segunda-feira, 16 de julho de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE




16 DE JULHO DE 2018 -2a. FEIRA

NOSSA SENHORA DO CARMO

Cor: Branco

1ª Leitura - Zc 2,14-17
Leitura da Profecia de Zacarias 2,14-17

14`Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor.15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação'. Palavra do Senhor

Reflexão – “Somos também uma cidade que abriga o grande Deus.”

Pelas palavras do profeta Zacarias nós compreendemos que a cidade de Sião prognostica Maria, onde Jesus veio habitar e, da qual muitas nações se aproximarão para adorar o Filho de Deus. Porque Maria foi escolhida para acolher no seu ventre, Jesus, a Salvação, muitas nações ainda hoje podem aproximar-se Dele por intermédio da Sua intercessão. Nós também, assim como Maria fomos escolhidos (as) como instrumentos de Deus para levar a todos os povos a salvação de Jesus com a Sua Palavra e os Seus ensinamentos. Somos também uma cidade que abriga o grande Deus descido do trono para visitar a terra e nos fazer participar da Sua glória. Por isso, também nos rejubilamos e nos alegramos! O Senhor habita no meio de nós e todos os que se aproximarem poderão conhecê-Lo.

 – Você sente a presença de Deus?
– Você se alegra por isso?
– Você tem levado ao mundo essa alegria?
 - As pessoas percebem que o Senhor mora no seu coração?

Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)
R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46A minh'alma engrandece ao Senhor, * 47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,R. 48pois, ele viu a pequenez de sua serva, * eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 49O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome!R. 50Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam. 51Demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos.R. 52Derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou. 53De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada, os ricos.R.
54Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor, 55como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Reflexão - O Magnificat é o canto que Maria entoou ao visitar Santa Izabel e, expressa, a sua alegria pelas maravilhas que Deus realizou e realizará nela e por meio do seu sim. Nós também podemos cantar com Maria este cântico de ação de graças e já nos proclamar também bem-aventurados (as)! O Senhor faz em nós, maravilhas, o Seu Nome é Santo!

Evangelho - Mt 12,46-50

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50
Naquele tempo: 46Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “somos chamados (as) a fazer parte da família de Jesus”

Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que, a exemplo de Sua Mãe, todos nós somos chamados (as) a fazer parte da Sua família desde que, como ela, façamos a vontade do Pai. Sabemos que Nossa Senhora, desde a encarnação de Jesus até a Sua morte e ressurreição fez a vontade de Deus e soube confiar no Seu plano. É chamada de corredentora, pois contribuiu para que todo o projeto salvífico se realizasse. Fazer a vontade de Deus é, portanto, a condição que Jesus nos apresenta para que sejamos considerados membros da Sua família.“eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Jesus continua apontando para nós, como fez quando distinguiu os Seus discípulos. A vontade do Pai é que todos nós, pela Fé em Jesus Cristo, alcancemos a salvação e a vida eterna sem fim. Seremos participantes da graça de filhos, de irmãos e irmãs, se, vivendo o nosso Batismo estivermos abertos a fazer tudo conforme Deus nos manda realizar. Portanto, hoje Jesus nos distingue como pessoas especiais, discípulos e discípulas dignos de ser chamados filhos de Deus Pai, tendo Maria como Mãe, irmãos Seus e motivados pelo poder do Espírito Santo, a fazer a vontade do Pai.

 - Você também se considera da família de Jesus Cristo?
– O que você entende por fazer a vontade de Deus?
– Você é discípulo (a) de Jesus?
 - O que falta para que você faça a vontade do Pai aqui na terra do jeito que ela acontece no céu?
 - Jesus aponta para você também quando pronuncia essas palavras?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: