sábado, 9 de junho de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


9 DE JUNHO DE 2018

 

SÁBADO

 

Imaculado Coração de Maria 


Cor branco

1ª. Leitura – Is 61, 9-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,9-11
9A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. 
10Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias.  11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. Palavra do Senhor.

Reflexão – “as vestes da salvação”
A palavra do profeta Isaías é dirigida a todos aqueles (as) que se consideram descendentes do povo abençoado por Deus. Portanto, esta palavra se destina a todos nós cristãos e cristãs, que, por meio de Maria, a escolhida para ser Mãe do Filho de Deus, fazemos parte da descendência que é abençoada por Ele e, por conseguinte, conhecida entre todas as nações. Jesus é Filho de Maria e Filho de Deus. Foi Ele quem trouxe para todos nós as vestes da salvação, quem nos envolveu com o manto da justiça e nos adornou com coroa e joias que são o Espírito Santo e os Seus dons, presentes de Deus. Desse modo, nós também exultamos de alegria no Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça e a Sua glória diante de todas as nações. – Você também é reconhecido (a) como descendente de Deus e de Maria? – Você se faz notar com as características da justiça e da glória de Deus? – Você transmite ao mundo a alegria de ser salvo (a)?

Salmo - 1 Sm 2,1.4-5.6-7 8abcd (R. cf. 1a)


R. Meu coração se regozija no Senhor.
1Exulta no Senhor meu coração, *e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais *porque me alegro com a vossa salvação. R. 

4O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, *mas os fracos se vestiram de vigor. 5Os saciados se empregaram por um pão, *mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, *mas a mãe de muitos filhos definhou. R. 

6É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, *faz descer à sepultura e faz voltar;
7é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, *é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. R.

8aO Senhor ergue do pó o homem fraco, * 
8bdo lixo ele retira o indigente,
8cpara fazê-los assentar-se com os nobres *
8dnum lugar de muita honra e distinção. R.

Reflexão - A oração do salmo anuncia o regozijo do homem e da mulher que são dependentes do poder de Deus. É a oração de Maria, serva que se alegra em fazer a vontade de Deus e Dele depender. Sentirmo-nos fracos (a) e impotentes é o caminho para que nós possamos nos regozijar com os prodígios de Deus. “O Senhor ergue do pó o homem fraco....para fazê-lo assentar-se com os nobres”. Nas mãos do Senhor todos nós somos fortes e fartos.

Evangelho – Lc 2, 41-51


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2, 41-51
41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na caravana,
caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo
entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado,
voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres,
escutando e fazendo perguntas. 47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse:
"Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura".49Jesus respondeu:
"Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?" 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré,
e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas. Palavra da Salvação.

Reflexão – “ocupar-se com as coisas do Pai”
Aos doze anos, Jesus revelou ao mundo a Sua verdadeira missão: “ocupar-se com as coisas do Pai”. Com esta revelação, Jesus mostrou a cada um de nós, que antes de sermos cidadão (ã) da terra, nós o somos do céu e, por isso mesmo, temos uma missão que começou desde o momento em que nascemos. O plano de Deus para a nossa vida está delineado no mais profundo de nós e, se soubermos “guardar no coração” os sinais que o Espírito Santo nos dá, nós poderemos também, como Jesus, dizer com autoridade para aquelas pessoas que se admiram com o nosso proceder e nos questionam: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?  A casa do Pai significa a vivência dos Seus mandamentos, a submissão à Sua Palavra, a obediência à Igreja.” No coração de Maria, sua Mãe, deve ter havido muita inquietação e preocupação, no entanto, por ser ela uma “mulher de Deus”, obediente e atenta aos sinais do céu, conseguiu guardar “todas estas coisas” confiando em que a vontade do Senhor teria que acontecer. – Você já consegue perceber os sinais da sua missão aqui na terra? – Dentro do seu coração existe algum anseio, ou desejo que você ainda não conseguiu distinguir? – Você tem cuidado das coisas do Pai? – Você é obediente?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: