sábado, 14 de julho de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


14 DE JULHO DE 2018


SÁBADO DA XIV SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde

1ª Leitura - Is 6,1-8


Leitura do Livro do Profeta Isaías 6,1-8

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia Serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar. 3Eles exclamavam uns para os outros: 'Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória'. 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: 'Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos'. 6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: 'Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado'. 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' Eu respondi: 'Aqui estou! Envia-me'. Palavra do Senhor.


Reflexão – “A glória de Deus se manifesta no mundo por meio de nós”!

“Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória”. O Deus, três vezes Santo e cheio de glória se manifestou a Isaías que se sentiu “perdido diante da presença do Todo Poderoso”. Nós também quando temos uma experiência com o Amor Poderoso de Deus somos levados a reconhecer a Sua santidade intocável, inabalável e, por isso, nos sentimos pequenos, impuros como Isaías diante da sua visão. Deus nos leva a ter uma experiência com Ele para que possamos manifestar na terra a Sua glória! Porém, o Senhor purifica os lábios daqueles (as) a quem chama e que se põe à Sua disposição, para que, mesmo continuando pecadores, sentirem-se perdoados e sem culpa. Assim, portanto, desaparecem, a nossa iniquidade, a nossa culpa, o nosso pecado e podemos irradiar a glória do céu. Nós somos a glória de Deus aqui na terra quando nos dispomos a ir em missão, anunciando o Seu Nome e proclamando a Sua ação na nossa vida, testemunhando o Seu Amor por onde andarmos. Para isto, precisamos também dizer como Isaías: “Aqui estou! Envia-me! Deus precisa de cada um de nós para levar adiante o Seu Projeto de Salvação. E Ele quer que desempenhemos a nossa incumbência com liberdade de ação, sem culpa, sem peso nem constrangimento. A brasa que toca os nossos lábios é a Palavra que, pelo poder do Espírito Santo, nós proclamamos. Precisamos estar sempre abertos (as) e disponíveis às manifestações do Senhor, porque a qualquer momento Ele poderá nos enviar em missão e, por isso, nos purificar.
– A que ação concreta a experiência de Deus o (a) tem levado? 
– Você já irradia na terra a glória de Deus? 
– O que as pessoas dizem de você? 
–Você se sente impuro (a) diante de Deus? 

Salmo - Sl 92, 1ab. 1c-2. 5 (R.1a)

R. Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1aDeus é Rei e se vestiu de majestade,* 1brevestiu-se de poder e de esplendor!R. 1cVós firmastes o universo inabalável, 2vós firmastes vosso trono desde a origem,* desde sempre, ó Senhor, vós existis!R. 5Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa,* refulge a santidade em vossa casa,* refulge a santidade em vossa casa,* pelos séculos dos séculos, Senhor!R.


Reflexão - O Senhor é Rei, é poderoso e por isso pode nos revestir do Seu esplendor e nos fazer dar verdadeiro testemunho de santidade mesmo que continuemos sendo pecadores. Não precisamos ter medo. O Senhor quer que sejamos santos e, por meio de nós, Ele quer fazer refulgir a Sua santidade aqui na terra.


Evangelho - Mt 10,24-33


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,24-33
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Palavra da Salvação.


Reflexão - “a nossa alma é propriedade de Deus”

Todas as pessoas que se propõem a seguir Jesus e tê-Lo como Mestre haverão de enfrentar as dificuldades inerentes ao Seu seguimento. Assim como o Mestre foi perseguido e ultrajado, nós os discípulos também o seremos. Jesus nos adverte dizendo que para nós basta ser como Ele. Por isso, não precisamos temer os homens, pois eles matam o nosso corpo, mas não podem fazer nada com a nossa alma que é propriedade de Deus. Por isso, não podemos nos omitir no anúncio do reino dos céus no meio dos homens. Mesmo que passemos pelo vale escuro e a aflição venha bater à nossa porta, podemos ter a garantia da nossa salvação, pois Jesus a conquistou para nós. Só Deus Pai conhece tudo a nosso respeito! Foi Ele quem nos fez, e, somente Ele, poderá saber o que pode atingir o nosso interior. Deus tem conhecimento até do número dos nossos cabelos e nos dá permissão para falar em Seu Nome e abrir os nossos lábios a fim de divulgar tudo o que Ele nos segredar ao coração. Mediante a Palavra de Jesus, portanto, nunca poderemos ter vergonha de professar a nossa fé e de proclamar de cima dos telhados, isto é, diante dos homens, tudo o que tem acontecido na nossa vida e as graças que temos recebido por causa da nossa fidelidade. A nossa confiança na providência de Deus nas horas em que passamos por situação financeira difícil é uma maneira de testemunhar ao mundo que valemos muito mais do que “muitos pardais”, pois Deus cuida de nós. Quando damos demonstração de fraqueza e desconfiança na Ação salvífica de Deus em nós e na nossa família, nós
estamos negando diante dos homens. Envergonhamo-nos de Deus quando nos encolhemos e nos abrigamos na comodidade e nos omitimos não dando a devida atenção aos ensinamentos de Jesus, nos calamos diante das situações em que o Nome de Deus é injuriado e ultrajado. Quando achamos melhor seguir as teorias mundanas, mesmo que conheçamos a vontade do Senhor, porque para nós é mais fácil vivenciá-las e propaga-las. Nesse caso, não seremos reconhecidos como seguidores de Cristo e filhos queridos do Pai. Do contrário, se fizermos o papel de advogados do Seu Nome, Jesus irá nos apresentar ao Pai nos defenderá diante Dele.
– Você transmite ao mundo que Jesus é Deus e que mudou a sua vida? 
– Você tem vergonha de falar em nome de Jesus no meio das pessoas que fazem troça das coisas de Deus? - Na hora da tribulação você se revolta achando que não merece aquela provação?
 – Você fala abertamente no Nome de Deus? 
– Você tem coragem de orar em público, no meio dos “ateus”?



Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: