido, mas tem a assistência do Seu amor.

Evangelho – Mt 13, 54-58

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,54-58

Naquele tempo: 54Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: 'De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?' 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: 'Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!' 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.Palavra da Salvação.

Reflexão – “os profetas de casa”

Para Jesus não foi fácil o anúncio do reino de Deus na Sua terra, no meio da Sua parentela. Apesar de O admirarem e ouvirem-no falar com muita propriedade, presenciando os Seus milagres, as pessoas duvidavam dele e não queriam acreditar no Seu poder. Elas O conheciam como simples filho do carpinteiro e de Maria, cujos parentes moravam também ali. Com efeito, questionavam entre si: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?” Por esse motivo, Jesus se tornou para eles um motivo de escândalo e não fez ali muitos milagres. Baseados no exemplo de Jesus nós precisamos estar atentos quando as pessoas que estão dentro da nossa casa ou são nossas conhecidas tentarem nos aconselhar e nos abrir os olhos para enxergar as coisas que não estamos vendo. Muitas vezes, elas podem ser instrumentos que Deus põe perto de nós para ajudar na nossa conversão. O Senhor tem poder para nos falar por meio de quem nós nunca esperávamos que falasse, por isso, precisamos ter ouvidos atentos e coração aberto. Mesmo que, aos nossos olhos, essas pessoas não possuam sabedoria, Deus se serve delas para nos aconselhar com as palavras de sabedoria que Ele próprio sugeriu. No entanto, na maioria das vezes, fazemos ouvido de mercador, porque são pessoas bastante conhecidas nossas, com as quais convivemos, e por isso, desprezamos as recomendações de Deus. Consequentemente, por causa da nossa impertinência, os milagres também não acontecem na nossa vida e muitos problemas para os quais esperamos a solução nunca serão resolvidos.
 - Você tem “escutado” as pessoas observando se elas são instrumentos de Deus para si?
 – Você tem tentado dar a mensagem que Deus coloca no seu coração para alguém?
 - Por que você não se põe de pé e vai falar? 
– O Senhor está esperando por você!

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: