Teve início na manhã de terça-feira, 21 de agosto, a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Reunidos na sede provisória da entidade, em Brasília (DF), os bispos que compõem o conselho tratam de várias temáticas como a finalização do texto-base da Campanha da Fraternidade 2019 e escolha do tema da edição de 2020.
Fazem parte do Consep a Presidência da CNBB e os presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais da entidade. Também participam representantes de organismos do povo de Deus e os assessores das Comissões Episcopais.
Texto-base da CF 2019 “Fraternidade e políticas públicas” é o tema da CF 2019. O lema escolhido pelos bispos para a Quaresma do ano que vem foi “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). Desde o ano passado, após a escolha do tema, os bispos iniciaram estudos e contaram com a colaboração de especialistas na construção do texto, que será orientador do trabalho durante o próximo ano e servirá de fonte para aprofundamento pelas comunidades Brasil afora.
A CF 2019 vai aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, buscará fazer a distinção entre política de governo e políticas de estado, bem como vai tratar do processo de uma política pública – da agenda à avaliação e monitoramento. O objetivo geral é “Estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.
Nesta reunião do Consep, os bispos votarão a versão final do texto.
Tema da CF 2020Na pauta da reunião desta semana, os bispos também devem escolher o tema da Campanha da Fraternidade de 2020, já iniciando o processo de preparação para a edição daquele ano, como procederam em 2017 com relação à CF de 2019.
De acordo com o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, chegaram 11 sugestões de temas e os bispos também poderão propor temáticas.
A pauta ainda prevê os comunicados dos presidentes das Comissões Episcopais e encontro destes com seus assessores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário