terça-feira, 24 de julho de 2018

SÃO TIAGO MAIOR. APÓSTOLO


Segundo os evangelhos Tiago foi filho de Zebedeu (Mc 15, 40) e Salomé, e irmão mais velho do Evangelista João. Os dois irmãos estavam na margem do Lago de Genesaré, quando Jesus os chamou. Segundo a Bíblia “Eles abandonaram o barco e seu pai, e o seguiram”. Ele foi também um dos discípulos mais prediletos de Jesus com Pedro e João. Tiago assistiu a cura da sogra de Pedro (Mc 1, 29-31);  da ressurreição da filha de Jairo (Mc 5, 37-43); da Transfiguração de Jesus (Mc 9, 2-8), e da agonia de Jesus  no jardim de Getsêmani (Mt 26,37). Foram chamados “filhos do trovão” (Mc 3.17) por terem pedido que descesse fogo do céu sobre os Samaritanos que não acolheram Jesus.
Quando Jesus fez a pergunta: “Podeis vós beber o cálice do Senhor?”, Tiago foi o primeiro a responder: “Podemos”, assim mostrando sua generosidade. Após o dia de Pentecostes, Tiago com os outros Apóstolos foram vítimas da perseguição movida pelas autoridades judaicas e jogada na prisão. Tiago foi chamado “o Maior” para distingui-lo do outro Tiago, filho de Alfeu.
Herodes Agripa em 42 começou a perseguir alguns membros considerados líderes da Igreja. Ele mandou matar à espada Tiago, irmão do João (At 12,2), e, vendo que isso agradava aos Judeus, mandou prender Pedro. Tiago foi o primeiro Apóstolo a morrer mártir. Segundo uma tradição anterior do século VI, o Apóstolo Tiago teria sido o primeiro a evangelizar a Espanha.  O Bispo Teodomiro  de Ira no século IX  afirmou ter encontrado as relíquias do Apóstolo em Compostela da Galícia. Desde então Compostela tornou-se a meta preferida dos peregrinos da Europa. Tiago tem o título de Padroeiro de toda a Espanha. Sua Festa é sempre celebrada no dia 25 de julho.

Nenhum comentário: