sexta-feira, 13 de julho de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


13 DE JULHO DE 2018


6ª. FEIRA DA XIV SEMANA DO

TEMPO COMUM


Cor: Verde



1ª Leitura - Os 14,2-10

Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10

Assim fala o Senhor Deus: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado.3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.' 5'Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem. Palavra do Senhor.


Reflexão – “O homem justo deve louvar o Senhor por tudo!”

Valendo-se de imagens da natureza o profeta Oséias nos dá conhecimento da obra que Deus pretende realizar em cada um de nós e nos conclama a acolher de verdade a Sua misericórdia nos prometendo restauração, vida nova, alimento e fartura. Assim sendo, ele nos fala de orvalho, de lírios, de plantas, de perfume, de ramos, de ciprestes, de trigo, de vinho, para nos fazer distinguir o grande amor que o Senhor cultiva por cada um de nós e como Ele age para nos oferecer felicidade e alegria. Somos chamados, portanto a louvar o Senhor por todas essas realidades. O homem justo deve louvar o Senhor por tudo, porque assim fazendo, estará dando a Ele o que Lhe convêm. “Encontrai palavras e voltai para o Senhor” é este o conselho do profeta. É com a nossa boca que anunciamos a glória do Senhor, que O louvamos pelas Suas maravilhas. Não nos basta apenas pensar, sentir, reconhecer, mas é preciso também “encontrar palavras” para voltar ao Senhor, para proclamar O Seu poder e a Sua misericórdia na nossa vida. Para o justo, os caminhos do Senhor são retos, porém, para aqueles (as) que não O reconhecem, eles tornam-se pedra de tropeço e ocasião de queda. As promessas de Deus por meio do profeta Oséias constituem-se um chamado à conversão a todos os homens. Que os nossos lábios aprendam a encontrar palavras para voltar ao Senhor, arrependidos (as), esperando a Sua grande misericórdia.

– Você costuma abrir os lábios para externar o que há dentro do seu coração? 
– Como é que você tem proclamado as maravilhas de Deus na sua vida? 
– Você costuma confessar a Deus o seu pecado? 
– Você confia na Sua misericórdia? 
– Você sente o Amor de Deus?


Salmo - 50,3-4. 8-9. 12-13. 14.17 (R. 17b)

R. Minha boca anunciará vosso louvor!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, * e apagai completamente a minha culpa!R. 8Mas vós amais os corações que são sinceros, * na intimidade me ensinais sabedoria. 9Aspergi-me e serei puro do pecado, * e mais branco do que a neve ficarei.R. 12Criai em mim um coração que seja puro, * dai-me de novo um espírito decidido. 13ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!R. 14Dai-me de novo a alegria de ser salvo * e confirmai-me com espírito generoso! 17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, * e minha boca anunciará vosso louvor!R.


Reflexão - O salmista reconhece o seu ser pecador, mas principalmente, implora ao Espírito Santo que lhe abra os lábios. Precisamos comunicar aos homens por meio do que é visível - gestos, palavras, - o poder de Deus que age no nosso coração. Deus precisa do nosso agir, mas também, conta com o nosso falar.


Evangelho - Mt 10,16-23


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,16-23
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem. Palavra da Salvação.


Reflexão – “O Espírito Santo é quem nos ajuda a enfrentar os lobos no meio do caminho”
Somos exortados a viver o nosso dia a dia como ovelhas que escutam o Pastor e põem em prática os seus ensinamentos por onde andarem. Assim como enviou os Seus discípulos, Jesus nos envia em missão e nos dá instruções: “não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer” e “naquele momento vos será indicado o que deveis dizer”! O Espírito Santo é quem faz a Sua obra em nós: prudência, simplicidade, firmeza, convicção e principalmente perseverança! Ser "prudentes como as serpentes e simples como as pombas", significa que não devemos ser alienados (as), passivos (as), confiantes demais nem tampouco arrogantes, cheios de soberba e de sabedoria humana. Na caminhada da nossa vida humana e espiritual iremos encontrar aquelas pessoas que, tentarão de alguma forma, nos fazer desistir de lutar e irão querer nos intimidar. Nós temos a tendência de desanimar diante das situações adversas principalmente, quando se trata das "coisas de Deus". Tudo nos desestimula e ficamos, às vezes, parados (as) sem saber o que fazer ou o que dizer. Porém, o Senhor nos adverte e nos prepara: "mas quem perseverar até o fim esse será salvo" e, também: "mas o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós". O Senhor já nos deu a maior arma para que possamos enfrentar "os lobos" no meio do caminho que perseguimos. Buscamos a santidade e o Espírito Santo é quem nos educa e nos ensina, nos prepara e nos conduz para que possamos perseverar até o fim. Vinde, pois, Espírito Santo de Deus! Jesus nos oferece salvação e nos chama à conversão, mas para isso, temos que enfrentar os lobos, isto é, os desafios da nossa vida, todos os dias, sem descansar. A salvação de Jesus é para hoje!

- Como você tem enfrentado os "lobos" na caminhada da sua vida? 
- Você é uma pessoa perseverante?
 - Você se acovarda diante das dificuldades e pensa em desistir de lutar? 
- Você tem sido prudente e simples nas suas ações, como Jesus manda? 
- Você confia no poder do Espírito para superar a sua fragilidade diante dos tribunais humanos? 
– Você tem convicção do que fala?



Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: