quinta-feira, 12 de julho de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


12 DE JULHO DE 2018

5ª. FEIRA DA XIV SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor: Verde
1ª Leitura - Os 11,1-4.8c-9

Leitura da Profecia de Oséias 11,1-4.8c-9

Assim fala o Senhor: 1'Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 2Quanto mais eu os chamava tanto mais eles se afastavam de mim; imolavam aos Baals e sacrificavam aos ídolos. 3Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8cMeu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “Deus nos atrai com laços de humanidade”

Imaginamos que Deus está longe e indiferente às nossas angústias, que se encontra no Alto, distante de nós e cuidando de assuntos mais importantes, entretanto, Ele está vigilante, atento, zeloso e até se angustia quando percebe que estamos caindo nos abismos da vida. O profeta Oséias expressa o desabafo de Deus quando nos afastamos Dele para adorar os ídolos. Quem poderia imaginar um Deus humilhar-se para alimentar os seus filhos mesmo quando eles não LHE fazem caso? Nesta leitura, por meio do profeta, Deus se dirige ao povo que foi por Ele libertado do Egito, que recebeu a terra prometida e agora se afastava Dele para adorar a outros deuses. Diante do exposto precisamos refletir sobre a nossa postura perante Deus que nos libertou do pecado, e, ao mesmo tempo, meditar quão grande é a paciência que Ele tem para conosco, povo que também foi escolhido por Ele. O Senhor nos atrai com laços de humanidade e na sua misericórdia o Seu coração se comove de compaixão por nós. Mesmo sendo Deus o Ele expressa sentimentos humanos, de amor e de maternidade e nos dá consciência do Seu cuidado por cada um de nós. Conscientes disso, precisamos nos firmar nesta revelação de Oséias que nos mostra um Deus presente e tê-Lo sempre como um amigo fiel que nunca nos abandona. Não precisamos mais temer porque Ele mesmo diz “eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós e não me servirei do terror “.

 - Você acha que essa palavra de Oséias é para o momento atual da sua vida, ou é para outra pessoa (mais afastada de Deus)?
– Você reconhece o cuidado que Deus tem consigo?
 – qual seria o desabafo de Deus para si?
 – Você tem medo de Deus? Salmo - Sl 79,2ac.3b. 15-16

R. Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor!

2aÓ Pastor de Israel, prestai ouvidos. * 2cVós, que sobre os querubins vos assentais, + b3despertai vosso poder, ó nosso Deus, * e vinde logo nos trazer a salvação!R.
15Voltai-vos para nós, Deus do universo! + Olhai dos altos céus e observai. * Visitai a vossa vinha e protegei-a! 16Foi a vossa mão direita que a plantou; * protegei-a, e ao rebento que firmastes!R

Reflexão - O Senhor está perto, por isso, podemos cantar como o salmista: “voltai-vos para nós, Deus do universo! Sobre nós iluminai a vossa face e então seremos salvos, ó Senhor! O Senhor vem nos trazer a salvação e nos alimenta com a Sua Palavra. Ele desce do céu e presta ouvidos às nossas súplicas. Somos sua vinha, foi a Sua Mão que nos plantou, portanto estamos protegidos (as) das intempéries do “mundo”.

Evangelho - Mt 10,7-1

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,7-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos
cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. l4Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo. Palavra da Salvação.

Reflexão - “A descoberta do reino de Deus!”

Na nossa caminhada aqui na terra recebemos de Deus bênçãos e graças vindas do Seu amor e, mesmo tendo um coração agradecido, nos esquecemos de repartir com as outras pessoas o que ganhamos. Jesus quer nos ensinar a compartilhar com os outros, todas as bênçãos que Dele recebemos, nos chama insistentemente e dá uma ordem: “Em vosso caminho, anunciai: o reino dos céus está próximo”! O reino dos céus se manifesta na nossa vida a cada dia quando percebemos as maravilhas que acontecem em nosso coração que antes era árido, sem vida, sem esperança e triste. Quando encontramos Jesus, nós descobrimos o Seu reino e sentimos a Sua presença comprovada nas coisas mais simples. O dia que nasce todas as manhãs, o sol que nos aquece, a chuva que nos refresca, depois a noite que nos dá o repouso. Descobrimos que o estar com Deus nos faz sentir a paz, a alegria, o amor, que temos proteção, temos saúde, disposição e esperança. Quando meditamos e refletimos com a Palavra de Deus e participamos da Eucaristia, temos o coração pacificado. A descoberta do reino de Deus nos leva a querer a comunhão com os nossos irmãos, e nos motiva a trabalhar por um mundo mais feliz. Contudo, há muitos que não têm nada disso, às vezes possuem até muito dinheiro e bens, mas não sabem apreciar as coisas simples porque ainda não encontraram o reino dos céus que é completamente diverso do reino da terra. Por isso, Jesus nos envia a anunciar o reino a todas as pessoas as quais encontrarmos, no meio das circunstâncias às quais enfrentarmos, no lugar em que estivermos estabelecidos, em qualquer situação e sob qualquer condição. Ele nos manda contagiar o mundo com o Seu poder, e a Sua glória, aqui mesmo na terra dos viventes! Todas as vezes em que nos aproximarmos de alguém e em Nome de Jesus o ajudarmos a sair do pecado e o levarmos para um novo caminho, estaremos cumprindo o Evangelho. A nossa recompensa será a paz de Jesus que é o sinal de que o reino de Deus acontece também dentro de nós.

Reflita – Em seu caminho você tem anunciado o reino? 
– Você percebe as coisas simples que fazem parte do seu dia a dia?
 - Há diferença no seu humor quando o dia nasce chuvoso ou ensolarado? 
– O que você leva consigo quando anuncia o reino: dinheiro, sacolas, ou a palavra e o seu testemunho?
 – O que você tem recebido de recompensa por isso?



Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: