quarta-feira, 18 de julho de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



18 DE JULHO DE 2018

4ª. FEIRA DA XV SEMANA DO
TEMPO COMUM

Cor: Verde

1ª Leitura - Is 10,5-7.13-16
Leitura do Livro do Profeta Isaías 10,5-7.13-16

Assim fala o Senhor: 5Ai de Assur, vara de minha cólera, bastão em minhas mãos, instrumento de minha indignação! 6Eu o envio contra uma nação ímpia e ordeno-lhe, contra um povo que me excita à ira, que o submeta à pilhagem e ao saque, que o calque aos pés como lama nas ruas. 7Mas ele assim não pensava, seu propósito não era esse; pelo contrário, sua intenção era esmagar e exterminar não poucas nações. 13Pois diz o rei da Assíria: 'Realizei isso pela força da minha mão e com minha sagacidade, pois tenho experiência; aboli as fronteiras dos povos, saqueei seus tesouros, e derrubei de golpe os ocupantes de altos postos; 14minha mão empalmou como um ninho a riqueza dos povos; e como se apanha uma ninhada de ovos, assim ajuntei eu os povos da terra, e não houve quem batesse asa ou abrisse o bico e desse um pio'. 15Mas acaso gloria-se o machado, em detrimento do lenhador que com ele corta? Ou se exalta a serra contra o serrador que a maneja? Como se a vara movesse quem a levanta e um bastão erguesse aquele que não é madeira. 16Por isso, enviará o Dominador, Senhor dos exércitos, contra aqueles fortes guerreiros o raquitismo; e abalará sua glória com convulsões que queimam como fogo. Palavra do Senhor.

Reflexão - “todos nós estamos condicionados ao querer de Deus”

O homem não nasceu para receber glória, mas para dar glórias a Deus, por isso, todo aquele que se exaltar será humilhado.
Nesta leitura vemos como o rei da Assíria, Assur, vangloriava- se dos seus feitos diante das nações que dominava, com a pretensão de ser o autor de todas as proezas que realizava. No entanto, através do profeta Isaías Deus revelava ser d’Ele o poder que fazia com que a Assíria sobrepujasse as nações ímpias. Deus o usava como instrumento para repreender o povo que procedia mal e se afastava do caminho do bem e, por isso, dizia ser a Assíria um “bastão em Suas mãos e vara da Sua cólera”. No entanto, na sua soberba, o rei confundia o domínio de Deus com a autoridade que lhe fora dada pelo próprio Senhor dos exércitos. Toda a autoridade vem de Deus e como a palavra diz, assim como o lenhador é quem rege o machado para cortar a lenha, o serrador é quem maneja a serra e a vara não pode mover aquele que a levanta, todos nós estamos condicionados ao querer de Deus. Não adianta nos deslumbrarmos por causa da nossa inteligência privilegiada e da nossa capacidade e habilidade que nos fazem ser bem-sucedidos e distinguidos no mundo nem pisar as outras pessoas com o propósito de mostrar a nossa superioridade, pois, “o Senhor dos exércitos enviará contra aqueles fortes guerreiros o raquitismo; e abalará sua glória...” Hoje também vemos que pessoas idolatradas e incensadas são ídolos de barro que se desfazem no primeiro sopro de uma ventania mais forte. De nossa parte o mais coerente é cultivar os dons e os talentos que possuímos com a consciência de que eles nos foram dados por Aquele que tem o mundo em Suas mãos e que todo poder nos é dado por Ele para ser direcionado ao bem comum e à construção de um mundo melhor.
– Como você governa a capacidade e influência que tem diante das outras pessoas?
 – Você se considera uma pessoa vitoriosa?
– Você tem orgulho pelo seu sucesso?
– Você espera reconhecimento pelos seus feitos?
– A que você atribui o seu sucesso?


Salmo - Sl 93,5-6. 7-8. 9-10. 14-15 (R. 14a)
R. O Senhor não rejeita o seu povo.

5Eis que oprimem, Senhor, vosso povo * e humilham a vossa herança; 6estrangeiro e viúva trucidam, * e assassinam o pobre e o órfão!R. 7Eles dizem: 'O Senhor não nos vê * e o Deus de Jacó não percebe!' 8Entendei, ó estultos do povo; * insensatos, quando é que vereis?R. 9O que fez o ouvido, não ouve? * Quem os olhos formou, não verá? 10Quem educa as nações, não castiga? * Quem os homens ensina, não sabe?R. 14O Senhor não rejeita o seu povo * e não pode esquecer sua herança: 15voltarão a juízo as sentenças; * quem é reto andará na justiça.R.

Reflexão - Todos nós nos enganamos quando fazemos alguma coisa contra os nossos irmãos achando que ninguém saberá e, por isso, nunca seremos condenados. O salmista nos adverte que quanto mais humilde for a pessoa que receber a ofensa mais o Senhor a defenderá, pois, os pobres e pequeninos são Sua herança a qual nunca esquecerá. São insensatos os que pensam que os “grandes” das nações ficarão impunes porque não há quem os condene. Todas as nossas ações, palavras e pensamentos estão sob a vigilância de Deus que nos formou por inteiro e nos conhece profundamente, por isso não escaparemos ao Seu julgamento.

Evangelho - Mt 11,25-27

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,25-27
25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Palavra da Salvação.

Reflexão - “assim é do agrado do Pai”

Neste Evangelho, Jesus louva o Pai pelos pequeninos, isto é, por cada um de nós que não tem a pretensão de ser sábio e entendido, mas sim o desejo de agradá-Lo entregando a Ele a inteligência, vontade e liberdade. Tudo de bom que possuímos vem de Deus, por isso, diante Dele precisamos nos tornar pequeninos e conscientes da nossa dependência. Esta é a verdadeira sabedoria proclamada por Jesus no Evangelho! Somos humildes quando reconhecemos a verdade que é a nossa capacidade e limitação e percebemos que há aspectos da nossa vida que não podem ser distinguidos a não ser por revelação de Deus. Quando nos arvoramos de ser muito entendidos e nos posicionamos acima dos ensinamentos que Jesus veio nos revelar, damos uma demonstração de que, realmente, somos modelo dos “sábios e entendidos” a quem Ele se refere. O fato de ser pequenino diante de Deus não nos tira a dignidade nem nos torna subservientes, mas sim coerentes com o nosso ser humano. Está escrito: “Diante de Deus todo joelho se dobrará”, não por imposição d’Ele, mas por necessidade da nossa condição humana. Deus nos revela o Seu amor por meio das coisas mais simples e sutis e não precisamos fazer esforços para entender as Suas manifestações, mas apenas estar atentos para vê-Lo em tudo, até “numa pequena flor”. Se todos soubéssemos como isso nos torna pessoas leves e cheias de paz não perderíamos tempo fazendo tudo para ser grandes e cheios de poder. Tudo foi entregue a Jesus pelo Pai, a fim de que sejamos homens e mulheres livres da opressão do inimigo que nos sugestiona para que ambicionemos ser como deuses.
– Você se considera pequeno ou sábio e entendido?
– Você acha que Jesus louva o Pai por sua causa?
– Como você tem se apresentado pequeno (a) diante de Deus?
– Você acha que os pequenos são aqueles que recusam o chamado de Deus, pois, se acham incapazes?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: